Fórum Numismática

Lugar de convívio de colecionadores de moedas, notas e outros artigos
Data/Hora: terça nov 20, 2018 2:15 pm

Hora UTC

Criar Novo Tópico  Responder a este Tópico  [ 13 mensagens ]  Ir para a página 1 2 Próximo
Autor Mensagem
MensagemEnviado: quarta nov 07, 2018 8:09 pm 
Desligado
Reinado D.Filipe III

Registado: quarta mar 19, 2014 1:27 am
Por causa do post do Paulo lembrei-me de dois reais brancos da mesma referência que andam cá por casa! Um deles reluz que até magoa os olhos e o outro tem a patine completa e está completamente preto!! Supostamente terão sido cunhados mais ao menos na mesma altura e terão a mesma liga. Mas o que queria perguntar era qual preferem, admitindo que estariam no mesmo estado de conservação. Deixo a pergunta porque geralmente as moedas medievais que supostamente são de bom bolhão são quase sempre limpas pelos vendedores/detectoristas porque o mercado parece preferi-las assim. Estou a pensar nos reais de boa liga e nos espadins.. Gostava portanto de perceber o que pensam sobre o assunto

Ficam então as duas meninas a servir de ilustração
Imagem

MensagemEnviado: quarta nov 07, 2018 8:15 pm 
Desligado
Reinado D.Afonso II

Registado: segunda jan 11, 2010 11:02 am
É dificil responder. pelas imagens prefiro os relevos da mais escura, a nível da cor é o catano. Tirando as limpezas de cima da mesa, tendo a preferir as "com mais prata" (reparem nas aspas), mas as que gosto mesmo são aquelas cinzentas escuras de cor mais baça que aparecem, por exemplo, nos Reais de 3.5.

Uma vez vendi um real branco que devia ser literalmente só cobre pela cor e arrependi-me,

MensagemEnviado: quarta nov 07, 2018 8:19 pm 
Desligado
Reinado D.Maria II

Registado: sábado mar 24, 2018 12:33 am
Olá, euoutravez.
Até por tratar-se de emissões tão distantes de meu contexto e conhecimento, minha opinião é totalmente estética nesse caso.
A escurinha, sem dúvidas. A patine vai além de uma consequência do tempo/ambiente no metal. É a evolução da peça, uma conquista que lhe agrega personalidade.
Belíssimas, parabéns. :claps: :clap3:

MensagemEnviado: quarta nov 07, 2018 10:11 pm 
Desligado
Reinado D.João VI

Registado: sexta nov 10, 2006 8:18 pm
Boas moedas.Prefiro o real branco escuro os relevos estão mais evdentes.

MensagemEnviado: quarta nov 07, 2018 10:57 pm 
Desligado
Reinado D.Afonso Henriques

Registado: domingo dez 12, 2010 10:27 pm
Eu vou todo pela estética. A mais escurinha, sem dúvida.

MensagemEnviado: quarta nov 07, 2018 11:12 pm 
Desligado
Reinado D.João VI

Registado: quarta mai 15, 2013 2:30 am
A mais escura apresenta melhores relevos, e gosto bastante da patine.Numa situação fictícia em que as duas moedas tivessem as mesma características no e.c., relevo, centramento, limpeza inexistente, etc ficava com a mais clara. Ressalvo no entanto que existem Reais Brancos tão claros que parecem " falsos", não parece ser este o caso, senão escolhia a escurinha.
Mas de qualquer maneira dois belos Reais Brancos.

MensagemEnviado: quinta nov 08, 2018 12:48 am 
Desligado
Reinado D.Filipe II

Registado: segunda nov 08, 2004 4:35 pm
Prefiro as moedas patinadas. Entre uma toda brilhante e uma com patina, a minha escolha vai normalmente para a que tem patina. Em minha opinião a patina acrescenta "alma" à moeda.

MensagemEnviado: quinta nov 08, 2018 1:54 am 
Desligado
Reinado D.Afonso III

Registado: sexta abr 11, 2014 7:07 am
Sem dúvida que prefiro o primeiro. Está lindo!!! :thumbs:

Avaliar a liga a olho é de facto uma tarefa impossível. Até se pode dar o caso de o mais escuro ter 25% de prata e o mais claro ter 12,5% ou até 8,33%. Se tiverem o ponto sobre a coroa têm lei de um dinheiro. Se não o tiverem, já poderão ter lei de 1,5 ou 3 dinheiros. A definição das fotos não me deixa perceber bem.

Eu acho que tinha deixado o de baixo de fora da amostra, por não conseguir perceber a existência ou não existência do ponto. O de cima incluí-o como não tendo o ponto sobre a coroa. Estarei errado?

MensagemEnviado: quinta nov 08, 2018 7:28 am 
Desligado
Reinado D.Sancho I

Registado: terça mar 28, 2017 8:00 pm
Eu prefiro o primeiro sem sequer questionar os aspectos diretores da decisão. Estão ambos bons mas o primeiro tem algo que mexe com os sentimentos.

MensagemEnviado: quinta nov 08, 2018 6:07 pm 
Desligado
Reinado D.Filipe III

Registado: quarta mar 19, 2014 1:27 am
Obrigado a todos pelos comentários! :)

Iuri, eu tenho a ideia que a última vez que as tive em mão identifiquei-as como sendo a mesma referência, ou seja a segunda não terá também ponto sobre a coroa. Lembro-me porque andei a ver se arranjava motivo racional para manter as duas na colecção!!! :s

Criar Novo Tópico  Responder a este Tópico  [ 13 mensagens ]  Ir para a página 1 2 Próximo

Hora UTC

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes

Criar Tópicos: Proibido
Responder Tópicos: Proibido
Editar Mensagens: Proibido
Apagar Mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Pesquisar por:
Ir para:  
Desenvolvido por phpBB® Forum Software © phpBB Limited
Traduzido por: phpBB Portugal