Carimbo D. António sobre V reis D. Sebastião

Responder
Mensagem
Autor
euoutravez
Reinado D.Henrique
Mensagens: 988
Registado: quarta mar 19, 2014 1:27 am

Carimbo D. António sobre V reis D. Sebastião

#1 Mensagem por euoutravez » quarta nov 23, 2016 3:49 pm

Boas

Este é provavelmente o carimbo mais falsificado de todos. :( A maior parte deles são passarocos gordos fáceis de distinguir, mas este, apesar de ser o do AG não me convece totalmente, apesar de também não conseguir afirmar que seja falso!!! Até há uns tempos atrás só conhecia o do catálogo, mas apareceu outro recentemente no Ebay. A colocação é a correcta, apenas o carimbo me parece um pouco indefinido, coisa que não acontece por exemplo nos X reis, nem nos que vi nas pratas. Que opinião têm sobre eles?

Dos que vi que indiciam realmente ser bons há dois tipos diferentes, um mais baixo e gordo e outro mais esticado parecido com o dos X reis. Para quem tem o livrinho deixo aqui duas perguntas às quais só eles podem responder!!! Que escreveu Batalha Reis sobre eles? Identificou os dois tipos de carimbo ou só considerou um bom?
A questão põe-se porque a serem todos bons, serão 3 diferentes, o que não acontece nos outros...

Imagem

Cumprimentos



Avatar do Utilizador
numisiuris
Reinado D.Sancho I
Mensagens: 2526
Registado: sexta abr 11, 2014 7:07 am

Re: Carimbo D. António sobre V reis D. Sebastião

#2 Mensagem por numisiuris » quarta nov 23, 2016 7:29 pm

Boas!

Não me parece que qualquer destes dois seja falso.

Batalha reis só identifica um tipo para cada.

Os falsos de época podem iludir. Aqui parece-me haver 1, embora sobre X reais: http://forum-numismatica-notafilia.com/ ... mbo#p21732

Este estudo tipifica alguns falsos e falsificados: https://docs.google.com/file/d/0BxyuZYw ... n_US&pli=1

Tipificação dos bons por Batalha Reis:
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

euoutravez
Reinado D.Henrique
Mensagens: 988
Registado: quarta mar 19, 2014 1:27 am

Re: Carimbo D. António sobre V reis D. Sebastião

#3 Mensagem por euoutravez » quarta nov 23, 2016 8:30 pm

Talvez com um comparativo seja mais fácil perceber o que eu quero dizer

Imagem

Eu quanto mais olho para eles, mais acredito que não podem todos ser bons! E se tiver de escolher os maus são estes pela falta de definição do carimbo..
Os outros são muito mais definidos, mais completos e a 3 quartos como identifica batalha reis. Estes são mais estilizados. Os primeiros têm ambos asas, bicos, olhos enquanto que estes segundos são "desasados" e "desbicados" e "desolhados"!
O que me confunde mais é a parte de baixo do pássaro que me parece bastante credível, mas daí para cima tenho muitas dúvidas... :think:

Avatar do Utilizador
numisiuris
Reinado D.Sancho I
Mensagens: 2526
Registado: sexta abr 11, 2014 7:07 am

Re: Carimbo D. António sobre V reis D. Sebastião

#4 Mensagem por numisiuris » quarta nov 23, 2016 9:15 pm

Agora não estou em casa. Mais tarde já pego nisso. Mas consegues pôr fotos das 5 moedas com reversos também?

euoutravez
Reinado D.Henrique
Mensagens: 988
Registado: quarta mar 19, 2014 1:27 am

Re: Carimbo D. António sobre V reis D. Sebastião

#5 Mensagem por euoutravez » quarta nov 23, 2016 9:36 pm

Cá vai..

Imagem

Avatar do Utilizador
numisiuris
Reinado D.Sancho I
Mensagens: 2526
Registado: sexta abr 11, 2014 7:07 am

Re: Carimbo D. António sobre V reis D. Sebastião

#6 Mensagem por numisiuris » quinta nov 24, 2016 2:05 am

Eh pá, tudo, ou quase tudo, o que aqui se diz são opiniões... posto isto, para mim são os 5 verdadeiros. E corresponderão a um mesmo tipo, com 3 cunhos diferentes. Isto porquê, porque pelas patines do reverso, a serem falsos, seriam de época... e os falsos de época, embora na generalidade mais perfeitos que a levada do séc. XX, parecem-me ter uma característica comum, a ausência da fita.

Deixo 2 exemplos:
Imagem
Imagem

Aquele que vem referenciado no estudo que deixei acima (tipo 4) não tem as asas.

A questão da definição do bico pode ter a ver com desgaste ou com a intensidade da batida. embora de facto seja estranho que aconteça em dois com o mesmo cunho. Mas pode não ser eliminatório... repara que como dizes, e bem, a parte inferior do corpo do açor está perfeita.

O que Batalha Reis encontrou falso em cobres foi isto:
Imagem

É como digo, pelos reversos, só se fossem falsos. Falsificados duvido. E a serem falsos dificilmente Batalha Reis não os teria referenciado. Até pelas características que têm, considero-os bons, mas é a minha opinião...

euoutravez
Reinado D.Henrique
Mensagens: 988
Registado: quarta mar 19, 2014 1:27 am

Re: Carimbo D. António sobre V reis D. Sebastião

#7 Mensagem por euoutravez » quinta nov 24, 2016 5:57 pm

numisiuris Escreveu:Eh pá, tudo, ou quase tudo, o que aqui se diz são opiniões...
Exacto! Foi mesmo para saber a dos outros que postei as moedas!!
numisiuris Escreveu: posto isto, para mim são os 5 verdadeiros. E corresponderão a um mesmo tipo, com 3 cunhos diferentes. Isto porquê, porque pelas patines do reverso, a serem falsos, seriam de época... e os falsos de época, embora na generalidade mais perfeitos que a levada do séc. XX, parecem-me ter uma característica comum, a ausência da fita.
Porquê? Em 50 anos não é possível criar uma patine como a dos dois exemplares? Não te estou a perceber...


Eu aqui tenho a opinião contrária a 65%!!!! Ou seja aceito a possibilidade de serem bons, mas dois exemplares com meio carimbo indefinido parece-me muito! Também me custa a acreditar em 3 carimbos diferentes, quando para todos os outros exemplares só se conhece um. Enfim, resumindo, levantam-me muitas dúvidas...

Avatar do Utilizador
numisiuris
Reinado D.Sancho I
Mensagens: 2526
Registado: sexta abr 11, 2014 7:07 am

Re: Carimbo D. António sobre V reis D. Sebastião

#8 Mensagem por numisiuris » quinta nov 24, 2016 6:37 pm

Contando da esquerda para a direita e de cima para baixo, a quarta moeda parece-me encapada... a espessura rente às arestas... mas pode ser ilusão do preto e branco...

Já viste açores do séc. XX com a parte inferior tão perfeita?

Quanto aos ferros, acho difícil terem usado sempre o mesmo sem que destemperasse... e fazer dois ou três exactamente iguais também me parece difícil...

euoutravez
Reinado D.Henrique
Mensagens: 988
Registado: quarta mar 19, 2014 1:27 am

Re: Carimbo D. António sobre V reis D. Sebastião

#9 Mensagem por euoutravez » quinta nov 24, 2016 6:52 pm

numisiuris Escreveu:Contando da esquerda para a direita e de cima para baixo, a quarta moeda parece-me encapada... a espessura rente às arestas... mas pode ser ilusão do preto e branco...

Já viste açores do séc. XX com a parte inferior tão perfeita?

Quanto aos ferros, acho difícil terem usado sempre o mesmo sem que destemperasse... e fazer dois ou três exactamente iguais também me parece difícil...
Epá se calhar são estes! Feitos no pós- Batalha Reis por alaguém que sabia um pouco mais do que estava a fazer.. Há para aí falsificações muito más e outras já com andamento!
Concordo plenamente, mas acho as diferenças muito grandes... Enfim continuo indeciso!!!!
Em todo o caso tinha-me escapado um cuja foto está muito melhor e talvez lance mais alguma luz sobre o caso.

Imagem
Imagem

Avatar do Utilizador
palves
Reinado D.Afonso II
Mensagens: 2259
Registado: segunda jan 11, 2010 11:02 am

Re: Carimbo D. António sobre V reis D. Sebastião

#10 Mensagem por palves » sexta nov 25, 2016 9:07 am

Muito bom trabalho de ambos! Confesso nunca ter entrado em grande detalhe nesta análise, sempre fugi destes carimbos e a generalidade deles é falso. Acho que a maioria dos falsos são fáceis de apanhar, o que não é o caso destes 6. Com base na minha falta de conhecimento, eu aceitaria numa primeira análise os 1, 2 e 4. Os 3 e 6 analisaria com mais detalhe.

Responder

Voltar para “D. António I”