Fórum Numismática

Lugar de convívio de colecionadores de moedas, notas e outros artigos
Data/Hora: quinta nov 15, 2018 8:41 am

Hora UTC

Criar Novo Tópico  Responder a este Tópico  [ 21 mensagens ]  Ir para a página 1 2 3 Próximo
Autor Mensagem
 Assunto da Mensagem: Real 10 Soldos L
MensagemEnviado: sexta out 12, 2018 8:01 pm 
Desligado
Reinado D.João VI

Registado: quarta mai 15, 2013 2:30 am
Apresento este Real 10 Soldos de Lisboa, que infelizmente se encontra partido; com toda a certeza se inteiro seria uma belíssima moeda , mas a particularidade que mais me chamou a atenção deste Real é o seu tamanho.
Segundo o A G as dimensões andariam por volta dos 24 a 26 mm.Todos os que eu tenho, quer sejam de Lisboa ou do Porto, andam por volta dos 24/25 mm ; ora este, se inteiro, e por aquilo que se pode deduzir pelo fragmento que subsiste, teria 27/28 mm.
Será normal estas dimensões? gostaria de ouvir opiniões dos entendidos, e claro está de um dos melhores estudiosos de D. João I, o Iúri.
Obrigado

Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.

Assunto da Mensagem: Re: Real 10 Soldos L
MensagemEnviado: sexta out 12, 2018 8:39 pm 
Desligado
Reinado D.Dinis

Registado: quinta mar 04, 2010 2:32 am
Esta dá pena de ver partida, estava um moedão. :fire:

MensagemEnviado: sexta out 12, 2018 10:04 pm 
Desligado
Reinado D.João I

Registado: domingo mai 06, 2007 9:59 am
Pena mesmo estar partida tem excelentes relevos.

https://drive.google.com/file/d/1ICuDLo ... p=drivesdk

MensagemEnviado: sexta out 12, 2018 10:10 pm 
Desligado
Reinado D.Afonso III

Registado: sexta abr 11, 2014 7:07 am
O que resta da moeda está muito bem conservado. Não sei se será uma metade intencional, se não. O corte não é limpo, mas pode sempre ter sido um desenrascanso, apesar também do corte não ser central. Parece ter patine na zona do corte, igual à da moeda em si. Isso leva a crer que o corte tenha sido feito antes da ocultação...

Quanto a diâmetros, eu devo confessar que não os estudei e não os vou estudar em joão i. Apenas estudei os diâmetros nos reais pretos, para distinguir os pretos grandes dos pequenos. O processo de fabrico dos flans era artesanal. Fazia-se uma folha no laminador e depois cortavam-se discos que eram aparados à tesoura. Logo os diâmetros são vários. Há emissões com variações de diâmetro de 5mm ou mais... e com o peso também é uma chatice porque o acerto era feito por fornaça ou marco. Logo, a melhor forma de os distinguir acaba por ser perceber a liga de que são feitos, em consonância com características tipológicas especiais. Este é exactamente da mesma emissão do outro do porto. 1387-91, 12,5% de prata e peso teórico de 3,06g. Eu ainda não tenho essa variante. Na amostra que reuni aparecem 15, com essa 16.

Ainda quanto aos diâmetros, embora as da minha colecção estejam longe de representar todas as emissões, dão uma ideia da evolução. Os da fila de cima são de lisboa, os das duas filas de baixo, do Porto. E estão ordenados da esquerda para a direita, cronologicamente. Nota-se a diminuição do diametro na generalidade. Mas também se nota a disparidade. E o mesmo se diga do aspecto da liga.
Imagem

MensagemEnviado: sábado out 13, 2018 8:54 am 
Desligado
Reinado D.Afonso Henriques

Registado: sábado dez 20, 2014 6:31 pm
Pena esta partida, grande moeda...

MensagemEnviado: sábado out 13, 2018 11:05 am 
Desligado
Reinado D.Sancho I

Registado: terça mar 28, 2017 8:00 pm
É de facto uma pena ver essa moeda partida, mas enfim, lá por estar partida não deixa de ser um excelente exemplar. A intervenção do Iuri é muito completa e de fácil interpretação, não há necessidade de acrescentar muito mais :thumbupleft:

MensagemEnviado: sábado out 13, 2018 4:51 pm 
Desligado
Reinado D.Afonso Henriques

Registado: sábado dez 20, 2014 6:31 pm
Tem razão, está muito boa...

MensagemEnviado: sábado out 13, 2018 7:16 pm 
Desligado
Reinado D.João VI

pmborges Escreveu:
Esta dá pena de ver partida, estava um moedão. :fire:

também tenho essa opinião, está bem melhor que muitas que tenho inteiras, obrigado.

MensagemEnviado: sábado out 13, 2018 7:18 pm 
Desligado
Reinado D.João VI

Numis Escreveu:
Pena mesmo estar partida tem excelentes relevos.

Obrigado Numis sem dúvida bons relevos para uma moeda com mais de 600 anos!

MensagemEnviado: sábado out 13, 2018 7:26 pm 
Desligado
Reinado D.João VI

numisiuris Escreveu:
O que resta da moeda está muito bem conservado. Não sei se será uma metade intencional, se não. O corte não é limpo, mas pode sempre ter sido um desenrascanso, apesar também do corte não ser central. Parece ter patine na zona do corte, igual à da moeda em si. Isso leva a crer que o corte tenha sido feito antes da ocultação...

Quanto a diâmetros, eu devo confessar que não os estudei e não os vou estudar em joão i. Apenas estudei os diâmetros nos reais pretos, para distinguir os pretos grandes dos pequenos. O processo de fabrico dos flans era artesanal. Fazia-se uma folha no laminador e depois cortavam-se discos que eram aparados à tesoura. Logo os diâmetros são vários. Há emissões com variações de diâmetro de 5mm ou mais... e com o peso também é uma chatice porque o acerto era feito por fornaça ou marco. Logo, a melhor forma de os distinguir acaba por ser perceber a liga de que são feitos, em consonância com características tipológicas especiais. Este é exactamente da mesma emissão do outro do porto. 1387-91, 12,5% de prata e peso teórico de 3,06g. Eu ainda não tenho essa variante. Na amostra que reuni aparecem 15, com essa 16.

Ainda quanto aos diâmetros, embora as da minha colecção estejam longe de representar todas as emissões, dão uma ideia da evolução. Os da fila de cima são de lisboa, os das duas filas de baixo, do Porto. E estão ordenados da esquerda para a direita, cronologicamente. Nota-se a diminuição do diametro na generalidade. Mas também se nota a disparidade. E o mesmo se diga do aspecto da liga.
Imagem

Caro Iúri
Obrigado pela sua explicação, concordo com a sua opinião da discrepância de medidas em moedas medievais; neste caso, embora eu quase sempre classifique as minhas moedas dando prioridade aos aspectos estilísticos, não pude deixar de reparar no tamanho do módulo, todos os Reais de 10 Soldos que ´já tive em mão eram de tamanho reduzido, e por vezes questionava-me onde estavam os de 26 mm? Cumprimentos

Criar Novo Tópico  Responder a este Tópico  [ 21 mensagens ]  Ir para a página 1 2 3 Próximo

Hora UTC

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes

Criar Tópicos: Proibido
Responder Tópicos: Proibido
Editar Mensagens: Proibido
Apagar Mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Pesquisar por:
Ir para:  
Desenvolvido por phpBB® Forum Software © phpBB Limited
Traduzido por: phpBB Portugal