Fórum Numismática

Lugar de convívio de colecionadores de moedas, notas e outros artigos
Data/Hora: terça set 25, 2018 3:35 pm

Hora UTC

Criar Novo Tópico  Responder a este Tópico  [ 7 mensagens ] 
Autor Mensagem
 Assunto da Mensagem: Meio real "Y" coroado - Opiniões
MensagemEnviado: quarta mai 30, 2018 8:13 am 
Desligado
Reinado D.Dinis

Registado: sexta abr 11, 2014 7:07 am
Quero pedir a vossa opinião na avaliação das características tipológicas de uma moeda. Seja um meio real branco, um quinto de real branco ou um meio real preto, o que me interessa propriamente é perceber duas coisas:

1-Tem pontos nos pedúnculos da coroa?
2-Tem a coroa rematada por diadema fechado (assim ao jeito de certos vinténs quinhentistas)?

Qualquer opinião é bem vinda. Obrigado!
Imagem

MensagemEnviado: quarta mai 30, 2018 4:19 pm 
Desligado
Reinado D.Pedro IV

Registado: quarta mai 15, 2013 2:30 am
Iúri
Olhando com alguma atenção para as fotografias, parece-me ver um ponto no pedúnculo da coroa do lado esquerdo; do lado direito tenho dúvidas se é um ponto,ou outra coisa "mais elaborada".Tenho um exemplar que me parece ter estas características, embora o desenho da coroa seja diferente, no entanto como não estou com ele não posso confirmar com toda a certeza; a má qualidade das fotos não me permite ter uma opinião clara, mas mesmo assim deixo fotos para comparar.
Quanto ao diadema não me parece existir, ou então não compreendi a pergunta!
Abraço

Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.

MensagemEnviado: sexta jun 01, 2018 11:14 am 
Desligado
Reinado D.Dinis

Obrigado pela opinião e pela partilha da imagem. :thumbs: São sempre uma confusão estas moedas. Os cunhos eram toscos e o cobre, eventualmente batido a frio, não permitia o decalque perfeito da gravura.
Nesse que o João Paulo postou, parece-me que são visíveis apenas os pedúnculos (sem pontos). À direita tem uma pequena linha que une a coroa ao monograma. De qualquer modo, não parece ser um diadema. Estive a ver aqui nas minhas e encontrei esta, que parece ter a mesma característica:
Imagem
De qualquer modo, fiz um compasso de espera neste post porque estava longe do microscópio. Talvez com estas imagens se possa compreender melhor:
Imagem
O que me parece é que neste que postei o diadema da coroa fecha em redondo, tal como no vintém de D. João III, que pûs ao lado de outro meio real "Y" coroado para se poder comparar a coroa. Parece-me inclusive que existem uns riscos no interior do diadema (uma espécie de gradeamento), visível também em muitas outras coroas, como por exemplo na de alguns chinfrões (também posto foto da coroa de um). A ser assim, são características estilísticas inéditas. Pena a moeda apresentar desgaste...

MensagemEnviado: sexta jun 01, 2018 5:08 pm 
Ligado
Reinado D.Sancho I

Registado: terça mar 28, 2017 8:00 pm
Iuri, pelas fotos que publicaste fico com a mesma ideia, o diadema parece-me fechado e na coroa os pedúnculos parecem ter pontos. Mas no estado em que está a moeda as certezas são poucas ou nenhumas :thumbupleft:

MensagemEnviado: domingo jun 03, 2018 12:25 am 
Desligado
Reinado D.Pedro IV

numisiuris Escreveu:
Obrigado pela opinião e pela partilha da imagem. :thumbs: São sempre uma confusão estas moedas. Os cunhos eram toscos e o cobre, eventualmente batido a frio, não permitia o decalque perfeito da gravura.
Nesse que o João Paulo postou, parece-me que são visíveis apenas os pedúnculos (sem pontos). À direita tem uma pequena linha que une a coroa ao monograma. De qualquer modo, não parece ser um diadema. Estive a ver aqui nas minhas e encontrei esta, que parece ter a mesma característica:
Imagem
De qualquer modo, fiz um compasso de espera neste post porque estava longe do microscópio. Talvez com estas imagens se possa compreender melhor:
Imagem
O que me parece é que neste que postei o diadema da coroa fecha em redondo, tal como no vintém de D. João III, que pûs ao lado de outro meio real "Y" coroado para se poder comparar a coroa. Parece-me inclusive que existem uns riscos no interior do diadema (uma espécie de gradeamento), visível também em muitas outras coroas, como por exemplo na de alguns chinfrões (também posto foto da coroa de um). A ser assim, são características estilísticas inéditas. Pena a moeda apresentar desgaste...

Sem dúvida pontos nos pedúnculos , e também me parece que o diadema da coroa fecha em redondo, boa ajuda o microscópio; quando tiver o meu em mão vou confirmar ou não a existência de pontos.

MensagemEnviado: quinta jun 07, 2018 10:11 pm 
Desligado
Reinado D.Pedro IV

numisiuris Escreveu:
Imagem
Imagem

Iúri
Com a moda em mão, já deu para confirmar, tinha razão, pedúnculos sem pontos. Abraço

MensagemEnviado: sexta jun 22, 2018 9:49 pm 
Desligado
Reinado D.Dinis

Muito obrigado! Um abraço!

Criar Novo Tópico  Responder a este Tópico  [ 7 mensagens ] 

Hora UTC

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes

Criar Tópicos: Proibido
Responder Tópicos: Proibido
Editar Mensagens: Proibido