Espadim do Porto - dúvidas na legenda

Responder
Mensagem
Autor
Avatar do Utilizador
Mmatos
Reinado D.Afonso V
Mensagens: 1215
Registado: segunda nov 08, 2004 4:35 pm
Localização: Lisboa/Caxias

Espadim do Porto - dúvidas na legenda

#1 Mensagem por Mmatos » sexta dez 29, 2017 3:13 pm

Para classificar este tipo de moedas dava jeito um livro como o "Moedas de D. Fernando" de Mário Gomes Marques, pois com o AG não vamos muito longe. Este exemplar parece-me que não está mau de todo, principalmente o reverso, onde se situa a figuração que dá o nome à moeda, está ainda bastante bonito. O anverso é que está em pior estado. No reverso dá para ver perfeitamente que a moeda é proveniente da Casa da Moeda do Porto, pois a letra monetária P está bem visível. O A está ladeado por pontos e na legenda é que tenho dúvidas, pois pelo que o AG nos diz deveria ser ALFO REIS : PORTVGAL : E e parece-me ser ɅLFO : REIS PORTVGɅL : FɅ ou . No anverso a legenda está mais ilegível, mas o que está ainda visível parece-me que bate quase certo com o AG: ɅDIUTORI . nOS : QUI . FECI, excepto talvez nos separadores da legenda, que em vez de serem dois pontos, parecem ser apenas um e a seguir a ɅDIUTORI penso estar lá mais uma letra.
Agradeço opiniões. :1zhelp:
177_0644red.JPG
177_0634red.JPG
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.
Última edição por Mmatos em sábado dez 30, 2017 12:07 am, editado 1 vez no total.



Avatar do Utilizador
numisiuris
Reinado D.Sancho I
Mensagens: 2526
Registado: sexta abr 11, 2014 7:07 am

Re: Espadim do Porto - dúvidas na legenda

#2 Mensagem por numisiuris » sexta dez 29, 2017 4:42 pm

Boas Mário. Sempre difíceis estes espadins do porto. O ag está uma vergonha nestas moedas. Nas cunhagens do porto de d. Afonso v a legenda adivtorivm, fórmula de lisboa, é sistematicamente substituída pela legenda aivtorivm. Nesta parece—me ler aivtoriv nos. Já quanto ao reverso, se é alfo ou alfq, não sei muito bem. Alfq deveria significar a abreviatura de alfonsvs quinti. Em algumas moedas vê—se que o q é diferente do o de portugali, mas nesta não ha grande base de comparação, a não ser com a outra face. Repara que o o termina fechado na base, ao passo que o q tem uma pequena abertura. Nesta deverá ser alf (q/o) reis portvgai e a. Cheia de erros de legenda, portanto. :)

Responder

Voltar para “D. Afonso V”