Meio Real Preto D. Afonso V será do Porto?

Moderadores: palves, LMACHADO, numisiuris, crislaine, Jacinto Silva, Praça, Moderador de Honra

MCarvalho
Reinado D.Afonso Henriques
Registado: sexta nov 05, 2004 9:55 pm

Re: Meio Real Preto D. Afonso V será do Porto?

Mensagempor MCarvalho » terça jul 11, 2017 5:10 pm

Retomando este tópico interessante.

Vieram-me parar às mãos dois caquinhos de meios-reais pretos de D. Afonso V. As letras monetárias estão muito pouco visíveis (uma até está quebrada), mas penso ser um L e um P (é o que está partido) (depois coloco aqui fotos).

No entanto, há outros elementos a considerar: as orlas (a do anverso e a do reverso, que envolve as quinas) no Porto aparece-me sempre pontilhada e linha contínua em Lisboa. Nos espécimes que conheço, bem como nas fotos do AG, isso verifica-se.

A minha questão é: nos vossos exemplares também existe este padrão (as que estão aqui, do Porto, são todas pontilhadas) - orla pontilhada - letra P / orla contínua - letra L?
MCarvalho

euoutravez
Reinado D.João V
Registado: quarta mar 19, 2014 1:27 am

Mensagempor euoutravez » terça jul 11, 2017 5:31 pm

Sim. Confirma, pelo menos no universo de 105 reais pretos que estão de momento na minha base de dados.

Esse pormenor serve também para identificar os reais pretos sem letra monetária cunhados no Porto.

MCarvalho

Mensagempor MCarvalho » terça jul 11, 2017 5:32 pm

euoutravez Escreveu:Esse pormenor serve também para identificar os reais pretos sem letra monetária cunhados no Porto.

Exacto. Mas há também sem letra monetária com linha contínua. Deverão ser então de Lisboa.
MCarvalho

euoutravez
Reinado D.João V
Registado: quarta mar 19, 2014 1:27 am

Mensagempor euoutravez » terça jul 11, 2017 5:38 pm

MCarvalho Escreveu:Exacto. Mas há também sem letra monetária com linha contínua. Deverão ser então de Lisboa.

São. Isso percebe-se depois pelo espaçamento entre as letras que é menor nas de Lisboa e pela forma do A e da coroa que são específicos da variante do Porto.

fernanrei
Reinado D.Filipe I
Registado: terça mar 28, 2017 8:00 pm

Mensagempor fernanrei » terça jul 11, 2017 6:42 pm

MCarvalho Escreveu:Retomando este tópico interessante.

Vieram-me parar às mãos dois caquinhos de meios-reais pretos de D. Afonso V. As letras monetárias estão muito pouco visíveis (uma até está quebrada), mas penso ser um L e um P (é o que está partido) (depois coloco aqui fotos).

No entanto, há outros elementos a considerar: as orlas (a do anverso e a do reverso, que envolve as quinas) no Porto aparece-me sempre pontilhada e linha contínua em Lisboa. Nos espécimes que conheço, bem como nas fotos do AG, isso verifica-se.

A minha questão é: nos vossos exemplares também existe este padrão (as que estão aqui, do Porto, são todas pontilhadas) - orla pontilhada - letra P / orla contínua - letra L?

Excelente comentário o seu, de facto é um pormenor basilar que estaria a passar despercebido. Cumprimentos.
:D FMMRei :D

numisiuris
Reinado D.João III
Registado: sexta abr 11, 2014 7:07 am

Mensagempor numisiuris » quarta jul 12, 2017 12:51 am

Nunca tinha reparado nesse pormenor. Bem apontado! Então o que postei, à direita, e cima, será do Porto também. Mais um buraco... :p

fernanrei
Reinado D.Filipe I
Registado: terça mar 28, 2017 8:00 pm

Mensagempor fernanrei » quarta jul 12, 2017 8:46 pm

É mesmo caro numisiuris, mais um buraco e bem grande :hammer: lá vou ter que procurar melhor.
:D FMMRei :D

MCarvalho

Mensagempor MCarvalho » quinta jul 13, 2017 3:01 pm

Imagem
Imagem

Os caquinhos que eu referi são estes.

No de cima penso ver as perna esquerda do L e a serifa longa da base, levantada à direita (assim ||)
Em baixo, acho que há o contorno curvo da barriga do P. A par disso, há a questão do pontilhado.

PS - Procuro identificar estas coisas porque acho que nenhuma moedinha deve ir para o túmulo sem um nome :)
MCarvalho

numisiuris
Reinado D.João III
Registado: sexta abr 11, 2014 7:07 am

Mensagempor numisiuris » sexta jul 14, 2017 7:19 am

eheh! Boa política! :) Sim, L e P. Nunca tinha era reparado no padrão do pontilhado. E está muito bem visto!

luisc
Reinado D.Manuel II
Registado: segunda jan 09, 2017 4:51 pm

Mensagempor luisc » segunda jul 17, 2017 6:38 pm

dei uma volta pelas minhas e achei um "caco" do porto .....curioso o facto do escudete esquerdo estar em cima do central, mas no geral noto mais perfeição na construção dos escudetes do que nos de Lisboa

Imagem

Imagem

Voltar para “D. Afonso V”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante