Real Sebastião - Perdido?

Moderadores: palves, LMACHADO, numisiuris, crislaine, Jacinto Silva, Praça, Moderador de Honra

Mensagem
Autor
alpinojuan
Reinado D.Luís
Registado: sexta jun 07, 2019 10:03 pm

Real Sebastião - Perdido?

#1 Mensagem por alpinojuan » segunda jul 15, 2019 6:34 pm

Boa noite amigos

Hoje trago um Real de Sebastião, talvez um real perdido.
O que acham o que devo fazer?

Já li e vi imensos vídeos sobre limpeza, mas uma moeda com quase 500 anos não lhe quero mexer sem primeiro saber o que realmente se pode fazer.
Já li aqui no fórum uma limpeza com mostarda mas em que o utilizador se arrependeu, já li sobre ketchup e videos no youtube com vinagre e sal são às dezenas, mas.....

O que posso fazer?
Ou não se pode/deve fazer nada?

Gostei daquele S, mas agora .....

As fotos foram muito difíceis de fazer, a moeda está toda verdinha e só mesmo com um determinado ângulo é que se nota alguma coisa. Espero que as fotos sejam suficientemente elucidativas para me poderem ajudar.

Cumprimentos
Juan Santos
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.

Cordialmente
Juan Santos

euoutravez
Reinado D.António
Registado: quarta mar 19, 2014 1:27 am

Re: Real Sebastião - Perdido?

#2 Mensagem por euoutravez » segunda jul 15, 2019 6:42 pm

A moeda está encapada com uma patine fabulosa. Qual é o objectivo de limpar?

MCarvalho
Reinado D.Afonso Henriques
Registado: sexta nov 05, 2004 9:55 pm

#3 Mensagem por MCarvalho » segunda jul 15, 2019 6:52 pm

Qualquer limpeza só iria prejudicar a moeda.
Ela beneficiaria de algum tipo de protecção (cera microcristalina, por exemplo; há quem use uma fina camada de vaselina, mas já li que isso pode ser prejudicial a médio prazo, por conter elementos corrosivos de petróleo).

Uma capa protectora como referi também faria realçar alguns detalhes.
MCarvalho

silvio2
Registado: sexta jun 28, 2013 4:10 pm

#4 Mensagem por silvio2 » segunda jul 15, 2019 6:55 pm

Amigo Juan, apesar do EC não ser dos melhores, ainda assim a moeda está perfeitamente identificável e coleccionável, claro. Penso que seja SE 13.01 (no AG de 2007).
Quanto a "limpezas" não sou o melhor conselheiro nessa matéria, confesso. Aguarde pela opinião dos mais entendidos ... ;)
Cumprimentos,
Sílvio Silva

alpinojuan
Reinado D.Luís

#5 Mensagem por alpinojuan » segunda jul 15, 2019 7:04 pm

euoutravez Escreveu:A moeda está encapada com uma patine fabulosa. Qual é o objectivo de limpar?
Amigo euoutravez

Sou novato nisto, e não sei distinguir oxidação e patine. Para mim seria oxidação, e o que andei a ver de reais apareciam em castanho.

Se vocês me dizem que não é para limpar eu digo AMÉM (e não limpo)

Deduzi que precisasse de uma limpeza, mas a minha falta de conhecimentos fez com que vos pedisse opinião, e pelo que já li ainda bem que perguntei.

Deixo aqui mais duas fotos, onde não estive com a preocupação de estudar qual o melhor ângulo, foi mesmo de frente e em frente de uma janela com luz do dia.

Obrigado pelas vossas opiniões.
Nesta fase inicial, tudo é novo tudo é mais difícil.

Cumprimentos
Juan Santos
Cordialmente
Juan Santos

Monge
Reinado D.Afonso III
Registado: quinta abr 26, 2012 10:59 pm

#6 Mensagem por Monge » segunda jul 15, 2019 7:11 pm

A moeda até está muito bonita e com o circulo exterior perolado completo.
O que falta deve-se a má gravação devida ao desgaste do cunho.
Eu não lhe tocava.

alpinojuan
Reinado D.Luís

#7 Mensagem por alpinojuan » segunda jul 15, 2019 7:23 pm

Monge Escreveu:A moeda até está muito bonita e com o circulo exterior perolado completo.
O que falta deve-se a má gravação devida ao desgaste do cunho.
Eu não lhe tocava.
Amigo Monge

Fico impressionado com os vossos conhecimentos. Impressionante: "círculo perolado completo" e "desgaste do cunho", vocês tem olhos de falcão. Eu a olhar para a coroa que não se via e as letras também. Vou voltar a ver Reais a ver o tal círculo perolado e outros detalhes em vez de olhar apenas para a coroa :asdf: :asdf: :asdf:

Obrigado, é que tenho mesmo que ganhar sensibilidade, ando a partir pedra mesmo dura!

Quanto à limpeza: Não será feita.

Cordialmente
Juan Santos
Cordialmente
Juan Santos

alpinojuan
Reinado D.Luís

#8 Mensagem por alpinojuan » segunda jul 15, 2019 7:27 pm

silvio2 Escreveu:Amigo Juan, apesar do EC não ser dos melhores, ainda assim a moeda está perfeitamente identificável e coleccionável, claro. Penso que seja SE 13.01 (no AG de 2007).
Quanto a "limpezas" não sou o melhor conselheiro nessa matéria, confesso. Aguarde pela opinião dos mais entendidos ... ;)
Amigo Sílvio

Por acaso andei a ver as classificações quando o recebi, mas como me pareceu um S vazado fiquei confuso e não encontrei correspondências. Será mais um não catalogado?

Cordialmente
Juan Santos
Cordialmente
Juan Santos

alpinojuan
Reinado D.Luís

#9 Mensagem por alpinojuan » segunda jul 15, 2019 7:57 pm

MCarvalho Escreveu:Qualquer limpeza só iria prejudicar a moeda.
Ela beneficiaria de algum tipo de protecção (cera microcristalina, por exemplo; há quem use uma fina camada de vaselina, mas já li que isso pode ser prejudicial a médio prazo, por conter elementos corrosivos de petróleo).

Uma capa protectora como referi também faria realçar alguns detalhes.
Amigo MCarvalho

A cera microcristalina que fala é a "renaissance wax", é que este produto tenho em casa :D :D mas não pensei nele.

Cordialmente
Juan Santos
Cordialmente
Juan Santos

MCarvalho
Registado: sexta nov 05, 2004 9:55 pm

#10 Mensagem por MCarvalho » segunda jul 15, 2019 8:03 pm

alpinojuan Escreveu:
silvio2 Escreveu:Amigo Juan, apesar do EC não ser dos melhores, ainda assim a moeda está perfeitamente identificável e coleccionável, claro. Penso que seja SE 13.01 (no AG de 2007).
Amigo Sílvio

Por acaso andei a ver as classificações quando o recebi, mas como me pareceu um S vazado fiquei confuso e não encontrei correspondências. Será mais um não catalogado?

Cordialmente
Juan Santos
É realmente uma variante da 13.01 precisamente por ter o S vazado. Seria uma 13.02 com indicação de S vazado...
A cunhagem manual é muito variável, os cunhos eram muitos e as conjugações são quase ilimitadas, sobretudo em moeda miúda, feita em grandes quantidades. O catálogo AG não segue um critério bem definido para estas cunhagens, confundindo tipos com variáveis.

Neste caso, o real será do II e último tipo, emitido pela Lei de 22 de Outubro de 1566 - S coroado e designação do monarca em quatro linhas no reversos. Esta emissão, a última de moedas de 1 real em Portugal, foi suspensa com a Lei de 3 de Março de 1568.
MCarvalho

Responder

Voltar para “D. Sebastião I”