V reais de D. Sebastião

Moderadores: palves, LMACHADO, numisiuris, crislaine, Jacinto Silva, Praça, Moderador de Honra

Mensagem
Autor
NVMVS
Reinado D.Pedro IV
Registado: segunda out 29, 2018 1:38 pm

V reais de D. Sebastião

#1 Mensagem por NVMVS » quarta jul 24, 2019 9:54 am

Para "animar" ainda mais a secção de D. Sebastião, deixo aqui um dos V reais que tenho na minha colecção.

Anverso: […] BASTIANVS:I:D:G:P:ET:ALGARBIORVM
Reverso: REX * SEXTVS * D[...]MVS;
Diâmetro: 30mm
Peso: 7,91g

O estado de conservação penso que seja superior ao que costuma aparecer. Apresenta muito pouco desgate. A razão por toda a legenda não estar visível está relacionada principalmente com a espessura irregular do disco que não permitiu a correcta cunhagem.

Comentários são bem-vindos :D
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.

Cumprimentos
Diogo

alpinojuan
Reinado D.Luís
Registado: sexta jun 07, 2019 10:03 pm

Re: V reais de D. Sebastião

#2 Mensagem por alpinojuan » quarta jul 24, 2019 10:29 am

Bom dia amigo Diogo

Cá está ela. uiiiii
Está mesmo muito bonita e num estado mesmo muito bom. Está bem superior à minha.
Noto uma diferença abismal no peso perante a minha, o V está com uma definição espetacular, adorei.

Fantástico, obrigado pela partilha. Agora a secção D Sebastião vai ficar animada :D :D :D

Cordialmente
Juan Santos
Cordialmente
Juan Santos

MCarvalho
Reinado D.Afonso Henriques
Registado: sexta nov 05, 2004 9:55 pm

#3 Mensagem por MCarvalho » quarta jul 24, 2019 11:36 am

Caro NVMVS, a moeda está muito acima da média. É um excelente exemplar, e por várias razões que passo a explicar:

Na década de 1560 houve um surto muito grande de derrama de moeda falsa em Portugal.

Vários falsários europeus tinham autênticas redes de produção de cobres portugueses falsos para introduzirem em Portugal, a partir dos portos navais. O cobre era barato e compensava fazê-lo, aliás, a lei de redução de valor das moedas de 1568 foi feita precisamente para desincentivar essa prática. O cronista Pero Roiz Soares, que viveu na Inglaterra dos Tudor, diz que viu nas ruas de Londres, em plena luz do dia, falsários a cunharem moeda de cobre portuguesa... O imperador Maximiliano, do Sacro Império, fez leis específicas contra a produção de moeda falsa portuguesa dentro da Alemanha. O mesmo sucedia nos Países Baixos.

Assim, vários reais, V reais e talvez até patacões falsos entraram no reino e diluíram-se na massa circulante. Pelo que vejo, tenho a sensação que a maioria dessas moedas foram precisamente os V reais (talvez por ser o que mais compensasse aos falsários), digo isto por causa da grande diversidade estilística e metrológica entre as muitas que são conhecidas.
alpinojuan Escreveu:
quarta jul 24, 2019 10:29 am
Bom dia amigo Diogo

Cá está ela. uiiiii
Está mesmo muito bonita e num estado mesmo muito bom. Está bem superior à minha.
Noto uma diferença abismal no peso perante a minha, o V está com uma definição espetacular, adorei.

Fantástico, obrigado pela partilha. Agora a secção D Sebastião vai ficar animada :D :D :D

Cordialmente
Juan Santos

Dito isto, é muito provável que esta seja um exemplar bom, cunhado em Lisboa. A outra moeda, mais leve e mais grosseira, que está no outro do Juan, talvez seja uma das falsas feitas algures na Europa.

Deixo aqui alguns documentos e textos (é o texto do Aragão e a legislação da época que ele coligiu). Sobre o que disse Pero Roiz, recomendo a leitura do 5.º volume da Nova História de Portugal, ali pelas págs. 250-270, o prof. Alves Dias faz um bom apanhado desta temática (não tenho nenhuma digitalização desse trabalho, mas deve haver por aí) :beer:

Imagem Imagem Imagem
MCarvalho

MCarvalho

#4 Mensagem por MCarvalho » quarta jul 24, 2019 11:40 am

(vejo agora que os excertos de texto estão muito pequenos; não consigo agora repor os textos para que se vejam bem... estão no Aragão)
MCarvalho

jdickson
Registado: domingo dez 12, 2010 10:27 pm

#5 Mensagem por jdickson » quarta jul 24, 2019 11:46 am

Está mesmo muito bom. Não esquecer que parte significativa da aparente falta de definição das legendas resulta, não de desgaste, mas sim de moeda mal batida, o que é difícil, se não mesmo impossível, de distinguir numa moeda deste tipo e com esta idade.
Aproveito para mostrar o meu, que também está bonito, mas no qual é percetível ver que o cunho será melhor, mas tem óbvio desgaste:
ImagemImagem

alpinojuan
Reinado D.Luís
Registado: sexta jun 07, 2019 10:03 pm

#6 Mensagem por alpinojuan » quarta jul 24, 2019 11:52 am

Aqui está uma resposta muito interessante e bem explicativa.

Por acaso, já aqui tinha lido sobre as falsificações dos cobres de Sebastião, mas nem tal coisa me passou pela cabeça, quando ontém pesei a moeda e consultei o Alberto Gomes, pensei que fosse diferença por desgaste.

Volto à estaca zero no que toca a V Reais de D Sebastião.

Obrigado pela partilha.

Cordialmente
Juan Santos
Cordialmente
Juan Santos

NVMVS
Reinado D.Pedro IV

#7 Mensagem por NVMVS » quarta jul 24, 2019 12:03 pm

Obrigado Juan, MCarvalho e Jdickson pelos vossos comentários.
Quanto à resposta do MCarvalho acabou de me tirar as palavras da boca (ou melhor do teclado ehehehe) com a sua excelente intervenção estava-me a informar relativamente a esse assunto para escrever aqui um comentário! Junto assim uma parte do artigo do Jaime Ferreira na última revista NUMISMÁTICA em que é refirido isso mesmo!
6B4F1280-DC12-48BA-8F62-06F4F286BAD0.jpeg
É excelente a moeda que apresentou Jdickson
É realmente uma dicotomia interessante moeda bem cunhada mas com desgaste e moeda mal cunhada com pouco desgaste
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.
Cumprimentos
Diogo

numisiuris
Reinado D.Afonso II
Registado: sexta abr 11, 2014 7:07 am

#8 Mensagem por numisiuris » quarta jul 24, 2019 12:26 pm

Aproveito para deixar os meus dois exemplares de cinco reais. A da esquerda é original e a da direita suponho que seja falsa da época (ver separadores):
Imagem
Imagem

NVMVS
Reinado D.Pedro IV

#9 Mensagem por NVMVS » quarta jul 24, 2019 1:24 pm

numisiuris Escreveu:
quarta jul 24, 2019 12:26 pm
Aproveito para deixar os meus dois exemplares de cinco reais. A da esquerda é original e a da direita suponho que seja falsa da época (ver separadores):
Imagem
Imagem
Excelentes moedas Iúri :) posso estar errado mas também me parece que a legenda que falta na primeira se deve à má cunhagem embora tenha algum desgaste.
Cumprimentos
Diogo

MCarvalho

#10 Mensagem por MCarvalho » quarta jul 24, 2019 1:40 pm

numisiuris Escreveu:
quarta jul 24, 2019 12:26 pm
Imagem
Imagem
É isso.
Sei que cobre é cobre... mas será que há diferenças de composição entre umas e outras? Fica a pergunta.

Por outro lado, além dos separadores que referes e de algum aspecto geral menos apurado, penso que há um certo efeito de empastelamento (é o termo que me parece vem à cabeça) nas falsas que as denunciam.
MCarvalho

Responder

Voltar para “D. Sebastião I”