Fórum Numismática

Lugar de convívio de colecionadores de moedas, notas e outros artigos
Data/Hora: sexta set 21, 2018 2:16 am

Hora UTC

Criar Novo Tópico  Responder a este Tópico  [ 4 mensagens ] 
Autor Mensagem
MensagemEnviado: terça abr 15, 2014 12:27 am 
Desligado
Reinado D.Dinis

Registado: sexta abr 11, 2014 7:07 am
Boa noite!

Tenho este real preto de D. Duarte:

Imagem
Imagem

Foi das primeiras moedas de cunhagem manual que adquiri e sempre me intrigou.

Inicialmente, e tendo por base o Alberto Gomes de 1996, classifiquei-a como sendo a 02.02, uma vez que o "Portv", pelo menos, é visível. No entanto, as arruelas que uniam os arcos superiores do epiclóide sempre me fizeram alguma confusão, persistindo a dúvida se a deveria incluir no grupo 02.01 (o facto de dizer "Edvardvs" e não "Edvardi" excluía tal opção), ou até no grupo 02.04, muito embora existissem arcos sob o "ED", embora sem as ditas arruelas.

Posteriormente, em face do Alberto Gomes de 2005, último de que disponho, abriram-se novas possibilidades. Com efeito excluí novamente a 02.01, uma vez que a minha moeda diz "Edvardvs", sendo claramente visível o "dvs". Depois reparo também que aparecem uma série de novas variantes, embora a minha não se encaixe em nenhuma delas.

Tendo lido a publicação "Moedas de Cobre de D. Duarte", de Mário Gomes Marques e João Lopes de Sampaio (que obtive através deste fórum :)) reparo que aquilo a que chamo arruelas é pelos autores apelidado de micraneletes. No entanto também não encontro qualquer referência, nessa publicação, às características combinadas da minha moeda...

Neste sentido, a minha moeda tem o epiclóide octolobado, com, pelo menos, 6 micraneletes visíveis entre as uniões dos arcos superiores, mas inegável inexistência dos mesmos, pelo menos, nas duas uniões inferiores.

E por aqui me fico, uma vez que não sou expert na matéria e todos os "bitáites" que dou são conseguidos à custa de algum esforço e nenhuma formação...

Agradecia que alguém me ajudasse na identificação, caso fosse possível! :)

Cumprimentos,

Iúri

MensagemEnviado: terça abr 15, 2014 12:49 am 
Desligado
Reinado D.Dinis

Peço desculpa, as imagens ficaram cortadas... Adiciono mais duas do anverso e reverso:

Imagem
Imagem

MensagemEnviado: terça abr 15, 2014 12:53 am 
Desligado
Reinado D.Sancho I

Registado: sábado nov 06, 2004 12:18 am
A moeda parece ter um detalhe muito interessante que aparece às vezes em João I, mas que não é muito comum em Duarte. As epiciclóides, são rodeadas por pontos na zona dos remates.
Não consigo entender bem a legenda do reverso. A variante Eduardi pode ter sido cunhada durante a regência de D. Leonor.

MensagemEnviado: terça abr 15, 2014 1:18 am 
Desligado
Reinado D.Dinis

Boa noite Rui!

Muito obrigado pelo interesse! :)

A questão dos pontos tinha-me escapado completamente...

Posto uma nova imagem do reverso:

Imagem

Relativamente aos ditos pontos, no Alberto Gomes de 1996 parece-me que a 02.01 (Edvardi) apresenta um ponto no remate da união de uma das epiclóides à direita. Mas pode ser apenas uma impressão minha. Na edição de 2005 não consigo ver nada de especial, até porque só a tenho em formato pdf...

De qualquer modo, o que consigo ver das legendas é o seguinte:

Anverso:

PORTV... ...DVS

Reverso:

PORTUG... ...EDV...RD...

Parece-me que o "dvs" do anverso significará que a moeda não é a 02.01, mas permanece a indefinição, até porque a última letra do nome do rei no reverso não é visível...

Cumprimentos,

Iúri

Criar Novo Tópico  Responder a este Tópico  [ 4 mensagens ] 

Hora UTC

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante

Criar Tópicos: Proibido
Responder Tópicos: Proibido
Editar Mensagens: Proibido
Apagar Mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Pesquisar por: