Meio Real Preto D. Afonso V será do Porto?

Mensagem
Autor
Avatar do Utilizador
fernanrei
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 11012
Registado: terça mar 28, 2017 8:00 pm

Meio Real Preto D. Afonso V será do Porto?

#1 Mensagem por fernanrei » terça jul 04, 2017 4:34 pm

Caros ilustres, dado o estado lastimável em que a moeda se encontra tenho sérias dificuldades em identificar se é do Porto, mas usando alguma imaginação e dado o espaçamento das letras da legenda ser muito grande, imagino que seja do porto. Aguardo as vossas opiniões.
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.


"Quod erat demonstrandum"

Avatar do Utilizador
luisc
Reinado D.Manuel II
Mensagens: 69
Registado: segunda jan 09, 2017 4:51 pm

Re: Meio Real Preto D. Afonso V será do Porto?

#2 Mensagem por luisc » terça jul 04, 2017 6:30 pm

Está um bocado ruim....será preferível tentar arranjar um exemplar melhor

Por acaso ainda ontem subi uma destas do Porto ao meu blog, queira ver para comparação...

https://ceitis.wordpress.com/2017/07/03 ... v-porto-2/

Se o espaçamento das letras da legenda for alargado pode que seja do Porto, porque pela simples vista da letra monetária não me convence, já que acho que o P destas moedas é um L com uma semi circunferência em cima.....ou se quiser ao contrario, o L é um P sem a dita bolinha....

Para mim estes meios reais do Porto são mais uma moeda subestimada no AG......em 3 ou 4 anos ainda só vi 3 em mão e duas estão no meu blog (atenção falei na minha mão)....enquanto que das de Lisboa tenho mais de 15 seguramente, por aqui espalhadas

Abraço

Avatar do Utilizador
fernanrei
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 11012
Registado: terça mar 28, 2017 8:00 pm

Re: Meio Real Preto D. Afonso V será do Porto?

#3 Mensagem por fernanrei » terça jul 04, 2017 7:05 pm

Segue uma foto menos ampliada onde se consegue ver melhor o que parece um P
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.
"Quod erat demonstrandum"

Avatar do Utilizador
fernanrei
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 11012
Registado: terça mar 28, 2017 8:00 pm

Re: Meio Real Preto D. Afonso V será do Porto?

#4 Mensagem por fernanrei » terça jul 04, 2017 7:11 pm

luisc Escreveu:Está um bocado ruim....será preferível tentar arranjar um exemplar melhor

Por acaso ainda ontem subi uma destas do Porto ao meu blog, queira ver para comparação...

https://ceitis.wordpress.com/2017/07/03 ... v-porto-2/

Se o espaçamento das letras da legenda for alargado pode que seja do Porto, porque pela simples vista da letra monetária não me convence, já que acho que o P destas moedas é um L com uma semi circunferência em cima.....ou se quiser ao contrario, o L é um P sem a dita bolinha....

Para mim estes meios reais do Porto são mais uma moeda subestimada no AG......em 3 ou 4 anos ainda só vi 3 em mão e duas estão no meu blog (atenção falei na minha mão)....enquanto que das de Lisboa tenho mais de 15 seguramente, por aqui espalhadas

Abraço
Em comparação com a sua será claramente um P dado a parte superior arredondado do suposto L com o meio circulo.
"Quod erat demonstrandum"

Avatar do Utilizador
luisc
Reinado D.Manuel II
Mensagens: 69
Registado: segunda jan 09, 2017 4:51 pm

Re: Meio Real Preto D. Afonso V será do Porto?

#5 Mensagem por luisc » terça jul 04, 2017 7:21 pm

Sim estava mesmo agora a comparar com os de Lisboa que por aqui tenho, e parece-me que sim....assemelha-se mais ao P

Até porque o traço horizontal do suposto L não tem aquela "ponta" ao fim virada para cima que caracteriza os de Lisboa...

Mas certeza...será complicado

abraço...

Avatar do Utilizador
fernanrei
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 11012
Registado: terça mar 28, 2017 8:00 pm

Re: Meio Real Preto D. Afonso V será do Porto?

#6 Mensagem por fernanrei » terça jul 04, 2017 8:42 pm

Caro Luisc, tem letra monetária e parece mais um P que um L mas certeza também não a tenho, o que importa é o bocado de história que tem traços mais do que suficientes para ser identificado como moeda e sem qualquer dúvida do reinado D. Afonso V. É um Meio real Preto de D. Afonso V sem ser necessário apelar à criatividade. Com consideração apenas quero dizer mais uma coisa, de ruim nada tem até porque a qualidade nem sequer está em causa, mas é de lamentar que esteja neste estado porque o desejável era estar melhor. Mas para algo com 579 anos até que está muito bem e isso é de facto algo de muito valor, esteja a moeda como estiver não deixa de ser um artigo com uma importância histórica no mínimo interessante. Com toda a consideração cordiais cumprimentos.
"Quod erat demonstrandum"

Avatar do Utilizador
numisiuris
Reinado D.Sancho I
Mensagens: 2526
Registado: sexta abr 11, 2014 7:07 am

Re: Meio Real Preto D. Afonso V será do Porto?

#7 Mensagem por numisiuris » terça jul 04, 2017 9:27 pm

Em cima estão três de lisboa, duas com letra monetária, à esquerda, e uma sem letra monetária, à direita. Em baixo duas do Porto. Com letra, à esquerda. Sem letra, à direita. Talvez ajude para fazer a comparação. O estilo do "A" parece de facto do Porto e a letra parece ser o "P" uncial, mas sem certezas... não se percebe o afastamento das legendas... talvez em mão se veja melhor. As do Porto são de facto mais escassas. Nesta, é só pena o estado, mas até haver melhor, preferível que não ter nenhuma.
Imagem
image hosting

Avatar do Utilizador
luisc
Reinado D.Manuel II
Mensagens: 69
Registado: segunda jan 09, 2017 4:51 pm

Re: Meio Real Preto D. Afonso V será do Porto?

#8 Mensagem por luisc » terça jul 04, 2017 9:47 pm

..ehehe. :D

Caro amigo fernanrei, não leve tão a serio eu ter empregado a palavra "ruim" na sua moeda, mas foi a palavra que me saiu ao ver o estado de conservação....que aliás digo-lhe muito sinceramente tenho aqui dezenas em estado semelhante ou muito pior...entre ceitis, dinheiros e moedas até Sebastião enfim....chapas e mais chapas, mas daqui não saem desde que se consiga pelo menos saber do que se trata... :D

Se existe pessoas que gostam mais de história do que das moedas em si, esse alguém sou eu.....Dito por outras palavras gosto das moedas pelo que representam em termos de História e cada peça tem o seu significado e valor.....pelo que mais uma vez não leve a mal o adjectivo por mim empregue..!!!

Grande abraço.... :)

Avatar do Utilizador
fernanrei
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 11012
Registado: terça mar 28, 2017 8:00 pm

Re: Meio Real Preto D. Afonso V será do Porto?

#9 Mensagem por fernanrei » terça jul 04, 2017 9:57 pm

luisc Escreveu:..ehehe. :D

Caro amigo fernanrei, não leve tão a serio eu ter empregado a palavra "ruim" na sua moeda, mas foi a palavra que me saiu ao ver o estado de conservação....que aliás digo-lhe muito sinceramente tenho aqui dezenas em estado semelhante ou muito pior...entre ceitis, dinheiros e moedas até Sebastião enfim....chapas e mais chapas, mas daqui não saem desde que se consiga pelo menos saber do que se trata... :D

Se existe pessoas que gostam mais de história do que das moedas em si, esse alguém sou eu.....Dito por outras palavras gosto das moedas pelo que representam em termos de História e cada peça tem o seu significado e valor.....pelo que mais uma vez não leve a mal o adjectivo por mim empregue..!!!

Grande abraço.... :)
:thumbupleft: aceito sempre a críticas de quem aprecia como eu a história e as moedas e nunca ficarei melindrado por observações construtivas, mas mantenho sempre a defesa dos meus valores sem que isso possa representar um mau estar. O meus sinceros cumprimentos caro ilustre e espero que possamos continuar a partilhar muitos momentos de puro prazer cultural.
"Quod erat demonstrandum"

paulj
Reinado D.Filipe III
Mensagens: 774
Registado: quarta mai 15, 2013 2:30 am

Re: Meio Real Preto D. Afonso V será do Porto?

#10 Mensagem por paulj » quarta jul 05, 2017 1:54 am

O meu do Porto.
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.

Responder

Voltar para “D. Afonso V”