Fórum Numismática

Lugar de convívio de colecionadores de moedas, notas e outros artigos
Data/Hora: quarta nov 14, 2018 8:30 am

Hora UTC

Criar Novo Tópico  Este Tópico está bloqueado. Não pode editar mensagens ou responder.  [ 41 mensagens ]  Ir para a página Anterior 1 2 3 4 5 Próximo
Autor Mensagem
MensagemEnviado: sexta jul 27, 2018 11:12 am 
Desligado
Reinado D.Manuel II

Registado: segunda mar 06, 2017 3:30 pm
Imagem

https://sites.google.com/site/moedamani ... ebastiao-i

É a mesma moeda correcto?

MensagemEnviado: sexta jul 27, 2018 12:37 pm 
Desligado
Reinado D.Filipe III

Registado: quarta mar 19, 2014 1:27 am
A minha opinião sobre este exemplar é bem conhecida e não vejo que o mesmo esteja encaixotado acrescente o que quer que seja ao assunto. A incompetência destas entidades em relacão a moeda medieval é bem conhecida e por vezes chega ao ponto de ser risível!

Eu deixo como sugestão pegar num qualquer ceitil de João III ou de Sebastião deste tipo, pois todos foram abertos pelas mesmas mãos. Depois aconselho a tentar imaginar como foi aberto, quais as linhas que foram abertas primeiro e quais foram abertas depois, Quais os elementos compostos e quais são independentes. Depois comparem a forma do castelo e finalmente comparem as descobertas com todos os exemplares que andam pela net (deverá ser fácil ter acesso a cerca de 40/50 exemplares) e depois de confirmarem que tudo é sistemático em todas menos nesta moeda tirem as vossas conclusões. A meu ver será extremamente fácil ver as diferencas e, mais que isso, ver a impossibilidade quer das formas, quer da lógica inerente de abertura do cunho. Enfim analisem o objecto e tirem as vossas conclusões..

Sendo mais generalista um dos grandes problemas na numismática em Portugal é o facto de muitos dos vendedores não distinguirem um ceitil de um botão! Ou seja, quem mais tem acesso aos objectos é quem menos percebe o que tem em mãos! O importante é estar a reluzir e parecer novinha, depois se é rara, se é boa, se é realmente um botão tem pouco interesse. Perdem dinheiro pois vendem moedas raras ao preco da banana e apanham barretes deste tipo, pois por vezes o que parece um ceitil é realmente um botão! Também excusavam de fazer figurinhas tipo esta e teriam certamente uma clientela mais confiante, mas como é mais fácil mandar encaixotar do que abrir um livro e analisar bases de dados tenho um forte pressentimento de que mais figurinhas serão expectáveis de futuro.

Cá estaremos para ver quem tem razão..

MensagemEnviado: sexta jul 27, 2018 1:09 pm 
Desligado
Reinado D.Afonso IV

Registado: quinta abr 26, 2012 10:59 pm
euoutravez Escreveu:
A minha opinião sobre este exemplar é bem conhecida e não vejo que o mesmo esteja encaixotado acrescente o que quer que seja ao assunto. A incompetência destas entidades em relacão a moeda medieval é bem conhecida e por vezes chega ao ponto de ser risível!

Eu deixo como sugestão pegar num qualquer ceitil de João III ou de Sebastião deste tipo, pois todos foram abertos pelas mesmas mãos. Depois aconselho a tentar imaginar como foi aberto, quais as linhas que foram abertas primeiro e quais foram abertas depois, Quais os elementos compostos e quais são independentes. Depois comparem a forma do castelo e finalmente comparem as descobertas com todos os exemplares que andam pela net (deverá ser fácil ter acesso a cerca de 40/50 exemplares) e depois de confirmarem que tudo é sistemático em todas menos nesta moeda tirem as vossas conclusões. A meu ver será extremamente fácil ver as diferencas e, mais que isso, ver a impossibilidade quer das formas, quer da lógica inerente de abertura do cunho. Enfim analisem o objecto e tirem as vossas conclusões..

Sendo mais generalista um dos grandes problemas na numismática em Portugal é o facto de muitos dos vendedores não distinguirem um ceitil de um botão! Ou seja, quem mais tem acesso aos objectos é quem menos percebe o que tem em mãos! O importante é estar a reluzir e parecer novinha, depois se é rara, se é boa, se é realmente um botão tem pouco interesse. Perdem dinheiro pois vendem moedas raras ao preco da banana e apanham barretes deste tipo, pois por vezes o que parece um ceitil é realmente um botão! Também excusavam de fazer figurinhas tipo esta e teriam certamente uma clientela mais confiante, mas como é mais fácil mandar encaixotar do que abrir um livro e analisar bases de dados tenho um forte pressentimento de que mais figurinhas serão expectáveis de futuro.

Cá estaremos para ver quem tem razão..

AMÉN

MensagemEnviado: sexta jul 27, 2018 1:37 pm 
Desligado
Reinado D.Sebastião

Registado: domingo ago 04, 2013 11:09 pm
Sou daqueles que estou a ver Navios... mas vou observando esta discussão.

Euoutravez, pelo seu post posso concluir que já tinha analisado a moeda? Pois refere que "A minha opinião sobre este exemplar é bem conhecida...", mas não existe nenhuma intervenção sua antes deste seu post .

Apartir do terceiro paragrafo concordo plenamente consigo meu caro. Mas tb permita-me dizer que ainda bem que muitos dos vendedores por vezes não sabem o que vendem!

Ruben Melo

Megaleilões: https://megaleiloes.pt/RubenGM/loja

MensagemEnviado: sexta jul 27, 2018 3:25 pm 
Desligado
Reinado D.Sancho I

Registado: terça mar 28, 2017 8:00 pm
E da moeda nada de pormenores :think:

MensagemEnviado: sexta jul 27, 2018 4:24 pm 
Desligado
Reinado D.Filipe III

Registado: quarta mar 19, 2014 1:27 am
fernanrei Escreveu:
E da moeda nada de pormenores :think:

Mais? Eu quase que escrevi um fluxograma de como avaliar a moeda... Cada um tem dois olhos e pode bem tirar as suas próprias conclusões. :)

RubenGMelo Escreveu:
Euoutravez, pelo seu post posso concluir que já tinha analisado a moeda? Pois refere que "A minha opinião sobre este exemplar é bem conhecida...", mas não existe nenhuma intervenção sua antes deste seu post .

Esta moeda já andou pelo fórum em várias ocasiões. Já foi debatida várias vezes..

MensagemEnviado: sexta jul 27, 2018 5:25 pm 
Desligado
Reinado D.Sebastião

Registado: domingo ago 04, 2013 11:09 pm
Não sabia caro euotravez!

Ruben Melo

Megaleilões: https://megaleiloes.pt/RubenGM/loja

MensagemEnviado: segunda jul 30, 2018 10:09 am 
Desligado
Reinado D.Maria II

Registado: segunda jun 30, 2008 6:29 pm
Bom dia a todos os intervenientes.
Vou tentar explicar o percurso da moeda:
- Moeda adquirida pelo meu amigo José Matos há 13 anos.
- Moeda/botão (pois não percebo nada de ceitis e outras demais) adquirida por mim há sensivelmente 1 ano ao meu amigo José Matos.
- Moeda vendida pelo meu amigo Pinto e posteriormente devolvida, pelo facto de ter sido considerada por alguém como falsa. Qual a base?. Não sei... Não me deram explicação. Aceitei a devolução como é normal, pois não quero ludibriar ninguém.
- Enviei a moeda para certificação e veio o resultado que puderam constatar. Alguns dirão "vale o que vale…"
Tem um problema, tenho que a devolver, pois a caixa partiu-se no transporte.

Em resumo:
Para mim a moeda é boa, pois confio na analise do meu amigo Matos e para a entidade certificadora também é boa, portanto, será para vender como tal e quem a comprar é que deverá fazer a sua análise e tirar as sus conclusões.

Obrigado e abraço
Carlos Pereira

MensagemEnviado: segunda jul 30, 2018 11:16 am 
Desligado
Reinado D.Sancho I

Registado: terça mar 28, 2017 8:00 pm
laram Escreveu:
Bom dia a todos os intervenientes.
Vou tentar explicar o percurso da moeda:
- Moeda adquirida pelo meu amigo José Matos há 13 anos.
- Moeda/botão (pois não percebo nada de ceitis e outras demais) adquirida por mim há sensivelmente 1 ano ao meu amigo José Matos.
- Moeda vendida pelo meu amigo Pinto e posteriormente devolvida, pelo facto de ter sido considerada por alguém como falsa. Qual a base?. Não sei... Não me deram explicação. Aceitei a devolução como é normal, pois não quero ludibriar ninguém.
- Enviei a moeda para certificação e veio o resultado que puderam constatar. Alguns dirão "vale o que vale…"
Tem um problema, tenho que a devolver, pois a caixa partiu-se no transporte.

Em resumo:
Para mim a moeda é boa, pois confio na analise do meu amigo Matos e para a entidade certificadora também é boa, portanto, será para vender como tal e quem a comprar é que deverá fazer a sua análise e tirar as sus conclusões.

Obrigado e abraço
Carlos Pereira

Boas caro ilustre. Peço imensa desculpa se estiver a ser indelicado, mas refere que a caixa da entidade certificadora partiu-se no transporte e eu tenho dúvidas de que isso seja possível, a não ser que o objeto tenha sido atropelado por algo extremamente pesado :think:. Uma das garantias comum a todas a certificadoras é precisamente a resistência das "caixas", se se confirma o que refere, essa certificadora está a vender gato por lebre, e isso quanto a mim, não é bom :fire:. Não sei se já reparou, mas aqui neste fórum foram abertos tópicos onde se abordou o tema dos "caixões" e a dificuldade que é partir essas caixas :think: . Se não é pedir muito, gostaria de ficar esclarecido em relação à causa da fratura da dita caixa, que mais não seja, para evitar que isso aconteça com moedas minhas :beer: .

MensagemEnviado: segunda jul 30, 2018 12:03 pm 
Desligado
Reinado D.Afonso Henriques

Registado: terça jul 26, 2011 2:04 pm
Antes de mais,seria conveniente e importante definir o partiu-se
Abriu-se?Estalou? A que ponto foi violada?

Criar Novo Tópico  Este Tópico está bloqueado. Não pode editar mensagens ou responder.  [ 41 mensagens ]  Ir para a página Anterior 1 2 3 4 5 Próximo

Hora UTC

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante

Criar Tópicos: Proibido
Responder Tópicos: Proibido
Editar Mensagens: Proibido
Apagar Mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Pesquisar por:
Ir para:  
Desenvolvido por phpBB® Forum Software © phpBB Limited
Traduzido por: phpBB Portugal