opiniões-meio real 10 soldos - évora

Responder
Mensagem
Autor
j12j34j
Reinado D.Carlos
Mensagens: 115
Registado: quinta abr 16, 2009 6:48 pm

opiniões-meio real 10 soldos - évora

#1 Mensagem por j12j34j » sábado jan 19, 2019 9:51 am

Bom dia, tenho este meio real de 10 soldos de évora, ele está com umas incrustrações muito grandes. Tenho andado a tentar limpa-la, mas está muito dificil. aqui fica o antes:
Imagem
Imagem
e o depois:
Imagem
Imagem

Eu decidi tentar limpa-la porque apresentar ser bolhão rico, as incrustrações pretas estão bastante acentuadas, ha certos pontos que estão a ficar com uma tonalidade avermelhada. qual seria o melhor metodo de limpeza para acabar de a limpar?

outra questão. No AG há o meio real de 10 soldos - Prata, com 20mm e 1,4gr do porto, e depois existem outros meio real de 10 soldos com 19mm e 1,2gr.

esta mede 2,0mm x 1,9mm
pesa 1,48gr
Imagem

agradecia opiniões em relação a isto.

obrigado



Monge
Reinado D.Afonso II
Mensagens: 2140
Registado: quinta abr 26, 2012 10:59 pm

Re: opiniões-meio real 10 soldos - évora

#2 Mensagem por Monge » sábado jan 19, 2019 10:21 am

Uma moedinha difícil de aparecer e em estado bem apresentável.
Não exagere na limpeza pois a pátina faz parte da história da moeda. Retirou a maioria das inscrustações e a leitura melhorou. BASTA!
Como todas as moedas de D. João I, começaram por ter uma liga mais rica e foram empobrecendo com a inflação resultande da guerra.
Dizem as más-línguas que, durante o cerco de Lisboa se chegaram a cunhar moedas em sola.
Alberto Gomes faz uma separação entre moedas de prata e bolhão o que, na minha opinião, é um erro pois a moeda era a mesma
Tenho uma desta referência, também ela em bolhão rico.
As moedas eram sempre branqueadas após a cunhagem para aparentarem uma melhor liga:
Imagem

Avatar do Utilizador
silvio2
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 9506
Registado: sexta jun 28, 2013 4:10 pm
Localização: Leiria (Distrito)

Re: opiniões-meio real 10 soldos - évora

#3 Mensagem por silvio2 » sábado jan 19, 2019 12:50 pm

Moeda muito interessante e num EC acima do normal (quer dizer, do que costuma aparecer). :D
Parabéns. Obrigado, pela partilha. :thumbupleft:
Cumprimentos,
Sílvio Silva

Avatar do Utilizador
fernanrei
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 11012
Registado: terça mar 28, 2017 8:00 pm

Re: opiniões-meio real 10 soldos - évora

#4 Mensagem por fernanrei » sábado jan 19, 2019 2:39 pm

Eu não tinha mexido, a moeda apresentava uma excelente patina e os pormenores visíveis eram suficientes para identificar correctamente a moeda. A moeda é sua e faz dela o que quiser, mas tente não estragar porque moedas assim não aparecem muito :thumbupleft:
"Quod erat demonstrandum"

Avatar do Utilizador
soga80
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 4277
Registado: sábado dez 20, 2014 6:31 pm
Localização: Leiria

Re: opiniões-meio real 10 soldos - évora

#5 Mensagem por soga80 » sábado jan 19, 2019 5:32 pm

Parabéns... Bom EC...

j12j34j
Reinado D.Carlos
Mensagens: 115
Registado: quinta abr 16, 2009 6:48 pm

Re: opiniões-meio real 10 soldos - évora

#6 Mensagem por j12j34j » sábado jan 19, 2019 10:29 pm

Boa noite, agradeço as respostas, e a nivel do peso, é normal estar tao acima da média? é que se aproxima mais dos do porto com mais prata, do que com os restantes. obrigado

Monge
Reinado D.Afonso II
Mensagens: 2140
Registado: quinta abr 26, 2012 10:59 pm

Re: opiniões-meio real 10 soldos - évora

#7 Mensagem por Monge » domingo jan 20, 2019 12:12 am

j12j34j Escreveu:Boa noite, agradeço as respostas, e a nivel do peso, é normal estar tao acima da média? é que se aproxima mais dos do porto com mais prata, do que com os restantes. obrigado
Quando de corta um bolo de 1Kg em 10 fatias dizemos que cada fatia tem, em média, 100 g.
O mesmo se passa com as moedas, sobretudo em ligas de menor valor, em que as variações são por vezes bem grandes.
Isso não acontece em ligas mais valiosas, como o ouro, em que as moedas eram pesadas uma a uma e limadas caso excedessem o peso legal.

Considero assim normal que o peso seja bem maior que a média. Eu tenho um de Lisboa com 1,3 g.

Avatar do Utilizador
numisiuris
Reinado D.Sancho I
Mensagens: 2526
Registado: sexta abr 11, 2014 7:07 am

Re: opiniões-meio real 10 soldos - évora

#8 Mensagem por numisiuris » domingo jan 20, 2019 4:17 pm

Os pesos são variáveis e a prata também. Há-os com 25% e há-os com 12,5%. Também analisei um com 8% mas tenho dúvidas que a letra seja um "€". Quando o vi no mega pensei logo que daria uma excelente moeda após uma paciente limpeza com óleo e estilete. Mas isto sou eu, que sigo métodos pouco ortodoxos. Acho que a limpeza, até agora, beneficiou muito a moeda. No reverso era quase impossível ler a legenda e agora lê-se toda. IhnSxxD€IxxGRAxxR€XxxPOxx€T. Já agora o anverso também: ADIVTORIVmxxNOSTRVn.

Avatar do Utilizador
doliveirarod
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 15237
Registado: terça nov 09, 2004 2:50 am
Localização: Brasil

Re: opiniões-meio real 10 soldos - évora

#9 Mensagem por doliveirarod » domingo jan 20, 2019 5:38 pm

Eu evitaria o estilete numa raridade dessas...
Pode colocar numa solução de 1/2 de água e amoníaco, em recipiente fechado, e ir acompanhando, que a remoção da crosta vai acontecendo em um dia ou dois.
Outra é a velha solução de ENO, recipiente fechado, que também vai removendo a crosta, mas de uma maneira mais vagarosa que o amoníaco.
Mas eu não retiraria tudo, deixaria parte da pátina, como "registro", desde que não prejudique a visualização.
http://www.megaleiloes.com/leiloes.php? ... liveirarod ML - http://lista.mercadolivre.com.br/_CustId_14426169
"O colecionador é um homem mais feliz"
DIGA "NÃO" ÀS FALSIFICAÇÕES CHINESAS - Não colabore com mercado criminoso

Avatar do Utilizador
soga80
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 4277
Registado: sábado dez 20, 2014 6:31 pm
Localização: Leiria

Re: opiniões-meio real 10 soldos - évora

#10 Mensagem por soga80 » domingo jan 20, 2019 6:28 pm

doliveirarod Escreveu:Eu evitaria o estilete numa raridade dessas...
Pode colocar numa solução de 1/2 de água e amoníaco, em recipiente fechado, e ir acompanhando, que a remoção da crosta vai acontecendo em um dia ou dois.
Outra é a velha solução de ENO, recipiente fechado, que também vai removendo a crosta, mas de uma maneira mais vagarosa que o amoníaco.
Mas eu não retiraria tudo, deixaria parte da pátina, como "registro", desde que não prejudique a visualização.
Obrigado pela informação

Responder

Voltar para “D. João I”