Fórum Numismática

Lugar de convívio de colecionadores de moedas, notas e outros artigos
Data/Hora: quinta nov 15, 2018 10:25 am

Hora UTC

Criar Novo Tópico  Responder a este Tópico  [ 121 mensagens ]  Ir para a página Anterior 1 ... 8 9 10 11 12 13 Próximo
Autor Mensagem
 Assunto da Mensagem: Re: A identificar
MensagemEnviado: segunda out 06, 2014 11:31 pm 
Desligado
Reinado D.Afonso Henriques

Registado: terça jul 26, 2011 2:04 pm
.

Última edição por carlos47 em terça out 07, 2014 6:51 pm, editado 2 vezes no total.

MensagemEnviado: segunda out 06, 2014 11:32 pm 
Desligado

Registado: segunda abr 04, 2005 11:31 am
Destes tópicos é que eu gosto! Mesmo quando, pelos vistos, o burro seja eu.
Pelo que entendi a análise feita neste tópico teria que ser considerada como definitiva, sem precisar de ir mais longe, por imagens lado a lado vai tudo para o mesmo saco. Não importa se a minha moeda tenha sido analisada cuidadosamente em mão por quem sabe!
Mas não é preciso observar muito para descobrir diferenças de estilo em toda esta réplica! Comparando com a minha, as letras da dita moeda a identificar, são todas com traço mais grosso, as flores de lis sob o escudo mais parecem gaivotas, os castelos parecem coroas, com as torres laterais mais altas, a letra monetária L, de estilo gótico não tem nada.
Depois de dezenas de anos a ver moedas da cunhagem manual, estas letras A e S, entre outras, desenhadas pelo "artista" estão uma borrada de imitação. A imitação é tosca em muitos pormenores, até nos escudetes que, posso garantir com a moeda em mão, estão na horizontal e não na vertical como o "artista" pensou estar, ao copiá-la. Até o disco foi feito redondinho!

O Mário "MASB" além de distraído está, ou foi mal informado. O seu comentário não merecia resposta, mas aqui vai: primeiro não me escondo do que faço na numismática, nem apago os meus tópicos. As moedas de que levei "banhada" já recebi o dinheiro e ainda as tenho comigo há anos. A única que devolvi foi divulgada aqui no fórum.

Todos os dias chego a casa do trabalho e janto depois das 22:30H, só depois leio o Fórum. Hoje deliciei-me com tanta fervura neste tópico onde participam pessoas que admiro pelo conhecimento e pela forma clara como se expressam.

MensagemEnviado: segunda out 06, 2014 11:44 pm 
Desligado
Reinado D.Afonso II

Registado: quinta mar 13, 2008 1:02 am
Localização: Maia / Porto - Sócio ANP Nº 1976 & Sócio SPN Nº 3592
Acredito que a solução para esta multiplicidade de problemas seja andar para frente e não para trás, é preciso agarrar a boa vontade de quem gosta das "marteladas" e arrancar com um novo projeto.

Pode ser interessante abrir o ano de 2015 com uma reunião no centro do país (Coimbra), com todos os que tenham interesse em expôr as suas ideias de forma a encontrar um novo rumo.

Sugestões são bem-vindas :thumbs:

https://megaleiloes.pt/Josephus1967/loja - https://www.facebook.com/JoseAlmeidaNumismatica/

MensagemEnviado: terça out 07, 2014 12:08 am 
Desligado
Reinado D.Maria I

Registado: sexta dez 30, 2011 4:55 pm
:hallo:

Última edição por LMACHADO em quinta abr 16, 2015 12:52 pm, editado 1 vez no total.

MensagemEnviado: terça out 07, 2014 12:17 am 
Desligado
Reinado D.Sancho I

Registado: sábado nov 06, 2004 12:18 am
Voltando às moedas:

Já não sei o que diga, mas ok...
Pelo menos o escudete direito da moeda do José Matos, parece e digo parece! pela foto (porque tudo isto já me dá náuseas), estar ao alto.
O contra chefe como único elemento curvo é visível.
Imagem

Quanto aos exemplares, ou são as duas verdadeiras, ou as duas falsas. Não há uma verdadeira e outra falsa, não existe cópia, é o que acho. Já vi algumas cópias de moedas e não tem nada a ver.
Deixo este exemplo que geraria a mesma discussão:
Imagem

MensagemEnviado: terça out 07, 2014 12:22 am 
Desligado
Reinado D.Maria I

Registado: sexta dez 30, 2011 4:55 pm
:hallo:

Última edição por LMACHADO em quinta abr 16, 2015 12:52 pm, editado 1 vez no total.

MensagemEnviado: terça out 07, 2014 12:28 am 
Desligado
Reinado D.Sancho I

Nada amigo Machado, não tem nada a ver :)

Para mim são as duas iguais, não há cópia e não acho que estou enganado, o que está a acontecer é uma ilusão de perspectiva na pespectiva de que é mais ou menos igual :D

MensagemEnviado: terça out 07, 2014 12:40 am 
Desligado
Reinado D.Filipe III

Registado: quarta mar 19, 2014 1:27 am
Além qde que a moeda tem mais características que a põem em causa! Saltando as letras, que me fazem confusão no seu conjunto, mas que ainda não consegui descobrir o porquê, salta à vista a grossura e a falta de fineza do escudo! Um exercício que tira muitas dúvidas é abrir o AG na página dos leais do Duarte e ao mesmo tempo nos do Afonso V e percebe-se imediatamente que a 5.03 e a 5.04 fogem ao padrão!! A própria forma do escudo, menos arredondada, a linha mais grossa e tosca saltam à vista! Para mim ambas falsas! Os escudetes ao alto são só a confirmação!

Este exercício só é possível, pois sabemos que poucas alterações houve de um reinado para o início do outro, até porque o reino ficou entregue a D. Pedro durante largos anos.

Cumprimentos

MensagemEnviado: terça out 07, 2014 12:43 am 
Desligado

Registado: segunda abr 04, 2005 11:31 am
Amigo LMachado, não precisa de me tratar por Sr. Claro que entendi, a cópia teve como base a minha. Mas os pormenores mais delicados são todos diferentes da que tenho em mão. A minha tem que ser vista em mão para sentir as diferenças desta réplica.
Amigo Rui, tenho pena de não poder ir para esses lados e estudar esta e outras moedas.
Esta última sobre fundo azul ainda está na minha posse, apesar de já ter recebido o dinheiro que paguei por ela.
Mede exatamente 26mm sobre a vertical do escudo. Se necessário pode ser moeda para estudo.

MensagemEnviado: terça out 07, 2014 12:51 am 
Desligado
Reinado D.Sancho I

Amigo Matos, agradeço, mas eu não sou a pessoa indicada, eu já desisti de tentar entender. Faz-me uma confusão desde o inicio terem aparecido as duas juntas, o real grosso e o leal, não sei mesmo, não tenho capacidade para entender isto , pela minha honra não sei o que dizer com certeza absoluta.
A minha opinião é que são as duas iguais, uma foi restaurada e a outra não e existe uma variação porque os reversos aparentam não ser iguais, mas são, mais não sei. Se a primeira foi considerada falsa, também terão que considerar a segunda, mas isto é apenas uma opinião pessoal.

Tipo isto, parece que não é mas é e está aí o cunho:
Imagem
Imagem

Criar Novo Tópico  Responder a este Tópico  [ 121 mensagens ]  Ir para a página Anterior 1 ... 8 9 10 11 12 13 Próximo

Hora UTC

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes

Criar Tópicos: Proibido
Responder Tópicos: Proibido
Editar Mensagens: Proibido
Apagar Mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Pesquisar por:
Ir para:  
Desenvolvido por phpBB® Forum Software © phpBB Limited
Traduzido por: phpBB Portugal