Espadim

Moderadores: palves, LMACHADO, numisiuris, crislaine, Jacinto Silva, Praça, Moderador de Honra

luisc
Reinado D.Manuel II
Registado: segunda jan 09, 2017 4:51 pm

Espadim

Mensagempor luisc » segunda set 25, 2017 12:47 pm

Saiu-me na rifa .....

Completamente incrustado só ao fim de uma metódica limpeza consegui perceber de que moeda se tratava, e claro, dei uns pulos :erofl:

Parece ser de bolhão muito rico e de Lisboa

Fotos não saíram bem, mas com o adiantado da hora ontem não deu para mais...

Para quem não tinha nenhum creio que está bem bom :D

Imagem

Mmatos
Reinado D.Afonso VI
Registado: segunda nov 08, 2004 4:35 pm
Contacto:

Re: Espadim

Mensagempor Mmatos » segunda set 25, 2017 12:54 pm

Bastante bom. Quem me dera, pois aqui ainda não mora nenhum.

numisiuris
Reinado D.Afonso IV
Registado: sexta abr 11, 2014 7:07 am

Mensagempor numisiuris » segunda set 25, 2017 1:48 pm

Está muito jeitoso. Agora é deixar passar o tempo e acabará por ficar uma maravilha. :)

Mmatos
Reinado D.Afonso VI
Contacto:

Mensagempor Mmatos » segunda set 25, 2017 3:20 pm

luisc Escreveu:...
Completamente incrustado só ao fim de uma metódica limpeza consegui perceber de que moeda se tratava...

Já agora, para aprendermos, como foi efectuada a limpeza ?

luisc
Reinado D.Manuel II

Mensagempor luisc » segunda set 25, 2017 4:06 pm

É como faço sempre com este tipo de incrustação que aparece aqui....até porque esta moeda apareceu junto de uns ceitis e inicialmente pensei que também fosse porque não se via prateado nenhum, nem detalhes alguns a excepção da ponta do punho da Adaga

Electrolise muitooo controlada.. :D .!!...ou seja não é meter aquilo a torrar e ir beber uma imperial ..., não se pode sair de perto e a cada sessão de 4 ou 5 minutos dar uma leve esfregadela com um pano e verificar a evolução da coisa, assim se não gostar da evolução ou se ver que a coisa começa a correr mal logo de inicio ainda vou a tempo de salvar a moeda. Isto com um transformador de 24v, menos do que isso a moeda estará lá muito mais tempo. No caso particular desta moeda logo que a maior parte das incrustações saltou levou mais uns minutos e o resto amolecido já saltou com um palito, depois como o resultado ainda não estava como eu queria usei a técnica do açúcar :erofl: ...ou seja um bocado de açúcar no dedos molhados e uma muito leve esfregadela na moeda.

De referir o seguinte aspecto, não se deverá tentar a electrolise com todo o tipo de sujidade, porque no inicio por experiência própria estraguei algumas moedas....!!...isto deve ser usado se a moeda estiver toda incrustada com um material mais duro, caso a incrustação seja só de um lado não convém usar isto ou a electrolise come a porcaria de um lado e o metal da moeda no outro... :angry: ...como nunca gostei do resultado obtido com mergulhar moedas incrustadas em óleos e afins por uma eternidade comecei a explorar este método

Não tirei fotos do antes porque sinceramente pensei que era mais um ceitil e só a meio da electrolise percebi que era outra coisa.

Amanhã vou tirar umas fotos melhores com luz natural para colocar no blog

Nota: Não pretendo ensinar ninguém, isto é apenas uma partilha das minhas experiências....

Abraço

Mmatos
Reinado D.Afonso VI
Contacto:

Mensagempor Mmatos » segunda set 25, 2017 5:14 pm

Obrigado pelos ensinamentos. Estamos a fugir um pouco para o lado das discussões sobre limpezas, mas penso ser útil para todos. Tenho um exemplar que precisava de alguma limpeza, mas tenho um certo receio:

maluco.jpg
maluco1.jpg
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.

RubenGMelo
Reinado D.Filipe II
Registado: domingo ago 04, 2013 11:09 pm

Mensagempor RubenGMelo » segunda set 25, 2017 5:22 pm

Belo achado caro luis parabéns!
Cumprimentos,

Ruben Melo

Megaleilões: https://megaleiloes.pt/RubenGM/loja

luisc
Reinado D.Manuel II

Mensagempor luisc » segunda set 25, 2017 5:37 pm

Pois isto das limpezas tem que se lhe diga...Por norma só faço nos seguintes casos como exemplo

- Ceitis ou outras com terra incrustada mas que normalmente sai com um palito, ou em casos de terra um pouco mais dura um dremel com a ponta de pelo macio, mas rijo o suficiente para tirar a terra (muito usado em inglaterra em romanas) mas tem de ser com bom "olho" para não chegar à moeda

- A técnica do açúcar custumo usar em bolhões que note estarem estáveis debaixo da sujidade... se por acaso se se justificar

- Moedas cujas incrustações estão tão firmes e duras que não há agua morna nem palito nem dremel que lhe valha, uso a electrolise.

A titulo de exemplo quando comecei a juntar moedas comecei por colocar esses casos difíceis em óleo de amêndoas, óleo de motor, gasóleo, wd40 e sei lá mais o que.... :erofl: ...e algumas delas passado 2 anos no molho pouco ou nada melhoraram, sendo que algumas só descobri o que eram com a electrolise passados 2 anos no molho... :erofl: ....podia estragar a moeda,,,,,é certo...mas de que me serve uma moeda eternamente se não sei o que é? :D

Se der uma vista de olhos no meu blog só algumas levaram dose de electrolise porque não tive outro remédio.

No caso da moeda que apresenta seguramente a electrolise vai deixar a moeda toda esburacada..!!!!....nessa eu não tentava, porque não tem incrustações que o justifiquem

Talvez nessa resulte a imersão prolongada em algum óleo ....vai ficar é negra..!!!

abraço

fernanrei
Reinado D.Sancho II
Registado: terça mar 28, 2017 8:00 pm

Mensagempor fernanrei » terça set 26, 2017 9:52 am

Para primeiro espadim está mais que bom, pessoalmente ainda ando a ver se me calha algum que para já basta que esteja aceitável...
:D FMMRei :D

luisc
Reinado D.Manuel II

Mensagempor luisc » terça set 26, 2017 6:10 pm

Também vai para algum tempo que desejava ter uma moeda destas....faz-me lembrar as medalhas militares

Será que o reverso das medalhas de comportamento exemplar foi desenhado tendo estes espadins por inspiração??? :think:

Na descrição da medalha aparece isto

REVERSO: reserva delimitada por quatro lúnulas, carregada de um escudo com cinco quinas postas em cruz, encimando uma mão dextra de guerreiro medieval, que segura uma chave, com a argola para a dextra e o palhetão para cima, e uma espada antiga, com o punho para a sinistra, postas em faixa; rodeando a reserva, a legenda «PORTUGUESES NOS FEITOS E NA LEALDADE», em letras de tipo elzevir, maiúsculas; tudo circundado de duas vergônteas de louro, frutadas, atadas nos topos proximais com um laço largo

Desconheço a descrição heráldica do espadim mas creio ter lido algo sobre Africa....

Imagem

Imagem

Voltar para “D. Afonso V”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante