1/2 real preto - Que legenda é esta ?

Responder
Mensagem
Autor
Avatar do Utilizador
Mmatos
Reinado D.Afonso V
Mensagens: 1215
Registado: segunda nov 08, 2004 4:35 pm
Localização: Lisboa/Caxias

1/2 real preto - Que legenda é esta ?

#1 Mensagem por Mmatos » sexta dez 01, 2017 8:22 pm

Chegou ao meu poder este exemplar de meio real de D. Afonso V e ao tentar referenciar a variante pelo catálogo A. Gomes, tenho dúvidas em relação à legenda do reverso. A do anverso será ALFQ REX PORTU e a do reverso deveria ser ADIVTORIVM NOST (ref. A5 02.03), mas parece-me que a última letra é um S. Será que falta o T e ficou só NOS ??
A5.02.03 a.JPG
A5.02.03 b.JPG
(clicar para ampliar)
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.
Última edição por Mmatos em domingo fev 03, 2019 1:46 pm, editado 1 vez no total.



Avatar do Utilizador
fernanrei
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 11031
Registado: terça mar 28, 2017 8:00 pm

Re: 1/2 real preto - Que legenda é esta ?

#2 Mensagem por fernanrei » sexta dez 01, 2017 9:16 pm

:think: digamos que é um assunto que requer alguma pesquisa caro ilustre, mas entre tantos estudiosos de certo algum terá uma resposta..
"Quod erat demonstrandum"

euoutravez
Reinado D.Henrique
Mensagens: 988
Registado: quarta mar 19, 2014 1:27 am

Re: 1/2 real preto - Que legenda é esta ?

#3 Mensagem por euoutravez » sexta dez 01, 2017 10:45 pm

Bela moedinha :)

Eu leio:

ALFQ . RX . PO (...) / ADITORIUM NS

Avatar do Utilizador
Mmatos
Reinado D.Afonso V
Mensagens: 1215
Registado: segunda nov 08, 2004 4:35 pm
Localização: Lisboa/Caxias

Re: 1/2 real preto - Que legenda é esta ?

#4 Mensagem por Mmatos » sábado dez 02, 2017 12:29 am

euoutravez Escreveu: Eu leio:

ALFQ . RX . PO (...) / ADITORIUM NS
Quem percebe da "poda" é assim... agora até eu consigo entender (ou decifrar) melhor o que lá está. :) Obrigado !

euoutravez
Reinado D.Henrique
Mensagens: 988
Registado: quarta mar 19, 2014 1:27 am

Re: 1/2 real preto - Que legenda é esta ?

#5 Mensagem por euoutravez » sábado dez 02, 2017 11:53 am

Estas legendas por vezes são complicadas porque o T é de base redonda e confunde-se com o O quando a moeda apresenta desgaste, além disso apresentam a forma U em vez do habitual V que é bem mais fácil de identificar. A juntar a isso a habitual falta de algumas letras, as imensas variantes e principalmente o desgaste com que costumam aparecer não ajudam á festa :(

Acrescentar só que esta variante faz parte da primeira levada de cunhagens logo no início da regência de D. Pedro e apresentam bastantes vezes um sinal oculto que aparece por vezes, mas não sempre, á esquerda da letra. Neste exemplar, devido ao problema de cunhagem não é possível saber se o teria ou não. Ainda assim, das grandes variantes, é a que aparece menos, não sendo uma moeda escassa. É daquelas em que o estado de conservacão será o mais importante e neste exemplar o amigo Matos ficou bastante bem servido :)

Responder

Voltar para “D. Afonso V”