Fórum Numismática

Lugar de convívio de colecionadores de moedas, notas e outros artigos
Data/Hora: quinta nov 15, 2018 6:26 pm

Hora UTC

Criar Novo Tópico  Responder a este Tópico  [ 121 mensagens ]  Ir para a página Anterior 1 ... 7 8 9 10 11 ... 13 Próximo
Autor Mensagem
 Assunto da Mensagem: Re: A identificar
MensagemEnviado: segunda out 06, 2014 8:59 pm 
Desligado
Reinado D.Afonso III

Registado: sexta abr 11, 2014 7:07 am
(continuação - raio dos netbooks)

que pelo menos teriam que ter dúvidas acerca da mesma, sendo que nada fizeram para alertar os compradores...

Se a livre convicção do julgador apontasse nesse sentido, estaria preenchido o tipo.

Agora, em jeito de conclusão, isto é mesmo muito difícil. Pior, só seria abstractamente possível porque esses dois tipos das falsas do ebay se expõem em demasia...

O que é que aconteceria no final: Provavelmente muito pouco, uma multazita, substituível por trabalho a favor da comunidade... E muito tempo e horas gastas para pouco efeito... No entanto, tendo isto, talvez já a judiciária se interessasse pela coisa...

Fica o meu subsídio para a compreensão da questão.

Abraço a todos!

MensagemEnviado: segunda out 06, 2014 9:15 pm 
Desligado
Reinado D.Manuel II

Registado: sábado nov 06, 2004 7:50 pm
Boa noite a todos , desde já os meus parabéns ao amigo Rui que tem os "tomates " no sitio, ele e mais alguns ao contrario do amigo José Matos que se encolheu nas covas e não disse mais nada afinal este tópico é sobre uma suposta moeda do meu amigo, será que que não quer ser sozinho e gosta que os outros tb levem banhadas porque segundo se consta não foi só com estas moedas que levou o banho o lote era muito maior e tb segundo se consta foram devolvidas pena não terem levado o prego assim se calhar ainda vão calhar a outro pois o que eu agradecia era que diga o nome da ou das pessoas com quem fez o negocio pelo menos serve para quem comprar a esses sujeitos fique mais atento .

um abraço
Mário

MensagemEnviado: segunda out 06, 2014 9:22 pm 
Desligado
Reinado D.Filipe III

Registado: quarta mar 19, 2014 1:27 am
OK, será portanto na prática impossível de responsabilizar criminalmente os culpados :(
Resta-nos pois fazer como às bruxas e queimá-los na fogueira!!! Não uma a sério, mas expo-los o mais possível para que o negócio deixe de dar rendimento!!! :angry:
Ainda assim acredito que sendo um esquema de falsificação com vários anos, pois já passou de pai para filho e com várias pessoas envolvidas, existindo uma queixa com argumentos convincentes da parte das pessoas que sabem quem são talvez a judiciária estivesse interessada em meter o bedelho neste assunto, pois estamos a falar de uma pequena rede de falsificação e distribuição de bens falsificados!! A prova caberia à judiciária, mas para isso será preciso que quem sabe os nomes e conhece o esquema faça a dita queixa, senão pelo post do amigo Iuri já percebemos que não se vai a lado nenhum!! :asdf:

MensagemEnviado: segunda out 06, 2014 9:24 pm 
Desligado
Reinado D.Afonso Henriques

Registado: terça jul 26, 2011 2:04 pm
.

Última edição por carlos47 em terça out 07, 2014 6:49 pm, editado 1 vez no total.

MensagemEnviado: segunda out 06, 2014 10:08 pm 
Desligado
Reinado D.Afonso III

Registado: sexta abr 11, 2014 7:07 am
Bravo é o Rui! Bravo e valente! :thumbs:

Eu há uns anos comprei uma pick-up em terceira mão, e embora existam moedas que valham mais do que carros, um carro terá sempre o seu valor. Na judiciária disseram-me que não, que não tinham já competência para furtos... Resultado: Fiquei sem a pick-up e ainda tive que ouvir um sermão do GNR por ter deixado os documentos dentro do veículo. :erofl:

Isto das falsificações é uma rede, é crime organizado. Nós sabemo-lo, melhor ou pior... Se alguém conhecer um PJ colecionador, que lhe fale nisto, pode ser que assim lá vá... De outra forma, com tanto trabalho que eles têm, duvido que se interessem...

Já quanto à ideia aventada pelo Rui de propor nova legislação, parece-me interessante. Há mecanismos para isso. Se precisarem de ajuda a elaborar qualquer documento, estou ao dispor.

Abraço a todos!

MensagemEnviado: segunda out 06, 2014 10:14 pm 
Desligado
Reinado D.Maria II

Registado: sábado set 21, 2013 11:37 pm
Não posso acrescentar muito, porque não percebo de cunhagem manual nem coleciono.
Mas acho que a solução não passa pela acusação/PJ/tribunal etc, é de formação e colaboração entre a comunidade.

Dou a minha humilde sugestão, consciente de todos os problemas/atritos que isto implica...

Criação de uma plataforma online, totalmente anónima, tanto para quem coloca moedas como para quem comenta.

Isto levanta uma outra questão que é o ser "falsa só porque sim", teria de existir uma moderação forte, em que só passariam comentários validados pela administração.
Administração essa de um núcleo duro de pessoas com TEMPO e bom senso para ver se um comentário é "bom" o suficiente para ser publicado e não fazer o "debate" descambar.

De certeza que nos dois fóruns ("Numismatas" e "Forum-Numismatica") há pessoas com bom senso e conhecimentos suficientes para validar comentários, comentários esses que deveriam seguir algumas regras, como imagens ilustrivas das explicação etc...

E para ajudar à "festa" e o utilizar o passa a palavra ao se criar uma secção/sub-fórum/tópico nos 2 fórums ("Numismatas" e "Forum-Numismatica") APENAS para a divulgação de novas moedas/link colocadas para avaliação nessa plataforma.

A colocação de moedas deveria seguir um critério do tipo registo de peso, diametro e boas imagens pois claro.

O anonimato poderia servir para outras coisas como a "blacklist" de vendedores de falsas, isto seguindo uma regra básica de se ter de colocar a moeda,
para não existir acusações sem fundamento.

Isto não ia só servir para detectar falsas, como para registo de conhecimento, daqui a uns anos teriamos uma base de dados GIGANTE para consulta e muito conhecimento registado e CONCENTRADO. E a muito deste trabalho poderia ser melhorado se às imagens/pesos/medidas se adicionalmente se forem esgravatar os 2 fóruns e mais sitios e colocarem-se links de posts feitos com a informação útil sobre essa moeda.

E em termos de custos, contratar uma pequena empresa para desenvolver um "site" destes não é caro, e se todos os interessados contribuirem com uns poucos euros, rápidamente se chega a esse valor. Se for uma coisa feita com pés e cabeça ficamos todos a ganhar, até os vendedores de coisas boas.

Interessante seria reunir o máximo de requisitos sugeridos por utilizadores e compactar tudo para definir-se bem o que se pretende e apresentar a 3 ou 4 pequenas empresas para se desenvolver isso.

Espero ter contribuido com alguma coisa.

Um maçarico como eu realizar um site destes estava condenado à nascença...mas se os pesos pesados se juntarem/contribuirem e com o apoio de duas grandes comunidades como os fórums, julgo que tem pernas para andar. Seria uma verdadeira biblia (eu sei...até para os falsários).

Abraço a todos

PS: Num caso extremo de vendedores de falsas conhecidos é passar nas feiras junto da banca do mesmo com uma lata de spray e pintar-lhe as moedas todas :P upz desculpe os acidentes acontecem :P pernas para que te quero :P

MensagemEnviado: segunda out 06, 2014 10:32 pm 
Desligado

.

Última edição por carlos47 em terça out 07, 2014 6:50 pm, editado 1 vez no total.

MensagemEnviado: segunda out 06, 2014 10:40 pm 
Desligado
Reinado D.Maria II

Registado: sábado set 21, 2013 11:37 pm
A questão do anonimato só veio ao de cima porque GRANDE parte do problema, são os que não assumem que compraram ou venderam falsas e não têm tomates para dizer a quem foi. O anonimato é só por isso, não é elemente chave para a construção de uma verdadeira biblia...

Muito deste problema das falsas resume-se a: "Errar é humano, assumir é carater"

MensagemEnviado: segunda out 06, 2014 11:08 pm 
Desligado

.

Última edição por carlos47 em terça out 07, 2014 6:51 pm, editado 1 vez no total.

MensagemEnviado: segunda out 06, 2014 11:22 pm 
Desligado
Reinado D.Sancho I

Registado: sábado nov 06, 2004 12:18 am
Carlos, o meu pedido de desculpa, o problema foi ter visto este vídeo:
http://www.youtube.com/watch?v=dyhsLks_g-Y

Quanto ao resto não posso fazer mais. É uma questão organizativa, quem devia tratar disto era a ANP ou a SPN com um ciclo de palestras. Sou-lhe completamente sincero, não estou a brincar, não há ninguém que entenda deste assunto, não há maneira de resolver isto do modo tradicional. A única hipótese é um sistema cooperativo, quem sabe como propõe o sight...e mesmo assim vai ter infiltrados, os ratos quando cheira a ajuntamento até ficam loucos.

Criar Novo Tópico  Responder a este Tópico  [ 121 mensagens ]  Ir para a página Anterior 1 ... 7 8 9 10 11 ... 13 Próximo

Hora UTC

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante

Criar Tópicos: Proibido
Responder Tópicos: Proibido
Editar Mensagens: Proibido
Apagar Mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Pesquisar por:
Ir para:  
Desenvolvido por phpBB® Forum Software © phpBB Limited
Traduzido por: phpBB Portugal