Fórum Numismática

Lugar de convívio de colecionadores de moedas, notas e outros artigos
Data/Hora: segunda set 24, 2018 2:07 pm

Hora UTC

Criar Novo Tópico  Responder a este Tópico  [ 11 mensagens ]  Ir para a página 1 2 Próximo
Autor Mensagem
 Assunto da Mensagem: Meio real 10 soldos Porto
MensagemEnviado: quarta mar 14, 2018 5:23 pm 
Desligado
Senhor Escudo da I República

Registado: quarta mar 14, 2018 4:52 pm
:pt: Boas pessoal caso consigam ajudar ficava agradecido, se estiver a ver bem ou nao tem sinal oculto ou esta no centro da coroa, cumprimentos.

Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.

Última edição por Andrérat em quarta mar 14, 2018 6:38 pm, editado 2 vezes no total.

Assunto da Mensagem: Re: Meio real 10 soldos Porto
MensagemEnviado: quarta mar 14, 2018 6:00 pm 
Desligado
Reinado D.Dinis

Registado: sexta abr 11, 2014 7:07 am
Olá André! Antes de mais, bem vindo ao fórum! Faz uma pequena apresentação na secção designada para o efeito, é praxe da casa.

Os meios reais de dez soldos do Porto, na generalidade, são escassos (com excepção talvez dos Ihns-PO com sinal à esquerda e dos da série normal com sinal à direita, os que aparecem mais, embora sejam também escassos).

Com sinal em cima da coroa, arrisco dizer que são raros. Até agora tinha foto de dois com sinal em cima da coroa à esquerda e de um com sinal em cima da coroa à direita. O teu vai-me fazer criar uma nova sub-referência - com sinal na coroa, ao centro. Até porque o sinal (arruela grande) não existe nas outras 3 que tenho.

Parabéns pelo achado!

MensagemEnviado: quarta mar 14, 2018 6:04 pm 
Desligado
Reinado D.Dinis

Essa arruela nunca aparece saliente nas outras fotos que tenho. A ser "sem sinal oculto", será inédito também.

MensagemEnviado: quarta mar 14, 2018 6:23 pm 
Desligado

Numisiuris muito obrigado pela ajuda estou apaixonado por esta moeda hehehe um abraço

MensagemEnviado: quarta mar 14, 2018 6:29 pm 
Desligado

numisiuris Escreveu:
Essa arruela nunca aparece saliente nas outras fotos que tenho. A ser "sem sinal oculto", será inédito também.

:dance: :dance: sem palavras :pt: :pt:

MensagemEnviado: quinta mar 15, 2018 2:42 am 
Desligado
Reinado D.Pedro IV

Registado: quarta mai 15, 2013 2:30 am
Boa e escassa moeda, não me parece ter sinal oculto, penso que a sua falta ainda a torna mais rara; esperemos pelo trabalho do Numisiuris para esclarecer esta e outras questões.

MensagemEnviado: quinta mar 15, 2018 4:56 am 
Desligado

paulj Escreveu:
Boa e escassa moeda, não me parece ter sinal oculto, penso que a sua falta ainda a torna mais rara; esperemos pelo trabalho do Numisiuris para esclarecer esta e outras questões.

Obrigado :beer: o Sr Numisiuris ja tem mais algo para acrescentar ao catálogo :pt:

MensagemEnviado: quinta mar 15, 2018 9:11 am 
Desligado
Reinado D.Sancho I

Registado: terça mar 28, 2017 8:00 pm
Pessoalmente também estou convencido de que a arruela na cora é mais saliente do que as já conhecidas noutras moedas nesse local, dessa forma, concordo com o Iuri. Tanto sem, como com sinal oculto, é uma excelente moeda que vem em boa altura :biglaugh:. Iuri, mais uma para te roubar algumas horas noturnas :green:

MensagemEnviado: quinta mar 15, 2018 11:09 am 
Desligado

:dance: :dance: :dance:
fernanrei Escreveu:
Pessoalmente também estou convencido de que a arruela na cora é mais saliente do que as já conhecidas noutras moedas nesse local, dessa forma, concordo com o Iuri. Tanto sem, como com sinal oculto, é uma excelente moeda que vem em boa altura :biglaugh:. Iuri, mais uma para te roubar algumas horas noturnas :green:

MensagemEnviado: quinta mar 15, 2018 5:15 pm 
Desligado
Reinado D.Dinis

Talvez não tenha sinal oculto e seja apenas uma arruela pouco desgastada. Mas depois isto é mesmo tramado. A lógica de moedas sem sinais ocultos serem as primeiras (que sempre pareceu fazer sentido) cai muitas vezes por terra em João i. Esta tem trifólios na coroa. Ou cruzetas. (A maior parte das vezes uma haste da cruz fica cravada no pedúnculos, dando a ilusão de trifólio). E o P não tem a serifa côncava, logo já é tardia. O ag refere uma moeda sem sinal oculto, mas não apresenta fotografia e eu não conhecia nenhum exemplar. Inicialmente vi nesta moeda um sinal oculto à esquerda (dois pontos). Depois reparei na arruela, saliente. Mas podem as das outras moedas estar empastadas. Em suma, esta moeda, pelo estilo, terá que pertencer a emissões intermédias, embora possa não ter sinais ocultos.

Criar Novo Tópico  Responder a este Tópico  [ 11 mensagens ]  Ir para a página 1 2 Próximo

Hora UTC

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante

Criar Tópicos: Proibido
Responder Tópicos: Proibido
Editar Mensagens: Proibido
Apagar Mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Pesquisar por:
Ir para:  
Desenvolvido por phpBB® Forum Software © phpBB Limited
Traduzido por: phpBB Portugal