Real Branco - D. João I

Moderadores: palves, LMACHADO, numisiuris, crislaine, Jacinto Silva, Praça, Moderador de Honra

JPSAV
Reinado D.Pedro V
Registado: sexta fev 15, 2013 7:33 pm

Re: Real Branco - D. João I

Mensagempor JPSAV » domingo fev 11, 2018 8:30 pm

numisiuris Escreveu:Sobre reais brancos, fiz uma colectânea sobre os artigos mais importantes. É pegar neles, digerir e corrigir qualquer coisa. Inclui naturalmente esse artigo das tipologias. Fica o link: https://www.dropbox.com/s/wzg9v3zkxqrd4 ... I.pdf?dl=0

Iuri, obrigado pelos teus comentários e pela partilha desta coletânea!
JPSAV

JPSAV
Reinado D.Pedro V
Registado: sexta fev 15, 2013 7:33 pm

Mensagempor JPSAV » domingo fev 11, 2018 9:12 pm

paulj Escreveu:JPSAV apresento o meu que aparenta ser de uma ref. semelhante e onde é clara a presença do ponto em cima da coroa á direita; a localização do sinal oculto à direita do monograma é que parece ser diferente. Cumprimentos

Obrigado pela partilha paulj!

Também me parece que o teu tem algumas características diferentes... tem um ponto por cima do monograma, e o sinal oculto não está na mesma localização...

Está bem bonito.
JPSAV

paulj
Reinado D.Maria II
Registado: quarta mai 15, 2013 2:30 am

Mensagempor paulj » domingo fev 11, 2018 9:53 pm

numisiuris Escreveu:A propósito de bibliografia, deixo também este link (cheio de erros e contradições) mas que me dá aparente resposta a uma dúvida que tive numa conversa com o PAULJ. Porque é que a maioria dos reais brancos são tão brancos, independentemente da lei, ao contrário por exemplo dos reais de dez soldos? Aqui encontra-se a informação de que a adição de estanho servia precisamente esse propósito: https://www.dropbox.com/s/o152amumu2wea ... l.pdf?dl=0

Obrigado Iúri pela partilha, essa informação do estanho é muito curiosa, talvez ajude a perceber o "aspecto" destas moedas, aliás parece-me importante uma análise da liga com um conjunto significativo de exemplares. Claro se te aventurares a mais este trabalho, os meus reais estão á disposição.

paulj
Reinado D.Maria II

Mensagempor paulj » domingo fev 11, 2018 9:56 pm

JPSAV Escreveu:
paulj Escreveu:JPSAV apresento o meu que aparenta ser de uma ref. semelhante e onde é clara a presença do ponto em cima da coroa á direita; a localização do sinal oculto à direita do monograma é que parece ser diferente. Cumprimentos

Obrigado pela partilha paulj!

Também me parece que o teu tem algumas características diferentes... tem um ponto por cima do monograma, e o sinal oculto não está na mesma localização...

Está bem bonito.

Sem dúvida igual não é, apresenta algumas semelhanças, mas parabéns pelo seu exemplar está bem bonito. Cumprimentos

paulj
Reinado D.Maria II

Mensagempor paulj » domingo fev 11, 2018 9:59 pm

fernanrei Escreveu:Moedas muito interessantes, neste link estão umas informações muito úteis. http://ler.letras.up.pt/uploads/ficheiros/11075.pdf

Obrigado Fernanrei pela partilha, cumprimentos.

numisiuris
Reinado D.Afonso IV
Registado: sexta abr 11, 2014 7:07 am

Mensagempor numisiuris » segunda fev 12, 2018 7:46 am

paulj Escreveu:
numisiuris Escreveu:A propósito de bibliografia, deixo também este link (cheio de erros e contradições) mas que me dá aparente resposta a uma dúvida que tive numa conversa com o PAULJ. Porque é que a maioria dos reais brancos são tão brancos, independentemente da lei, ao contrário por exemplo dos reais de dez soldos? Aqui encontra-se a informação de que a adição de estanho servia precisamente esse propósito: https://www.dropbox.com/s/o152amumu2wea ... l.pdf?dl=0

Obrigado Iúri pela partilha, essa informação do estanho é muito curiosa, talvez ajude a perceber o "aspecto" destas moedas, aliás parece-me importante uma análise da liga com um conjunto significativo de exemplares. Claro se te aventurares a mais este trabalho, os meus reais estão á disposição.

Amigo João Paulo, agradeço o préstimo dos reais brancos, mas as análises têm que ficar para outra geração. Quanto à quantidade de prata, Gomes Marques já analisou 180. Dificilmente conseguiria uma amostra maior, pelo que vou ter que me contentar em estudar e apresentar a síntese do que já foi feito. Agradeço no entanto quaisquer fotos de moedas não publicadas de D. João I. Um abraço!

paulj
Reinado D.Maria II

Mensagempor paulj » segunda fev 12, 2018 4:47 pm

numisiuris Escreveu:
paulj Escreveu:

Amigo João Paulo, agradeço o préstimo dos reais brancos, mas as análises têm que ficar para outra geração. Quanto à quantidade de prata, Gomes Marques já analisou 180. Dificilmente conseguiria uma amostra maior, pelo que vou ter que me contentar em estudar e apresentar a síntese do que já foi feito. Agradeço no entanto quaisquer fotos de moedas não publicadas de D. João I. Um abraço!

Iúri
Confesso estar surpreso com a dimensão da amostra de Gomes Marques, sem dúvida bem representativa. Quanto ás moedas D. João I claro que vou continuar a mostrar aquelas que me parecem mais interessantes e que possam de alguma forma ajudar a conhcer, bem como aos restantes membros do Fórum, esta numária joanina.Cumprimentos

miguel
Reinado D.Pedro V
Registado: terça dez 21, 2004 6:46 pm

Mensagempor miguel » segunda fev 12, 2018 5:03 pm

http://www.forum-numismatica.chttp://ww ... ew&id=5779

Boas eis o meu achado de ontem :thumbs: real preto

Cumprimentos
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.
SEM MOEDAS A VIDA ERA UMA TRISTEZA.

numisiuris
Reinado D.Afonso IV
Registado: sexta abr 11, 2014 7:07 am

Mensagempor numisiuris » segunda fev 12, 2018 5:09 pm

Real de 3 e meia preto de arcos simples, sem elementos nos remates dos arcos e com circunferência certamente superior a 15mm. É uma moeda vulgar, mas nesse estado de conservação não costuma aparecer. Parabéns e obrigado pela foto! Com essa passo a ter 83. :thumbs:

Monge
Reinado D.João I
Registado: quinta abr 26, 2012 10:59 pm

Mensagempor Monge » terça fev 13, 2018 12:34 am

Acho que é a J1 52.01 pois me parece haver um ponto à direita sobre a corôa.

Esta é a que tenho desta referência há já muitos anos e, por acaso, até é a que está em melhor estado:
Imagem

Voltar para “D. João I”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes