Tostão de Sebastião com erro na legenda

Moderadores: palves, LMACHADO, numisiuris, crislaine, Jacinto Silva, Praça, Moderador de Honra

Mensagem
Autor
alpinojuan
Reinado D.Pedro V
Registado: sexta jun 07, 2019 10:03 pm

Tostão de Sebastião com erro na legenda

#1 Mensagem por alpinojuan » quinta nov 07, 2019 8:03 pm

Boa noite amigos

Hoje trago um tostão que comprei recentemente e que achei bastante curioso.
Trata-se de um tostão com um certo charme e num EC que considero aceitável, mas o que realmente me fascinou é o erro na legenda, pois falta o I na palavra SEBASTIANVS.

Dados da moeda:

PORTUGETAL sem pontos

ANV: SEBASTANVS:I:REX:PORTUGETAL
REV: IN HOC SIGNO : VINCES

peso: 7,57gr
diâmetro: 28-30mm

Estava inclinado para a referência AG 2007 - 50.12, contudo, no reverso a separação é por : o que difere da dita referência.

Para já ainda não a identifiquei a 100%, pois com este erro e estas características não encontrei semelhante.
Deixo aqui esta moedita para que possam dar as vossas opiniões.

Cordialmente
Juan Santos
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.
Última edição por alpinojuan em domingo nov 10, 2019 11:09 am, editado 1 vez no total.

Cordialmente
Juan Santos

Mmatos
Reinado D.Henrique
Registado: segunda nov 08, 2004 4:35 pm

Re: Tostão com erro na legenda

#2 Mensagem por Mmatos » quinta nov 07, 2019 8:20 pm

Interessante descoberta. A minha dúvida é se falta o I ou será que é o T a faltar (SEBASIANVS). Bem sei que se vê aquilo que parecem as extremidades da parte de cima do T, mas o travessão superior do T não está completo enquanto que a parte superior das letras da legenda, nessa zona, estão todas bem visíveis. Acho que o abridor de cunho, ao ver que se enganou, quis transformar uma letra em duas, sendo I e T ao mesmo tempo (um dois em um...).

Monge
Reinado D.Sancho II
Registado: quinta abr 26, 2012 10:59 pm

#3 Mensagem por Monge » quinta nov 07, 2019 9:27 pm

Eu deixava-a ficar no 50.12 e acrescentava-lhe um "v" por ser uma variante.
Acho que o Alberto Gomes exagerou nas referências: -Parece que queria ter uma por cada cunho. O tipo 50, de que agora falamos, tem 32 referências, e isto antes de haver internet. Imaginem só se o catálogo tivesse sido feito agora...

O "v" aparece com imensa frequência nas moedas a martelo pois é impossível catalogar tudo.

José Gomes
Reinado D.Afonso II
Registado: quinta jun 16, 2011 5:05 pm

#4 Mensagem por José Gomes » sexta nov 08, 2019 1:21 am

Olá, boa noite.

Pelo visto é mais uma inédita.

Parabéns, é de fato uma descoberta. E das boas!

alpinojuan
Reinado D.Pedro V

#5 Mensagem por alpinojuan » sexta nov 08, 2019 9:45 am

Mmatos Escreveu:
quinta nov 07, 2019 8:20 pm
Interessante descoberta. A minha dúvida é se falta o I ou será que é o T a faltar (SEBASIANVS). Bem sei que se vê aquilo que parecem as extremidades da parte de cima do T, mas o travessão superior do T não está completo enquanto que a parte superior das letras da legenda, nessa zona, estão todas bem visíveis. Acho que o abridor de cunho, ao ver que se enganou, quis transformar uma letra em duas, sendo I e T ao mesmo tempo (um dois em um...).
Caro Mmatos uma boa questão a que levanta, e neste momento ao olhar para o erro fiquei com a sua dúvida. Agora se foi uma correcção deliberada do abridor então ainda é mais curioso pois o erro terá sido detetado mas deixou-se passar. Moedita curiosa com um detalhe que acaba por a diferenciar.
Obrigado pela partilha.
Monge Escreveu:
quinta nov 07, 2019 9:27 pm
Acho que o Alberto Gomes exagerou nas referências: -Parece que queria ter uma por cada cunho. O tipo 50, de que agora falamos, tem 32 referências, e isto antes de haver internet. Imaginem só se o catálogo tivesse sido feito agora...

O "v" aparece com imensa frequência nas moedas a martelo pois é impossível catalogar tudo.
Caro Monge é de facto uma panóplia de referências que nunca mais acabam, e com variações que são pequenas. Para alguém como eu, que tem meia dúzia de meses de moedas marteladas, estas nuances e variações sem fim, acabam por criar muita confusão, olho para o AG como uma bíblia pois os meus conhecimentos não dão para mais, mas de facto é difícil e acima de tudo confuso. O caminho é longo, com o tempo de certeza que me vou habituar a isto.
José Gomes Escreveu:
sexta nov 08, 2019 1:21 am
Olá, boa noite.

Caro José Gomes
Curiosamente tenho varias moedas de referências inéditas, não que ande à caça dessas moedas, vou tendo a "sorte" de me caírem nas mãos. Este por exemplo, veio num lote de 4 tostões que comprei e que apenas vi que era "diferente" quando comecei a estudar o lote que havia comprado, pois aquilo que inicialmente tinha despertado interesse era o facto de ser PORTUGETAL sem pontos. Acho que tive sorte.
Obrigado pelos parabéns.

Cordialmente
Juan Santos
Cordialmente
Juan Santos

NVMVS
Reinado D.João VI
Registado: segunda out 29, 2018 1:38 pm

#6 Mensagem por NVMVS » sexta nov 08, 2019 10:11 am

Parabéns pela excelente moeda. Estes tostões de Sebastião são muito bonitos. Quanto ao erro e como já disseram é variante do que está catalogado. Eu sou crítico da classificação do AG porque classificar as moedas por legendas e dar-lhe um preço não me parece de todo razoável. Que fundamento está por detrás de uma ser mais rara que outra? Os aspectos tipológicos e não as legendas é que deviam ser utilizados. Isto iria resultar numa diminuição significativa das referências o que facilitaria a vida a todos. Não quero com isto dizer que não apareçam as legendas. Devem ser colocadas, mas não como distinção principal de referências.
Cumprimentos
Diogo

José Gomes
Reinado D.Afonso II
Registado: quinta jun 16, 2011 5:05 pm

#7 Mensagem por José Gomes » sexta nov 08, 2019 6:01 pm

alpinojuan Escreveu:
sexta nov 08, 2019 9:45 am
Mmatos Escreveu:
Caro Mmatos uma boa questão a que levanta, e neste momento ao olhar para o erro fiquei com a sua dúvida. Agora se foi uma correcção deliberada do abridor então ainda é mais curioso pois o erro terá sido detetado mas deixou-se passar. Moedita curiosa com um detalhe que acaba por a diferenciar.
Obrigado pela partilha.
Monge Escreveu:

Caro Monge é de facto uma panóplia de referências que nunca mais acabam, e com variações que são pequenas. Para alguém como eu, que tem meia dúzia de meses de moedas marteladas, estas nuances e variações sem fim, acabam por criar muita confusão, olho para o AG como uma bíblia pois os meus conhecimentos não dão para mais, mas de facto é difícil e acima de tudo confuso. O caminho é longo, com o tempo de certeza que me vou habituar a isto.
José Gomes Escreveu:
Olá, boa noite.

Caro José Gomes
Curiosamente tenho varias moedas de referências inéditas, não que ande à caça dessas moedas, vou tendo a "sorte" de me caírem nas mãos. Este por exemplo, veio num lote de 4 tostões que comprei e que apenas vi que era "diferente" quando comecei a estudar o lote que havia comprado, pois aquilo que inicialmente tinha despertado interesse era o facto de ser PORTUGETAL sem pontos. Acho que tive sorte.
Obrigado pelos parabéns.

Cordialmente
Juan Santos
Olá, boa tarde.

Quando decidi entrar na busca por moedas, digamos, melhores, vi que a sorte conta, e muito. Para bom ou para ruim, a sorte conta.
Ouvi um boato que na Ilha de Itamaracá apareciam, eventualmente moedas antigas, e fiquei na dúvida de ir ou não verificar.
Quando resolvi, cheguei alguns dias atrasado em relação a um achado fantástico: uma peça legítima de 12 Florins, de ouro, de 1654.

Então, nesse ramo a sorte conta. Mas, tive um prêmio de consolação: uma moedona de 10 Reais de Dom Sebastião I, já apresentada aqui, acho que em 2011.

Então, boa sorte a você nas suas aquisições e pesquisas.

Gomes.

alpinojuan
Reinado D.Pedro V

#8 Mensagem por alpinojuan » sexta nov 08, 2019 7:24 pm

NVMVS Escreveu:
sexta nov 08, 2019 10:11 am
Parabéns pela excelente moeda. Estes tostões de Sebastião são muito bonitos. Quanto ao erro e como já disseram é variante do que está catalogado. Eu sou crítico da classificação do AG porque classificar as moedas por legendas e dar-lhe um preço não me parece de todo razoável. Que fundamento está por detrás de uma ser mais rara que outra? Os aspectos tipológicos e não as legendas é que deviam ser utilizados. Isto iria resultar numa diminuição significativa das referências o que facilitaria a vida a todos. Não quero com isto dizer que não apareçam as legendas. Devem ser colocadas, mas não como distinção principal de referências.
Amigo Diogo obrigado pelas palavras. Quando os conhecimentos são limitados, como no meu caso, precisamos de referências e até de preços, confesso que costumo orientar-me com as cotações do AG, mas nem sempre elas estão em linha com o mercado. É de facto confuso, mas na minha opinião é bem melhor que não ter nada, isto na óptica de quem não percebe nada disto, com o tempo e o acumular de experiências talvez venha a ter outra opinião, neste momento sou meio refém do AG.

José Gomes Escreveu:
sexta nov 08, 2019 6:01 pm
alpinojuan Escreveu:
sexta nov 08, 2019 9:45 am
Mmatos Escreveu:
Obrigado pela partilha.
Monge Escreveu:

José Gomes Escreveu:
Olá, boa noite.

Caro José Gomes
Obrigado pelos parabéns.

Cordialmente
Juan Santos
Olá, boa tarde.

Quando decidi entrar na busca por moedas, digamos, melhores, vi que a sorte conta, e muito. Para bom ou para ruim, a sorte conta.
Ouvi um boato que na Ilha de Itamaracá apareciam, eventualmente moedas antigas, e fiquei na dúvida de ir ou não verificar.
Quando resolvi, cheguei alguns dias atrasado em relação a um achado fantástico: uma peça legítima de 12 Florins, de ouro, de 1654.

Então, nesse ramo a sorte conta. Mas, tive um prêmio de consolação: uma moedona de 10 Reais de Dom Sebastião I, já apresentada aqui, acho que em 2011.

Então, boa sorte a você nas suas aquisições e pesquisas.

Gomes.
Caro José Gomes

Considero que tenho tido sorte, também não tenho uma visão negativa da vida, por isso tudo o vem é lucro, talvez por isso considere que tenho sorte.
Espero continuar a ter esta sorte.
Vou ver esse matacão de Sebastião I, é uma peça que gostava de ter na minha coleção de Sebastião, e a seu tempo ela vai aparecer. Com paciência tudo aparece.

Cordialmente
Juan Santos
Cordialmente
Juan Santos

NVMVS
Reinado D.João VI
Registado: segunda out 29, 2018 1:38 pm

#9 Mensagem por NVMVS » sexta nov 08, 2019 7:39 pm

Amigo Diogo obrigado pelas palavras. Quando os conhecimentos são limitados, como no meu caso, precisamos de referências e até de preços, confesso que costumo orientar-me com as cotações do AG, mas nem sempre elas estão em linha com o mercado. É de facto confuso, mas na minha opinião é bem melhor que não ter nada, isto na óptica de quem não percebe nada disto, com o tempo e o acumular de experiências talvez venha a ter outra opinião, neste momento sou meio refém do AG.
Não me expressei bem talvez. Eu sou a favor de preços mas em aspetos tipológicos e não de legendas. A exemplo do que se tentou fazer no AG em D. Fernando em algumas espécies (aspectos tipológicos e no fim as legendas que se encontraram)
Cumprimentos
Diogo

alpinojuan
Reinado D.Pedro V

#10 Mensagem por alpinojuan » sexta nov 08, 2019 7:58 pm

NVMVS Escreveu:
sexta nov 08, 2019 7:39 pm
Não me expressei bem talvez. Eu sou a favor de preços mas em aspetos tipológicos e não de legendas. A exemplo do que se tentou fazer no AG em D. Fernando em algumas espécies (aspectos tipológicos e no fim as legendas que se encontraram)
Amigo Diogo, talvez não tenha entendido bem, peço desculpa. Acho os preços uma boa orientação, mas em muitos casos é mesmo só uma orientação pois o mercado é algo dinâmico e independente. Percebo a questão da raridade, é difícil perceber as cotações.

Nos aspetos tipológicos poderá ter razão, mas para quem começa é sempre uma tendência tentar encontrar a exata referência, é tipo uma segurança de quem não percebe nada, tenho mesmo esse vício e passo horas a olhar para o catálogo para cima e para baixo a tentar encaixar a moeda numa referência, o que nem sempre acontece e acaba por ser uma frustação.
Dos poucos meses que levo disto, já lido melhor quando não encontro a exata referência, quando encontro uma não catalogada tenho aquele orgulho especial de ter uma moeda especial, uma parvoíce mas acaba por ser um prazer a dobrar.

Cordialmente
Juan Santos
Cordialmente
Juan Santos

Responder

Voltar para “D. Sebastião I”