Real Preto D. Duarte Que classificação lhe dariam?

Responder
Mensagem
Autor
Avatar do Utilizador
fernanrei
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 11012
Registado: terça mar 28, 2017 8:00 pm

Real Preto D. Duarte Que classificação lhe dariam?

#1 Mensagem por fernanrei » segunda abr 24, 2017 9:33 am

Caros ilustres, gostaria de uma ajudinha a dar uma nota a este exemplar. Opiniões todos temos e nem sempre são as mais corretas, mas num conjunto de opiniões sobre a mesma coisa, tira-se quase sempre algo mais completo pelo menos. Venham lá então esses comentários.

Cumprimentos.
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.


"Quod erat demonstrandum"

Avatar do Utilizador
numisiuris
Reinado D.Sancho I
Mensagens: 2526
Registado: sexta abr 11, 2014 7:07 am

Re: Real Preto D. Duarte Que classificação lhe dariam?

#2 Mensagem por numisiuris » segunda abr 24, 2017 9:02 pm

Pena o descentramento no anverso, porque a moeda tem muito bons relevos para o tipo em questão. Ainda está bem jeitosa! Estou longe do AG.

Avatar do Utilizador
fernanrei
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 11012
Registado: terça mar 28, 2017 8:00 pm

Re: Real Preto D. Duarte Que classificação lhe dariam?

#3 Mensagem por fernanrei » terça abr 25, 2017 3:39 pm

numisiuris Escreveu:Pena o descentramento no anverso, porque a moeda tem muito bons relevos para o tipo em questão. Ainda está bem jeitosa! Estou longe do AG.
Espero que compreenda que a sua opinião é muito importante para mim caro ilustre, logo que possa faça o seu juízo. Sinceros cumprimentos.
"Quod erat demonstrandum"

Avatar do Utilizador
numisiuris
Reinado D.Sancho I
Mensagens: 2526
Registado: sexta abr 11, 2014 7:07 am

Re: Real Preto D. Duarte Que classificação lhe dariam?

#4 Mensagem por numisiuris » terça abr 25, 2017 8:23 pm

Todas as opiniões são importantes, desde que fundamentadas, e andamos aqui todos para aprender. :) posto isto, o AG nestas moedas também está muito complicado. A sua moeda parece-me ter a legenda igual no anverso e no reverso. "EDVARDVS x RX x PORT (:)". Mas estou a fazer uso de alguma imaginação, pois alguns dos elementos não são visíveis, dado o ec e o descentramento. No anverso existirão mais certezas, visto que o cunho me parece o mesmo da referência 02.03 do AG 2013. Repare da posição relativa do "S", do "X", do "P", na letra monetária "L", entre outros pormenores. É curioso até como o "D" do monograma parece serifado em cima, fruto do empastamento de algum metal, desde o cimo da letra, até ao ponto do compasso. Se quiser, pode-lhe pôr a referência 02.03-v. Sendo que o "v" corresponde a variante. Há muitas variantes de legenda não catalogadas nestes reais pretos.

Avatar do Utilizador
fernanrei
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 11012
Registado: terça mar 28, 2017 8:00 pm

Re: Real Preto D. Duarte Que classificação lhe dariam?

#5 Mensagem por fernanrei » terça mai 16, 2017 6:57 pm

numisiuris Escreveu:Todas as opiniões são importantes, desde que fundamentadas, e andamos aqui todos para aprender. :) posto isto, o AG nestas moedas também está muito complicado. A sua moeda parece-me ter a legenda igual no anverso e no reverso. "EDVARDVS x RX x PORT (:)". Mas estou a fazer uso de alguma imaginação, pois alguns dos elementos não são visíveis, dado o ec e o descentramento. No anverso existirão mais certezas, visto que o cunho me parece o mesmo da referência 02.03 do AG 2013. Repare da posição relativa do "S", do "X", do "P", na letra monetária "L", entre outros pormenores. É curioso até como o "D" do monograma parece serifado em cima, fruto do empastamento de algum metal, desde o cimo da letra, até ao ponto do compasso. Se quiser, pode-lhe pôr a referência 02.03-v. Sendo que o "v" corresponde a variante. Há muitas variantes de legenda não catalogadas nestes reais pretos.
Mais uma vez muito agradecido Caro ilustre
"Quod erat demonstrandum"

Responder

Voltar para “D. Duarte I”