3 Reais D. João III 13.02 A.G. ?

Mensagem
Autor
Avatar do Utilizador
fernanrei
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 11012
Registado: terça mar 28, 2017 8:00 pm

3 Reais D. João III 13.02 A.G. ?

#1 Mensagem por fernanrei » sábado mai 27, 2017 10:40 am

Caros ilustres, quero partilhar aqui fotos deste exemplar que tenho pronto para ser incluído no lote das moedas mais reservadas. Gostaria de contar com as vossas opiniões para poder tomar uma decisão mais acertada, dado que estou a requalificar o referido álbum. Que opinião têm em relação ao estado de preservação, raridade e interesse numismático? Cumprimentos.
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.


"Quod erat demonstrandum"

Avatar do Utilizador
numisiuris
Reinado D.Sancho I
Mensagens: 2526
Registado: sexta abr 11, 2014 7:07 am

Re: 3 Reais D. João III 13.02 A.G. ?

#2 Mensagem por numisiuris » domingo mai 28, 2017 12:31 am

É uma bonita moeda de D. João III. Não quero sequer saber a referência dela. O AG, no início, diz as várias formas como as iniciais do rei e o numeral estão dispostos, com os respectivos pontos. Ou seja, identifica tipologias. E depois, em vez de ordenar por tipologia, ordena por legenda, ou distingue por legenda, ou o raio que o valha... Para a manual não dá para fazer isto, nem isto serve para muito, acho eu...

Avatar do Utilizador
José Gomes
Reinado D.Afonso II
Mensagens: 2282
Registado: quinta jun 16, 2011 5:05 pm
Localização: Pernambuco, Brasil

Re: 3 Reais D. João III 13.02 A.G. ?

#3 Mensagem por José Gomes » domingo mai 28, 2017 2:04 am

Olá, boa noite.

EC muito acima da média.

Por aqui aparecem, de vez em quando, mas, com um aspecto muito gasto.

Perfeitamente colecionável entre as mais reservadas, com certeza.

Gomes.

Avatar do Utilizador
palves
Reinado D.Afonso II
Mensagens: 2259
Registado: segunda jan 11, 2010 11:02 am

Re: 3 Reais D. João III 13.02 A.G. ?

#4 Mensagem por palves » domingo mai 28, 2017 7:58 am

Muito acima da média. Ando há uns anos a tentar arranjar uma boa, mas como sou um forreta do caraças ela teima em não aparecer. Parabéns!

jdickson
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 3136
Registado: domingo dez 12, 2010 10:27 pm

Re: 3 Reais D. João III 13.02 A.G. ?

#5 Mensagem por jdickson » domingo mai 28, 2017 10:29 am

A moeda em questão está bonita, acima da média e tem uma patine muito atraente; parece-me que esteve algum tempo imersa ou em contacto com algo que lhe provocou uma perda de definição que não terá sido desgaste puro, pois a metade inferior de ambas as faces está com as legendas bastante menos perceptíveis e com uma espécie de rugosidade que me leva a concluir pelo que acima afirmo.

Em relação às que tenho, tenho 2 exemplares interessantes há alguns anos e comprei esta há pouco tempo, que está muito equilibrada, mas também tenho outra num estado absolutamente espantoso e que enviei para certificar apenas por curiosidade e ainda não veio.

ImagemImagem

Avatar do Utilizador
José Gomes
Reinado D.Afonso II
Mensagens: 2282
Registado: quinta jun 16, 2011 5:05 pm
Localização: Pernambuco, Brasil

Re: 3 Reais D. João III 13.02 A.G. ?

#6 Mensagem por José Gomes » domingo mai 28, 2017 11:21 am

Olá, bom dia.

Eis a minha, guardada com muito carinho:

ImagemImagem

Avatar do Utilizador
fernanrei
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 11012
Registado: terça mar 28, 2017 8:00 pm

Re: 3 Reais D. João III 13.02 A.G. ?

#7 Mensagem por fernanrei » domingo mai 28, 2017 1:06 pm

jdickson Escreveu:A moeda em questão está bonita, acima da média e tem uma patine muito atraente; parece-me que esteve algum tempo imersa ou em contacto com algo que lhe provocou uma perda de definição que não terá sido desgaste puro, pois a metade inferior de ambas as faces está com as legendas bastante menos perceptíveis e com uma espécie de rugosidade que me leva a concluir pelo que acima afirmo.

Em relação às que tenho, tenho 2 exemplares interessantes há alguns anos e comprei esta há pouco tempo, que está muito equilibrada, mas também tenho outra num estado absolutamente espantoso e que enviei para certificar apenas por curiosidade e ainda não veio.

ImagemImagem
Boa tarde caro ilustre. Concordo plenamente consigo em tudo o que disse, pelos sinais que a moeda apresenta tudo leva a crer que esteve exposta a um elemento muito corrosivo, a meu ver água do mar ou talvez um solo ácido. Independentemente desse facto acho muito atraente a pátine que apresenta, por isso, mesmo que tenha ficado sem alguma definição ganhou um aspecto muito interessante. Cumprimentos.
"Quod erat demonstrandum"

Avatar do Utilizador
fernanrei
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 11012
Registado: terça mar 28, 2017 8:00 pm

Re: 3 Reais D. João III 13.02 A.G. ?

#8 Mensagem por fernanrei » domingo mai 28, 2017 1:09 pm

José Gomes Escreveu:Olá, boa noite.

EC muito acima da média.

Por aqui aparecem, de vez em quando, mas, com um aspecto muito gasto.

Perfeitamente colecionável entre as mais reservadas, com certeza.

Gomes.
Muito agradecido pelo seu comentário caro ilustre, é sempre bom contar com a opinião de pessoas mais experientes.
"Quod erat demonstrandum"

Avatar do Utilizador
fernanrei
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 11012
Registado: terça mar 28, 2017 8:00 pm

Re: 3 Reais D. João III 13.02 A.G. ?

#9 Mensagem por fernanrei » domingo mai 28, 2017 1:12 pm

palves Escreveu:Muito acima da média. Ando há uns anos a tentar arranjar uma boa, mas como sou um forreta do caraças ela teima em não aparecer. Parabéns!
Caro ilustre, acredito que o senhor seja uma pessoa que sabe esperar pela melhor oportunidade. Brevemente terá o seu momento e garantidamente encontrará a moeda que espera e merece. Cumprimentos.
"Quod erat demonstrandum"

Avatar do Utilizador
fernanrei
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 11012
Registado: terça mar 28, 2017 8:00 pm

Re: 3 Reais D. João III 13.02 A.G. ?

#10 Mensagem por fernanrei » domingo mai 28, 2017 1:15 pm

José Gomes Escreveu:Olá, bom dia.

Eis a minha, guardada com muito carinho:

ImagemImagem
Boa tarde caro ilustre. A sua moeda também está muito bonita, parabéns.
"Quod erat demonstrandum"

Responder

Voltar para “D. João III”