Fórum Numismática

Lugar de convívio de colecionadores de moedas, notas e outros artigos
Data/Hora: terça ago 21, 2018 7:39 am

Hora UTC

Criar Novo Tópico  Este Tópico está bloqueado. Não pode editar mensagens ou responder.  [ 41 mensagens ]  Ir para a página 1 2 3 4 5 Próximo
Autor Mensagem
MensagemEnviado: quarta jul 25, 2018 10:22 pm 
Desligado
Reinado D.Manuel II

Registado: quarta dez 19, 2012 11:31 pm
Ceitil D.Sebastião

Boa noite

Esta moeda foi vendida por mim,a uma determinada pessoa,moeda esta, após alguns estudos científicos,foi-me devolvida por a mesma ser restaurada(falsa),sera que a ciência é assim tão irregular?Ou será a inveja uma doença sem cura?
Agradeço a vossa opinião.

Imagem

TLM-968067020 - freanumis@gmail.com - site - WWW.FREANUMIS.COM

MensagemEnviado: quinta jul 26, 2018 2:16 am 
Desligado
Reinado D.Afonso IV

Registado: sexta abr 11, 2014 7:07 am
FREANUMIS Escreveu:
Ceitil D.Sebastião

Boa noite

Esta moeda foi vendida por mim,a uma determinada pessoa,moeda esta, após alguns estudos científicos,foi-me devolvida por a mesma ser restaurada(falsa),sera que a ciência é assim tão irregular?Ou será a inveja uma doença sem cura?
Agradeço a vossa opinião.

Imagem

Caro José Pinto,

Visto que o presente post parece ser uma denúncia de alguma situação menos correcta, talvez fizesse sentido explicar:

*O título do post e o motivo porque foi escolhido;
*A pessoa ou instituição que fez o estudo ciêntífico de que fala;
*A metodologia que determinou a conclusão do referido estudo.

Simultaneamente, e visto que é vendedor de moedas e deverá estar habilitado, por via de conhecimentos qualificados, a comprovar e verificar a autenticidade das moedas que vende, talvez fizesse também sentido deixar aqui o seu laudo (fundamentado) acerca da idoneidade da moeda que conosco partilha.

Quanto ao ceitil em questão, visto que não colecciono ceitis (pouco percebo deles) e nunca o tive nas mãos, infelizmente não lhe posso adiantar mais nada, pelo que esperemos que os nossos colegas, entendidos em ceitis, se pronunciem acerca do mesmo.

MensagemEnviado: quinta jul 26, 2018 9:10 am 
Desligado
Reinado D.Pedro I

Registado: quinta abr 26, 2012 10:59 pm
Também não percebi o que é que a Rita e o Alexandre, que não conheço, têm a ver com o Ceitil.

Quando ao dito Ceitil: -Se me aparecesse à venda e o preço fosse aceitável comprava. Mas isto sou eu que até já enfiei uns quantos barretes.

Devido ao alerta de possível falsificação, começo a ver (ou inventar) pormenores que não gosto:

1- A GRAVAÇÃO.
Uma moeda com relevos tão nítidos tem certamente pouco desgaste. Então porque é que as arestas de todos os elementos das moeda estão arredondadas? Não se veêm arestas vivas. Será que o gravador tinha todos os punções já rombos?
2-O ASPECTO GERAL
A moeda apresenta um aspecto geral muito empastado característico das moedas fundidas.

Como disse o Iuri mais atrás, era bom sabermos a origem da moeda e termos acesso ao relatório do estudo ciêntífico para assim tirar melhores conclusões.

MensagemEnviado: quinta jul 26, 2018 12:53 pm 
Desligado
Reinado D.Afonso Henriques

Registado: sexta nov 05, 2004 9:55 pm
Não compreendo o post e creio que o autor também não compreende exactamente aquilo que diz (aliás, se compreendesse não se expunha desta maneira tão ingénua).

Nestas coisas, ou se mantém uma opinião fundamentada e refere-se exactamente o que é que foi posto em causa, ou então não é nada. Zero informação, zero conhecimento. Apenas insinuações ocas citando insinuações igualmente ocas.

A moeda é boa ou não é boa? É restaurada ou é falsa (na sua opinião parece que é a mesma coisa)?
Porque raio uma devolução privada tem que ser exposta aqui com a adjectivação (e é sempre odiosa, nestes casos) de "ciência"? No fundo, o que é isto e para que é isto?

Também aproveito para desabafar... é frustrante ver, ano após ano, que o maior impedimento ao conhecimento é simplesmente a indisponibilidade para querer saber mais, o rancor e a falta de abertura de espírito.

MensagemEnviado: quinta jul 26, 2018 1:58 pm 
Desligado

Registado: terça jul 26, 2011 2:04 pm
é frustrante ver, ano após ano, que o maior impedimento ao conhecimento é simplesmente a indisponibilidade para querer saber mais, o rancor e a falta de abertura de espírito. :clap3:
Quanto ao post,com efeito está muito dificil de entender,muito confuso :think:
Foi certificada antes ou depois de ter sido vendida?
Se é restaurada então não é falsa

Última edição por carlos47 em quinta jul 26, 2018 3:26 pm, editado 1 vez no total.

MensagemEnviado: quinta jul 26, 2018 3:19 pm 
Desligado
Reinado D.Afonso II

Registado: terça mar 28, 2017 8:00 pm
Cumprimentos a todos os ilustres. para começar, não faço juízos de valor e como tal, vou-me limitar apenas à minha opinião pessoal. Não gosto da moeda porque tem os relevos muito esbatidos com traços demasiado largos, tem empastelamento a mais no campo e a tonalidade avermelhada da liga indicia manipulação. Quanto a mim, o desgaste da moeda não está mesmo nada bem distribuído, facto que pode não provar o que seja, mas é estranho e gera muitas dúvidas. Eu, mesmo sem dados científicos não pegava nessa moeda, mas lá está, a minha opinião vale o que vale e só em negócios pessoais é que poderá ter influência. :thumbupleft:

MensagemEnviado: quinta jul 26, 2018 3:29 pm 
Desligado

Registado: sexta nov 05, 2004 10:15 pm
Conhecemos a moeda que é o importante. Discutamos a moeda.
Pouco me importa quem sejam a Rita, o Alexandre, o invejoso ou o ganancioso. :think:

MensagemEnviado: quinta jul 26, 2018 3:46 pm 
Desligado
Reinado D.Filipe I

Registado: domingo ago 04, 2013 11:09 pm
Pois vamos discutir a moeda!

Coloco as seguintes questões, qual foi a empresa certificadora? Não terá sido arrependimento do comprador, e deu esta desculpa (com ou sem fundamento)? Quais são os estudos científicos referidos?

Ruben Melo

Megaleilões: https://megaleiloes.pt/RubenGM/loja

MensagemEnviado: quinta jul 26, 2018 4:49 pm 
Desligado
Reinado D.Sancho I

Registado: domingo dez 12, 2010 10:27 pm
Não percebo nada de ceitis.
Dito isto:
1. A empresa certificadora é a NGC, pois é possível reconhecer o logotipo no papel mostrado. Esta empresa passou por algumas vergonhas, como ter certificado como bom um centavo de 1922 falso. Assumiu o erro, não sei o que aconteceu à moeda em questão e, coincidência ou não, o que se tem verificado com várias moedas desde então, é uma atitude de maior prudência, o que leva, por exemplo, a empresa a não certificar moedas das quais não há registo oficial da sua existência (como aconteceu recentemente comigo com um ensaio de cobre de uma moeda de 2500 escudos de Cabo verde, absolutamente verídica, mas da qual não existe um registo na INCM e ainda com outro ensaio de uma moeda da Albânia das quais existem muitas falsificações, não querendo a NGC correr qualquer risco).
A questão principal reside, então, no seguinte: uma certificação de uma empresa idónea como a NGC é suficiente para dar garantias sobre a veracidade de uma moeda?
A minha opinião é de que...não, não dá garantias absolutas mas é um factor fortemente a favor da genuinidade de uma moeda, sendo que essa genuinidade será mais provável se se tratar de uma cunhagem mecânica (o que não é o caso).
A minha atitude em relação a esta questão é a de mandar certificar moedas sobre as quais tenho dúvidas (apesar de ter, em relação a essas moedas, alguns dados que apontam para ser verdadeiras, caso contrário coloco-as logo de parte) e o veredicto, até agora foi, em 5 moedas batidas, 4 certificadas como boas.

2. As dúvidas levantadas sobre o estilo da moeda fazem algum sentido (caso do "empastamento" das letras, por exemplo), mas essa é uma lógica que se aplica a outro tipo de moedas e tenho muitas dúvidas que se possa aplicar a este caso. A verdade é que, pura e simplesmente, não sabemos qual o aspecto de um ceitil destes não circulado e isso pode fazer toda a diferença. Correndo o risco de me estar sempre a repetir, se não soubéssemos que o aspecto de um cobre de D. João PR NOVO é aquele, com uma falta de detalhes incrível, rapidamente classificaríamos todas as moedas com algum vestígio de circulação e sem brilho de cunhagem, como de MBC para baixo, o que seria uma injustiça. Portanto, o conhecimento do aspecto de uma moeda não circulada, dá-nos informações muito importantes para depois podermos avaliar adequadamente outros exemplares. E, em ceitis não circulados, ainda para mais de D. Sebastião, o que é que temos? Muito pouco, para não dizer rigorosamente nada...

3. Também acho que o teor "encriptado" do post não resulta. Parece mais um desabafo em tom de mensagem pessoal do que outra coisa.
Por isso, caro Pinto, se achares que este tema é uma mais valia para o fórum, explica melhor o que se passa, porque para além de ti e da outra pessoa envolvida, o resto do pessoal está a ver navios... :think:

MensagemEnviado: quinta jul 26, 2018 5:48 pm 
Desligado
Reinado D.Afonso V

Registado: domingo mai 06, 2007 9:59 am
Não percebo nada de Ceitis e lá está muito menos percebo o título e o conteúdo do post, mais um a ver navios... :asdf:

https://drive.google.com/file/d/0BydyGE ... p=drivesdk

Criar Novo Tópico  Este Tópico está bloqueado. Não pode editar mensagens ou responder.  [ 41 mensagens ]  Ir para a página 1 2 3 4 5 Próximo

Hora UTC

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes

Criar Tópicos: Proibido
Responder Tópicos: Proibido
Editar Mensagens: Proibido
Apagar Mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Pesquisar por:
Ir para:  
Desenvolvido por phpBB® Forum Software © phpBB Limited
Traduzido por: phpBB Portugal