Fórum Numismática

Lugar de convívio de colecionadores de moedas, notas e outros artigos
Data/Hora: sexta nov 16, 2018 2:50 pm

Hora UTC

Criar Novo Tópico  Responder a este Tópico  [ 20 mensagens ]  Ir para a página 1 2 Próximo
Autor Mensagem
MensagemEnviado: terça jul 04, 2017 4:34 pm 
Desligado
Reinado D.Sancho I

Registado: terça mar 28, 2017 8:00 pm
Caros ilustres, dado o estado lastimável em que a moeda se encontra tenho sérias dificuldades em identificar se é do Porto, mas usando alguma imaginação e dado o espaçamento das letras da legenda ser muito grande, imagino que seja do porto. Aguardo as vossas opiniões.

Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.

MensagemEnviado: terça jul 04, 2017 6:30 pm 
Desligado
Reinado D.Manuel II

Registado: segunda jan 09, 2017 4:51 pm
Está um bocado ruim....será preferível tentar arranjar um exemplar melhor

Por acaso ainda ontem subi uma destas do Porto ao meu blog, queira ver para comparação...

https://ceitis.wordpress.com/2017/07/03 ... v-porto-2/

Se o espaçamento das letras da legenda for alargado pode que seja do Porto, porque pela simples vista da letra monetária não me convence, já que acho que o P destas moedas é um L com uma semi circunferência em cima.....ou se quiser ao contrario, o L é um P sem a dita bolinha....

Para mim estes meios reais do Porto são mais uma moeda subestimada no AG......em 3 ou 4 anos ainda só vi 3 em mão e duas estão no meu blog (atenção falei na minha mão)....enquanto que das de Lisboa tenho mais de 15 seguramente, por aqui espalhadas

Abraço

https://ceitis.wordpress.com/

MensagemEnviado: terça jul 04, 2017 7:05 pm 
Desligado
Reinado D.Sancho I

Segue uma foto menos ampliada onde se consegue ver melhor o que parece um P

MensagemEnviado: terça jul 04, 2017 7:11 pm 
Desligado
Reinado D.Sancho I

luisc Escreveu:
Está um bocado ruim....será preferível tentar arranjar um exemplar melhor

Por acaso ainda ontem subi uma destas do Porto ao meu blog, queira ver para comparação...

https://ceitis.wordpress.com/2017/07/03 ... v-porto-2/

Se o espaçamento das letras da legenda for alargado pode que seja do Porto, porque pela simples vista da letra monetária não me convence, já que acho que o P destas moedas é um L com uma semi circunferência em cima.....ou se quiser ao contrario, o L é um P sem a dita bolinha....

Para mim estes meios reais do Porto são mais uma moeda subestimada no AG......em 3 ou 4 anos ainda só vi 3 em mão e duas estão no meu blog (atenção falei na minha mão)....enquanto que das de Lisboa tenho mais de 15 seguramente, por aqui espalhadas

Abraço

Em comparação com a sua será claramente um P dado a parte superior arredondado do suposto L com o meio circulo.

MensagemEnviado: terça jul 04, 2017 7:21 pm 
Desligado
Reinado D.Manuel II

Sim estava mesmo agora a comparar com os de Lisboa que por aqui tenho, e parece-me que sim....assemelha-se mais ao P

Até porque o traço horizontal do suposto L não tem aquela "ponta" ao fim virada para cima que caracteriza os de Lisboa...

Mas certeza...será complicado

abraço...

MensagemEnviado: terça jul 04, 2017 8:42 pm 
Desligado
Reinado D.Sancho I

Caro Luisc, tem letra monetária e parece mais um P que um L mas certeza também não a tenho, o que importa é o bocado de história que tem traços mais do que suficientes para ser identificado como moeda e sem qualquer dúvida do reinado D. Afonso V. É um Meio real Preto de D. Afonso V sem ser necessário apelar à criatividade. Com consideração apenas quero dizer mais uma coisa, de ruim nada tem até porque a qualidade nem sequer está em causa, mas é de lamentar que esteja neste estado porque o desejável era estar melhor. Mas para algo com 579 anos até que está muito bem e isso é de facto algo de muito valor, esteja a moeda como estiver não deixa de ser um artigo com uma importância histórica no mínimo interessante. Com toda a consideração cordiais cumprimentos.

MensagemEnviado: terça jul 04, 2017 9:27 pm 
Desligado
Reinado D.Afonso III

Registado: sexta abr 11, 2014 7:07 am
Em cima estão três de lisboa, duas com letra monetária, à esquerda, e uma sem letra monetária, à direita. Em baixo duas do Porto. Com letra, à esquerda. Sem letra, à direita. Talvez ajude para fazer a comparação. O estilo do "A" parece de facto do Porto e a letra parece ser o "P" uncial, mas sem certezas... não se percebe o afastamento das legendas... talvez em mão se veja melhor. As do Porto são de facto mais escassas. Nesta, é só pena o estado, mas até haver melhor, preferível que não ter nenhuma.
Imagem
image hosting

MensagemEnviado: terça jul 04, 2017 9:47 pm 
Desligado
Reinado D.Manuel II

..ehehe. :D

Caro amigo fernanrei, não leve tão a serio eu ter empregado a palavra "ruim" na sua moeda, mas foi a palavra que me saiu ao ver o estado de conservação....que aliás digo-lhe muito sinceramente tenho aqui dezenas em estado semelhante ou muito pior...entre ceitis, dinheiros e moedas até Sebastião enfim....chapas e mais chapas, mas daqui não saem desde que se consiga pelo menos saber do que se trata... :D

Se existe pessoas que gostam mais de história do que das moedas em si, esse alguém sou eu.....Dito por outras palavras gosto das moedas pelo que representam em termos de História e cada peça tem o seu significado e valor.....pelo que mais uma vez não leve a mal o adjectivo por mim empregue..!!!

Grande abraço.... :)

MensagemEnviado: terça jul 04, 2017 9:57 pm 
Desligado
Reinado D.Sancho I

luisc Escreveu:
..ehehe. :D

Caro amigo fernanrei, não leve tão a serio eu ter empregado a palavra "ruim" na sua moeda, mas foi a palavra que me saiu ao ver o estado de conservação....que aliás digo-lhe muito sinceramente tenho aqui dezenas em estado semelhante ou muito pior...entre ceitis, dinheiros e moedas até Sebastião enfim....chapas e mais chapas, mas daqui não saem desde que se consiga pelo menos saber do que se trata... :D

Se existe pessoas que gostam mais de história do que das moedas em si, esse alguém sou eu.....Dito por outras palavras gosto das moedas pelo que representam em termos de História e cada peça tem o seu significado e valor.....pelo que mais uma vez não leve a mal o adjectivo por mim empregue..!!!

Grande abraço.... :)

:thumbupleft: aceito sempre a críticas de quem aprecia como eu a história e as moedas e nunca ficarei melindrado por observações construtivas, mas mantenho sempre a defesa dos meus valores sem que isso possa representar um mau estar. O meus sinceros cumprimentos caro ilustre e espero que possamos continuar a partilhar muitos momentos de puro prazer cultural.

MensagemEnviado: quarta jul 05, 2017 1:54 am 
Desligado
Reinado D.João VI

Registado: quarta mai 15, 2013 2:30 am
O meu do Porto.

Criar Novo Tópico  Responder a este Tópico  [ 20 mensagens ]  Ir para a página 1 2 Próximo

Hora UTC

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes

Criar Tópicos: Proibido
Responder Tópicos: Proibido
Editar Mensagens: Proibido
Apagar Mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Pesquisar por:
Ir para:  
Desenvolvido por phpBB® Forum Software © phpBB Limited
Traduzido por: phpBB Portugal