Cotrim Afonso V XRF

Responder
Mensagem
Autor
RuiFB
Reinado D.Afonso III
Mensagens: 1784
Registado: sábado nov 06, 2004 12:18 am

Cotrim Afonso V XRF

#1 Mensagem por RuiFB » sexta set 08, 2017 7:34 pm

Imagem
Imagem

A foto não saiu bem, depois meto uma melhor.

Apontava mais para um dinheiro de lei, afinal tem 1,25 dinheiros, um mãos largas o nosso Afonso V. :D
Branqueado como normal com Arsénio.



Avatar do Utilizador
fernanrei
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 11012
Registado: terça mar 28, 2017 8:00 pm

Re: Cotrim Afonso V XRF

#2 Mensagem por fernanrei » sexta set 08, 2017 7:52 pm

O Nosso Afonso V tinha fartura de prata e ouro, daí a sua enorme adoração pela cunhagem de moedas fartas nesses metais. D. João I e D. Duarte arrumaram as contas da Coroa e D. Afonso V aproveitou para deixar bem patente a sua marca monetária, e a aventura Africana também deverá ter dado alguns frutos económicos :dance:
"Quod erat demonstrandum"

Avatar do Utilizador
numisiuris
Reinado D.Sancho I
Mensagens: 2526
Registado: sexta abr 11, 2014 7:07 am

Re: Cotrim Afonso V XRF

#3 Mensagem por numisiuris » sábado set 09, 2017 6:21 pm

Há duas fases no reinado de Afonso V. A primeira é a da regência do infante D. Pedro. É curioso que D. Pedro, antes de ser regente, aconselhava D. Duarte a emitir espécies de boa liga. Existe uma carta escrita pelo próprio, quando estava em Bruges, nesse sentido. Mas a verdade é que, chegado à regência, inflectiu as suas ideias. Percebeu se calhar que se batesse espécies de boa liga as moedas seriam rapidamente drenadas. Tenho um estudo sobre chinfrões praticamente concluído, suspenso apenas por algumas questões. Mais uma semana e está cá fora. Falo lá nesta questão. Depois hei-de atacar o cotrim. Mas com mais calma, porque é uma moeda muito mais escassa do que se pensa. Não tenho mais que 40 fotos...

Avatar do Utilizador
fernanrei
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 11012
Registado: terça mar 28, 2017 8:00 pm

Re: Cotrim Afonso V XRF

#4 Mensagem por fernanrei » sábado set 09, 2017 11:27 pm

numisiuris Escreveu:Há duas fases no reinado de Afonso V. A primeira é a da regência do infante D. Pedro. É curioso que D. Pedro, antes de ser regente, aconselhava D. Duarte a emitir espécies de boa liga. Existe uma carta escrita pelo próprio, quando estava em Bruges, nesse sentido. Mas a verdade é que, chegado à regência, inflectiu as suas ideias. Percebeu se calhar que se batesse espécies de boa liga as moedas seriam rapidamente drenadas. Tenho um estudo sobre chinfrões praticamente concluído, suspenso apenas por algumas questões. Mais uma semana e está cá fora. Falo lá nesta questão. Depois hei-de atacar o cotrim. Mas com mais calma, porque é uma moeda muito mais escassa do que se pensa. Não tenho mais que 40 fotos...
Venha lá esse trabalho meu caro, o pessoal agradece... :thumbupleft:
"Quod erat demonstrandum"

paulj
Reinado D.Filipe III
Mensagens: 774
Registado: quarta mai 15, 2013 2:30 am

Re: Cotrim Afonso V XRF

#5 Mensagem por paulj » domingo set 10, 2017 12:19 am

numisiuris Escreveu:Há duas fases no reinado de Afonso V. A primeira é a da regência do infante D. Pedro. É curioso que D. Pedro, antes de ser regente, aconselhava D. Duarte a emitir espécies de boa liga. Existe uma carta escrita pelo próprio, quando estava em Bruges, nesse sentido. Mas a verdade é que, chegado à regência, inflectiu as suas ideias. Percebeu se calhar que se batesse espécies de boa liga as moedas seriam rapidamente drenadas. Tenho um estudo sobre chinfrões praticamente concluído, suspenso apenas por algumas questões. Mais uma semana e está cá fora. Falo lá nesta questão. Depois hei-de atacar o cotrim. Mas com mais calma, porque é uma moeda muito mais escassa do que se pensa. Não tenho mais que 40 fotos...
Acho que todos os apaixonados de moedas esperam ansiosamente por este trabalho, espero que a seguir apareça o D. João I; até que enfim que aparecem estudos como os seus e os do RuiFB, onde se começa a sistematizar com alguma lógica este reinado tão apaixonante.

Responder

Voltar para “D. Afonso V”