Tostão D. Sebastião C/ Cruz de Aviz

Moderadores: palves, LMACHADO, numisiuris, crislaine, Jacinto Silva, Praça, Moderador de Honra

José Almeida
Reinado D.Afonso II
Registado: quinta mar 13, 2008 1:02 am
Localização: Maia / Porto - Sócio ANP Nº 1976 & Sócio SPN Nº 3592
Contacto:

Tostão D. Sebastião C/ Cruz de Aviz

Mensagempor José Almeida » segunda out 20, 2014 9:11 pm

Boa noite a todos,

Partindo das características deste tostão e com base na experiência de observação que tenho vindo a desenvolver ao longo dos últimos anos, tudo me leva a crer que este é um excelente exemplar. No entanto, o método que aplico é sempre passível a erros.
Quaisquer opiniões relativas à sua autenticidade são bem-vindas. Caso alguém precise do peso ou diâmetro, envio por mp.

Imagem
Compro moedas, medalhas, notas, postais, selos etc . Contactos 914127863 / josealporto@hotmail.com

https://megaleiloes.pt/Josephus1967/loja - https://www.facebook.com/JoseAlmeidaNumismatica/

RuiFB
Reinado D.Sancho I
Registado: sábado nov 06, 2004 12:18 am

Re: Tostão D. Sebastião C/ Cruz de Aviz

Mensagempor RuiFB » segunda out 20, 2014 9:43 pm

Tens que mandar para a América para os homens assinarem, os homens lá é que sabem :beer:

Agora a sério...pareceu bem quando o Amorim apresentou e continua a parecer :think:

José Almeida
Reinado D.Afonso II
Registado: quinta mar 13, 2008 1:02 am
Localização: Maia / Porto - Sócio ANP Nº 1976 & Sócio SPN Nº 3592
Contacto:

Mensagempor José Almeida » terça out 21, 2014 12:54 am

RuiFB Escreveu:Tens que mandar para a América para os homens assinarem, os homens lá é que sabem :beer:

Agora a sério...pareceu bem quando o Amorim apresentou e continua a parecer :think:

Nada muda pelo fato de a moeda ter mudado de mãos.

Já agora aqui fica o link do Amorim Mora viewtopic.php?f=4&t=106026&p=795994#p795994
Compro moedas, medalhas, notas, postais, selos etc . Contactos 914127863 / josealporto@hotmail.com

https://megaleiloes.pt/Josephus1967/loja - https://www.facebook.com/JoseAlmeidaNumismatica/

RuiFB
Reinado D.Sancho I
Registado: sábado nov 06, 2004 12:18 am

Mensagempor RuiFB » terça out 21, 2014 1:21 am

:beer: Não é linear, mudar de mãos, implica mudança de filosofia...Mas não vamos discutir isso, cada um tem a sua.

Acho que não deves colocar aqui o diâmetro e o peso por motivos óbvios.

A lei anterior é ainda aplicada por D. Catarina.

Com a ajuda do TA:
Em 27 de Junho de 1558 muda o tipo dos 1/2 tostões e tostões para a cruz de Cristo e o vintém muda do tipo XX para o S coroado, conforme ordenança documentada, aqui se baixa também o preço da prata. O Tostão com a cruz de Avis fica com o espaço de 1 ano, 1 mês e uns dias para ser batido. D. Sebastião tinha 4 anos. Quem tinha trocou por moeda com mais peso em prata, a antiga deve ter ido quase toda para o fogo, os estados de conservação têm que ser na maioria dos casos elevados, conforme o exemplar em questão.
Curiosamente o AG está errado, pois a lei de 22 de Abril de 1570 apenas aumenta os custos de senhoriagem no marco amoedado de 60 para 80 reais.

Quanto ao peso teórico, do marco amoedado, ou da prata de 11d. de lei e considerando o marco de Lisboa por estarmos após a uniformização das medidas de D. Manuel e contando 60 reais para a produção, igualando por introspecção à ordenança posterior:

(100*229,50)/(2660) = 8,63g o que vem no AG (8,8g) não conta com os custos de produção...

Por saírem poucas moedas do marco, estes pesos são relativamente estáveis, considerando o desgaste nulo e computando apenas as perdas por sulfetização e uma esfregadela com os dedos, um pano, ou escova macia, considera-se uma perda de uma décima ou duas.

Agora na prática: nesta emissão de vinténs, meio tostão e tostão, olha-se logo para o "R" que tem um enquadramento muito específico. No que tenho visto de coisas estranhas, os gajos baralham isto tudo.
Para mim tudo enquadra na moeda :think: Se for uma brincadeira, tiro o chapéu ao artista e tenho que arrumar o estojo de uma vez por todas. :asdf:

----
Off-topic:

Em jeito de brincadeira, fica "certificado", com enquadramento numismático, no outro tópico o amigo Jacinto até colocou a legenda, assim escusa um dia de ir para dentro de uma caixa :batman: Por duas "mines" e um pires de tremoço também assino.
Desculpa a brincadeira que é por demais injusta num tópico que devia trazer só numismática, agora a minha cruzada é contra os caixões, essas coisas se pegam vão-nos fazer a todos mais ignorantes, menos numismatas e menos responsáveis :( Fora da matemática, não existem verdades absolutas, as coisas evoluem, o que hoje é, amanhã pode não ser, a terra era quadrada, hoje é redonda.
Os Americas têm para lá umas lupas hi-tech, mas nós por cá temos vasta bibliografia e muito frango virado ao longo dos séculos :pt: :pt: :pt:

Jacinto Silva
Reinado D.Sancho I
Registado: quarta mai 23, 2007 3:01 pm

Mensagempor Jacinto Silva » terça out 21, 2014 2:29 pm

Viva

Em termos gerais, o estilo parece correto!
O reverso é igual ao da ref.ª 40.01 AG2013, diria que do mesmo cunho, com a particularidade de ter sofrido “ressalto da cunhagem”.

Parece-me uma boa moeda!

:beer:

amorim mora
Reinado D.João I
Registado: quinta out 02, 2008 7:40 pm
Contacto:

Mensagempor amorim mora » quarta out 22, 2014 10:18 am

Jacinto Silva Escreveu:Viva

Em termos gerais, o estilo parece correto!
O reverso é igual ao da ref.ª 40.01 AG2013, diria que do mesmo cunho, com a particularidade de ter sofrido “ressalto da cunhagem”.

Parece-me uma boa moeda!

:beer:

Amigo Jacinto e claro que e boa fui eu que encontrei :beer:
A menina estava deitada entre as pedras ,em cima do barro com 10 cm de agua por cima , nem foi necessario a tecnologia . :D

Abraço

Voltar para “D. Sebastião I”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante