Vintém Sebastião

Moderadores: palves, LMACHADO, numisiuris, crislaine, Jacinto Silva, Praça, Moderador de Honra

Responder
Mensagem
Autor
alpinojuan
Reinado D.Luís
Registado: sexta jun 07, 2019 10:03 pm

Vintém Sebastião

#1 Mensagem por alpinojuan » sexta jul 19, 2019 6:01 pm

Boa tarde amigos

Hoje trago um Vintém que comprei há uns dias, tenho estado a "estudo-lo", e a ressacar a compra.

O que acham que pode ser os pontos que estão um pouco por toda a moeda, mas em maior presença próximo do S.
Agradecia que pudessem "dissertar" sobre esses pontos, (será uma moeda fundida? assim sendo será falsa!). Tentei ver se as letras eram com arestas rectas ou arredondadas, e apesar de muitas delas parecer-me arredondadas há algumas rectas, não confio na minha sensibilidade por isso venho aqui pedir opinião.

Talvez o meu sebastião mais fraco até ao momento, há partes da legenda não legível.
Estava com o entusiasmo todo e comprei por impulso, mas já estou meio arrependido pois já vi outros à venda em muito melhor estado, apesar de muito mais caros (nestes casos fico meio desiludido, pois prefiro esperar e comprar uma melhor mais cara, do que uma pior mais barata. Aqui falhei, mas com o entusiasmo não refleti bem)

Seguem fotos para que me possam dar a vossa opinião.

Cumprimentos
Juan Santos
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.

Cordialmente
Juan Santos

silvio2
Reinado D.Afonso Henriques
Registado: sexta jun 28, 2013 4:10 pm

Re: Vintém Sebastião

#2 Mensagem por silvio2 » sexta jul 19, 2019 7:09 pm

Olá, amigo Juan
Acho a moeda interessante e com um EC bastante aceitável/coleccionável (talvez um Bc+/Mbc- ;) ).
Quanto aos "pontos" que refere, também me causam "alguma estranheza" porquanto não tenho conhecimentos para justificar a sua existência. :think:
Vamos aguardar por quem, mais entendido nesta matéria, se pronuncie e nos esclareça. :thumbupleft:
Cumprimentos,
Sílvio Silva

alpinojuan
Reinado D.Luís

#3 Mensagem por alpinojuan » sexta jul 19, 2019 8:58 pm

Amigo Sílvio, confesso que quando a comprei nem reparei nos pontos, agora é que me estão a fazer comichão.

Vamos aguardar a ver se alguém consegue deixar algumas pistas.

Cumprimentos
Juan Santos
Cordialmente
Juan Santos

numisiuris
Reinado D.Afonso II
Registado: sexta abr 11, 2014 7:07 am

#4 Mensagem por numisiuris » segunda jul 22, 2019 6:32 pm

Qual é o peso da moeda? Fotos do bordo? Ao toque parece menos densa? A textura do campo tem marcas de buril? Em princípio parece-me uma boa moeda. Inclino-me para que os pontos sejam sinal de corrosão ou empastamento do metal aquando da cunhagem.

alpinojuan
Reinado D.Luís

#5 Mensagem por alpinojuan » segunda jul 22, 2019 9:09 pm

numisiuris Escreveu:
segunda jul 22, 2019 6:32 pm
Qual é o peso da moeda? Fotos do bordo? Ao toque parece menos densa? A textura do campo tem marcas de buril? Em princípio parece-me uma boa moeda. Inclino-me para que os pontos sejam sinal de corrosão ou empastamento do metal aquando da cunhagem.
Boa noite

O peso da moeda são 1,56gr

O toque não sei distinguir o que me pergunta, sou novato nestas andanças, pelo que não tenho essa sensibilidade.
Marcas de buril também não sei o que são.

Deixo o peso e algumas fotos o melhor que consigo do bordo. Não sei se ajudam.

Cordialmente
Juan Santos
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.
Cordialmente
Juan Santos

numisiuris
Reinado D.Afonso II
Registado: sexta abr 11, 2014 7:07 am

#6 Mensagem por numisiuris » segunda jul 22, 2019 11:30 pm

O peso parece dentro dos limites. Sem fotos bem focadas e com alta qualidade, é muito difícil distrinçar fundições. Mas, como lhe disse, julgo que essa moeda é autêntica.

alpinojuan
Reinado D.Luís

#7 Mensagem por alpinojuan » terça jul 23, 2019 7:22 pm

Vou tentar arranjar uma forma de tirar fotos de melhor qualidade ao bordo.

Cordialmente
Juan Santos
Cordialmente
Juan Santos

fernanrei
Reinado D.Afonso Henriques
Registado: terça mar 28, 2017 8:00 pm

#8 Mensagem por fernanrei » terça jul 23, 2019 9:07 pm

Também estou convencido de que a moeda é genuína. Os pontos podem ser corrosão acumulada com alguma sujidade que não saíram durante a limpeza. :thumbupleft:
:D FMMRei :D

alpinojuan
Reinado D.Luís

#9 Mensagem por alpinojuan » terça jul 23, 2019 9:17 pm

fernanrei Escreveu:
terça jul 23, 2019 9:07 pm
Também estou convencido de que a moeda é genuína. Os pontos podem ser corrosão acumulada com alguma sujidade que não saíram durante a limpeza. :thumbupleft:
As minhas fotos são mesmo uma desgraça, mas até ao final do ano não vou ter hipótese de comprar uma lente macro para a máquina para melhor estas minhas interações convosco.
A moeda já a comprei assim, foi limpa antes de chegar às minhas mãos. Nas fotos não se nota, mas os pontos são mesmo metal e não sujidade que está agarrada. Comprei uma lupa no eBay mas aquilo é mais um pedaço de vidro que uma lupa, agora vou ter de ver se arranjo uma alternativa até que consiga ter uma lente macro.

Cordialmente
Juan Santos
Cordialmente
Juan Santos

Responder

Voltar para “D. Sebastião I”