D. Duarte Meio Real: Porto ou Lisboa?

Mensagem
Autor
Avatar do Utilizador
palves
Reinado D.Afonso II
Mensagens: 2259
Registado: segunda jan 11, 2010 11:02 am

Re: D. Duarte Meio Real: Porto ou Lisboa?

#11 Mensagem por palves » segunda jul 28, 2014 10:46 pm

Sobre o outro assunto, vocês sabem muito mais disso do que eu, mas duas notas que não sei se fazem sentido:

a) penso que pode haver casos destes em que estamos perante confusões entre designações oficiais e designações correntes. é muito comum o "povo" atribuir nomes às moedas que perduram nos séculos e que não correspodem à sua designação oficial.

b) Com a desvalorização da moeda, é também possível que na prática as moedas maiores que continuaram a circular possam assumir no dia a dia um valor real superior ao seu valor legal. O valor da moeda era o valor intrínseco do metal. Se para a mesma designação/valor por razões económicas o Rei cunha moeda mais pequena (e os mecanismos de recolha tinham de ser forçosamente pouco eficientes), o povo facilmente ajustava o valor corrente das mesmas. Por comparação vejamos os 10$ de 48 vs os 10$ de 54. Claro que no século 20, as primeiras começaram logo a ser entesouradas porque valiam mais que as restantes e valiam mais em prata que o valor facial, mas com as ferramentas disponíveis pelo sistema "bancário" medieval, tal não era possível. Mais um exemplo dos nossos dias, como sabem, o Zimbabwe há dezenas de anos cunhava moedas e havia moedas de 1$ Zimb, com a forte desvalorização da moeda as moedas foram abandonadas em favor das notas que chegaram ao valor facial de triliões, o "governo" ajustou os valores faciais retirando os zeros (quase) todos. Com este ajustamento, as moedas antigas que já não circulavam mas que tinham valor facial igual ao da "nova" moeda começaram a aparecer em circulação, havendo relatos de pessoas à procura dessas moedas em lixeiras e sucatas. O que ontem valia 1/10000000000000 agora vale 1.

Pronto dêm-me lá na cabeça :)



euoutravez
Reinado D.Henrique
Mensagens: 988
Registado: quarta mar 19, 2014 1:27 am

Re: D. Duarte Meio Real: Porto ou Lisboa?

#12 Mensagem por euoutravez » terça jul 29, 2014 3:47 pm

Amigo Palves olhe que eu pouco sei disto!! O Rui é que é o especialista, eu limito-me a papaguear as sábias palavras do mestre MGM porque calhou em sorte eu andar a ler o texto dele quando postou o seu real!! :)
No fundo gosto é de lançar a discussão para ver se aprendemos todos um pouco mais!!

Em relação ao primeiro ponto penso que neste caso está mais ou menos adquirido que as duas moedas terão circulado em simultâneo com os nomes de preto grande e preto pequeno a grande dúvida é se ainda no reinado de D Duarte elas terão circulado com o mesmo valor oficial de 1/10 de real branco ou se o preto pequeno teve em tempos o valor de 1/20.

A minha outra questão prende-se já com o que terá acontecido ao valor dos pretos grandes no reinado de Afonso V, será que foram dados como equivalentes ao preto pequeno, visto ter terminado a cunhagem do preto grande, ou terão mantido o valor relativamente aos pequenos equivalendo-se ao ceitil?

No que diz da capacidade de recolha também penso que não seria perfeita, mas lanço também a questão de que como todas as manobras financeiras de financiamento de João I se basearam em recolha de melhor moeda por troca por moeda branqueada se não existiria uma boa rede de recolha que permitiu ao filho e ao neto manter esse esquema?

Alfonsvs
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 4357
Registado: segunda abr 04, 2005 11:31 am
Localização: Barcelos - Portugal

Re: D. Duarte Meio Real: Porto ou Lisboa?

#13 Mensagem por Alfonsvs » domingo ago 03, 2014 3:22 pm

É de Lisboa.
O P seria mais curvo na parte superior, como nestas a seguir:
Imagem
Imagem
José Matos

Avatar do Utilizador
tm1950
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 10374
Registado: sexta nov 05, 2004 10:15 pm
Localização: S. João do Estoril - Lisboa

Re: D. Duarte Meio Real: Porto ou Lisboa?

#14 Mensagem por tm1950 » domingo ago 03, 2014 5:09 pm

Estas coisas não vão a votos, mas também estou com Lisboa. :thumbupleft:
Celso.
Saúde e Fraternidade.
Os meus leilões

MCarvalho
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 7998
Registado: sexta nov 05, 2004 9:55 pm

Re: D. Duarte Meio Real: Porto ou Lisboa?

#15 Mensagem por MCarvalho » domingo ago 03, 2014 5:28 pm

É possível.
Mas não consigo ver a base do L.
MCarvalho

Responder

Voltar para “D. Duarte I”