vintém D. João III

Responder
Mensagem
Autor
jdickson
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 3136
Registado: domingo dez 12, 2010 10:27 pm

vintém D. João III

#1 Mensagem por jdickson » segunda dez 08, 2014 12:37 am

Vivam

Adquiri um vintém de D. João III (ainda não o recebi) e posto aqui as fotos do vendedor, porque a minha máquina avariou.
Tenho dúvidas sobre a classificação AG porque:
1- Ou me parece uma variante do 36.03(AG 2013) em que no reverso em vez de IOANES III: R: PO é IOANES III: R: POR, ou
2-Trata-se do 36.04 (reverso sem arco de círculo), pois o arco de círculo típico é bem definido, envolve completamente o escudo e rodeia o escudo por fora da coroa; ora o esboço de círculo que se vê neste exemplar é bastante fino, não parece ser contínuo e envolve a coroa por dentro, ou seja, separa o escudo da coroa. Por estas razões penso que não deve ser considerado um "verdadeiro arco de círculo" e nesse caso seria então a referência 36.04 em todo o seu esplendor, até porque nessa referência o reverso acaba em "POR", tal como este exemplar que aqui posto.
Qual a vossa opinião?

Imagem
Imagem



Alfonsvs
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 4357
Registado: segunda abr 04, 2005 11:31 am
Localização: Barcelos - Portugal

Re: vintém D. João III

#2 Mensagem por Alfonsvs » segunda dez 08, 2014 2:52 pm

Viva
É uma excelente moeda e melhor que a do catálogo ! É sem dúvida a 36.04
Nas primeira edições do Alberto Gomes, desde 1988, esta moeda estava apenas inserida no grupo "IOANES III" agora ao acrescentaram as legendas não repararam na legenda do reverso, que mesmo na fotografia do catálogo dá para ler o curioso erro ...PORO
Que bem que esse vintém ficava na minha coleção! :)
José Matos

jdickson
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 3136
Registado: domingo dez 12, 2010 10:27 pm

Re: vintém D. João III

#3 Mensagem por jdickson » segunda dez 08, 2014 5:22 pm

Obrigado, caro Matos. Também reparei que o "O" a mais está igualmente presente no exemplar do AG, mas se nem este se referia à sua presença... :think: :think: :think:
Temos, de facto, de assumir uma atitude crítica descomplexada! :thumbs:

Responder

Voltar para “D. João III”