Tostão Sebastião - Duvidas
Moderadores: Praça, LMACHADO, palves, Jacinto Silva, crislaine, Moderador de Honra
-
- Reinado D.Maria I
- Registado: sexta jun 07, 2019 10:03 pm
Tostão Sebastião - Duvidas
Boa tarde caros amigos
Como sabem ando apaixonado pelas "moeditas" de D. Sebastião, comprei o meu primeiro tostão que chegou hoje e tenho andado já há uns dias a moer os miolos (porque não percebo nada disto) com o Alberto Gomes de 2007 e como não consigo concluir nada, peço a vossa ajuda no que toca a identificação e também a vossa opinião quanto ao seu estado de conservação.
A duvida está se é o 50.5 ou 50.12 (claro que poderá ser outro, dado a minha inexperiência, mas aponto baterias num destes dois). A diferença está:
50.5 - PORTUG:ETAL
50.12 - PORTUGETAL
incrivelmente está a falhar nessa zona a leitura, a vossa opinião é muito bem vinda, gostava de aprender mais sobre estas marteladas.
Grato pelas vossas repostas.
Com os melhores cumprimentos
Juan Santos
Como sabem ando apaixonado pelas "moeditas" de D. Sebastião, comprei o meu primeiro tostão que chegou hoje e tenho andado já há uns dias a moer os miolos (porque não percebo nada disto) com o Alberto Gomes de 2007 e como não consigo concluir nada, peço a vossa ajuda no que toca a identificação e também a vossa opinião quanto ao seu estado de conservação.
A duvida está se é o 50.5 ou 50.12 (claro que poderá ser outro, dado a minha inexperiência, mas aponto baterias num destes dois). A diferença está:
50.5 - PORTUG:ETAL
50.12 - PORTUGETAL
incrivelmente está a falhar nessa zona a leitura, a vossa opinião é muito bem vinda, gostava de aprender mais sobre estas marteladas.
Grato pelas vossas repostas.
Com os melhores cumprimentos
Juan Santos
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.
Re: Tostão Sebastião - Duvidas
Na minha opinião é PORTVGETAL (sem o separador : ). Penso que houve um pequeno ressalto durante a cunhagem, daí alguma sobreposição, mas de resto parece-me óptima.
MCarvalho
Completamente de acordo com a sua opinião.MCarvalho Escreveu:Na minha opinião é PORTVGETAL (sem o separador : ). Penso que houve um pequeno ressalto durante a cunhagem, daí alguma sobreposição, mas de resto parece-me óptima.

"Quod erat demonstrandum"
-
- Reinado D.Afonso II
- Registado: quinta mar 13, 2008 1:02 am
- Localização: Maia / Porto - Sócio ANP Nº 1976 & Sócio SPN Nº 3592
Pelos relevos é um MBC sem favores, excelente aquisição! Parabéns!
-
- Reinado D.Dinis
- Registado: domingo ago 04, 2013 11:09 pm
Parabéns pela aquisição caro Juan!
-
- Reinado D.Afonso IV
- Registado: quarta mai 27, 2009 9:33 pm
Para uma moeda de cunhagem manual atrevo_me a classificala como BELA
Cumprimentos
AMISTADE
AMISTADE
Não acho que chegue a Bela. Estou de acordo com o José Almeida, iria mais para MBC. A moeda circulou consideravelmente, o desgaste não é muito homogéneo, mas está bem marcado no escudo e sobretudo castelos.
MCarvalho
- silvio2
- Reinado D.Afonso Henriques
- Registado: sexta jun 28, 2013 4:10 pm
Excelente exemplar, amigo Juan.
Parabéns pela aquisição e obrigado, pela partilha.

Parabéns pela aquisição e obrigado, pela partilha.

Cumprimentos,
Sílvio Silva
Sílvio Silva
-
- Reinado D.Maria I
- Registado: sexta jun 07, 2019 10:03 pm
Obrigado a todos, os vossos comentários só alimentam ainda mais esta loucura.
Confesso que sou um completo atado neste mundo da numismática, mas estou tão entusiasmado que estou em pulgas para conseguir comprar a próxima.
Confesso que o MBC é superior ao que contava, pois a moeda parece algo "castigada".
Também vos comento, que não comprei a moeda pelo valor da AG-50.15(2007) mas de um tostão mais comum, isso também não era muito importante nesta fase inicial, mas acho que apenas tive sorte em ser uma moeda com cotação superior.
Fico muito feliz por estar a juntar estas "pequenitas" e de tão bons feedbacks da vossa parte.
De coração cheio
Cumprimentos
Juan Santos
Confesso que sou um completo atado neste mundo da numismática, mas estou tão entusiasmado que estou em pulgas para conseguir comprar a próxima.
Confesso que o MBC é superior ao que contava, pois a moeda parece algo "castigada".
Também vos comento, que não comprei a moeda pelo valor da AG-50.15(2007) mas de um tostão mais comum, isso também não era muito importante nesta fase inicial, mas acho que apenas tive sorte em ser uma moeda com cotação superior.
Fico muito feliz por estar a juntar estas "pequenitas" e de tão bons feedbacks da vossa parte.
De coração cheio
Cumprimentos
Juan Santos
No meu ponto de vista, o MBC é o estado de conservação que mais de enquadra na realidade do numisma, o que já é muito bom 

"Quod erat demonstrandum"