Tostão Sebastião opiniões

Moderadores: palves, LMACHADO, numisiuris, crislaine, Jacinto Silva, Praça, Moderador de Honra

Responder
Mensagem
Autor
numisiuris
Reinado D.Afonso II
Registado: sexta abr 11, 2014 7:07 am

Tostão Sebastião opiniões

#1 Mensagem por numisiuris » domingo ago 11, 2019 9:55 pm

Comprei este tostão de Sebastião há uns 5 anos por 60 euros. A iridescencência já a ganhou no moedeiro. Que opinião têm? Há aqui algum restauro?
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
bala gopala song

doliveirarod
Reinado D.Afonso Henriques
Registado: terça nov 09, 2004 2:50 am

Re: Tostão Sebastião opiniões

#2 Mensagem por doliveirarod » segunda ago 12, 2019 2:57 am

Pelas fotos, a princípio não.
Parece mesmo caso de dupla batida.
http://www.megaleiloes.com/leiloes.php? ... liveirarod ML - http://lista.mercadolivre.com.br/_CustId_14426169
"O colecionador é um homem mais feliz"
DIGA "NÃO" ÀS FALSIFICAÇÕES CHINESAS - Não colabore com mercado criminoso

Monge
Reinado D.Afonso III
Registado: quinta abr 26, 2012 10:59 pm

#3 Mensagem por Monge » segunda ago 12, 2019 8:50 am

Não vejo desnivelamentos significativos entre o campo ao redor da moeda e o restante campo.
A dupla batida parece-me ter origem em qualquer correcção feita durante a elaboração do cunho e não durante a cunhagem propriamente dita.

numisiuris
Reinado D.Afonso II
Registado: sexta abr 11, 2014 7:07 am

#4 Mensagem por numisiuris » segunda ago 12, 2019 2:15 pm

Obrigado aos corajosos pelos comentários! :)

Ainda não tinha postado fotos do reverso. Aqui estão, com o pormenor de uma letra com patine iridescente à volta:
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Também julgo que não existem aqui restauros. No entanto, nas fotos da moeda completa, a zona onde se lê, no anverso, PORT ETAL, pode gerar muitas dúvidas. Se eu olhasse só para essas fotos, talvez suspeitasse imediatemente de um restauro. Mas o problema é que a moeda apresenta sujidade nessa zona. As fotos ampliadas permitem ver que, também aí, se formou iridescência, embora disfarçada pelo acumular de sujidade.

De qualquer modo, como já tinha dito, a moeda chegou às minhas mãos sem iridescência. E, em 5 anos, ganhou aquelas tonalidades. Eu fiz o meu moedeiro em 1998. Desde essa altura tenho visto a formação das patines. E o que observei ao longo de mais de 20 anos, é que a iridescência tem tendência a formar-se nas zonas em que o metal está mais virgem. Normalmente à volta das letras ou em zonas de baixo relevo na gravura. Se repararem na primeira foto que tinha deixado no post inicial, existe iridescência à volta da base das letras e à direita, numa zona que apresenta baixo relevo no campo e que, por isso, não terá sido sujeita a desgaste.

Há um ano ou dois dei 20 euros por esta moeda, apenas para a estudar:
Imagem

É uma notória viciação, em que se transforma uma moeda normal de três vinténs numa moeda com coroa de príncipe. Veja-se uma possibilidade do antes e depois, usando uma outra foto:
Imagem

E vejam-se também imagens ampliadas da zona onde apresenta as marcas de buril e do repuxo e que, posteriormente à viciação, foi repatinada para esconder o trabalho:
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Por fim, vejam-se novas fotos do anverso do tostão de D. Sebastião, na zona em que se lê PORT ETAL:
Imagem
Imagem
Imagem

Tenho andado a pensar nos restauros e no estudo da Nova. A questão do selénio é muito complicada... Muitas vezes usam-se, e sempre se usaram, escovas de aço e material abrasivo para limpar moedas. Se esse material tiver selénio, para que serve o marcador do restauro? No máximo o marcador significaria que a moeda tinha sido sujeita a abrasão. O que nada prova relativamente a restauros propriamente ditos, sem a conjugação de outros índices de análise.

Para se detectarem restauros, continuo a julgar que a melhor ferramenta é a observação, micro e macroscópica. Muitas vezes é preciso ter a moeda em mão. De qualquer modo, sem fotografias com excelente definição e em vários ângulos, é tudo muito nebuloso.

NVMVS
Reinado D.Pedro IV
Registado: segunda out 29, 2018 1:38 pm

#5 Mensagem por NVMVS » segunda ago 12, 2019 3:29 pm

Bem esta moeda também me deu que pensar. Inicialmente, e pela foto da moeda completa, pareceu-me haver restauro na zona do PORT. Mas vendo com ampliação também creio que não. Boa moeda com umas cores lindas. Parabéns
Cumprimentos
Diogo

fernanrei
Reinado D.Afonso Henriques
Registado: terça mar 28, 2017 8:00 pm

#6 Mensagem por fernanrei » terça ago 13, 2019 11:03 am

Concordo totalmente com o iuri, a observação micro e macroscópica das moedas foi, é e será sempre o método mais eficaz de identificar os restauros e as manipulações. Não é que seja impossível, mas disfarçar as marcas deixadas pelos restauros é um trabalho hercúleo e fica sempre qualquer coisa. Em relação à moeda do tópico, suscita dúvidas no anverso mas o reverso é esclarecedor e a quebra que tem neste caso ajuda. :thumbupleft:
:D FMMRei :D

Responder

Voltar para “D. Sebastião I”