Dois de uma vez!!

Moderadores: palves, LMACHADO, numisiuris, crislaine, Jacinto Silva, Praça, Moderador de Honra

euoutravez
Reinado D.Afonso VI
Registado: quarta mar 19, 2014 1:27 am

Dois de uma vez!!

Mensagempor euoutravez » segunda mar 05, 2018 1:59 pm

Ontem sairam dois carimbos de D. António no site Catawiki e, por mais estranho que pareca, eram os dois bons!!! :)
DIgo isto apenas porque a maioria dos que vâo aparecendo não passam de falsificacões, sendo a maioria bem mal amanhada! Qualquer um dos exemplares já por aqui passou antes e penso que ambos são moedas de referência do que ao tipo diz respeito. Foi portanto um grande dia para os amantes da numária de D. António :)
Dizer ainda que foram vendidos por um colega de andancas aqui do forum, o Ivo, e penso que ambos pertenceram à coleccão Matos.

https://leilao.catawiki.pt/kavels/17007 ... o-iii-rara
https://leilao.catawiki.pt/kavels/17006 ... i-o-i-rara

Fiquei apenas espantado por não terem atingido valores mais elevados, pois se o carimbo sobre patacão vai aparecendo, ainda assim não muito, o sobre V reis é mesmo muito escasso, sendo que não conheco mais que quatro exemplares originais e "sem espinhas" do mesmo. Sempre pensei que iriam atingir valores bem mais consistentes com a raridade dos mesmos e apontava para valores da ordem dos 700, pelo menos para o sobre V reis.

Dito tudo isto, o objectivo principal do post era lancar a questão dos porquês da tão baixa valorizacão dos exemplares.
Lanco algumas hipóteses:

1 - O mercado tem medo das moedas de D. António porque há mais cobres e carimbos falsos que verdadeiros
2 - O mercado não reconhece as espécies como raras porque há tantas falsas que passa a ideia de que são moedas mais comuns que realmente são
3 - O mercado não valoriza moedas de cobre e raramente lhes atribui valores altos
4 - O mercado ainda não reconhece o catawiki como plataforma regular de leilões de moedas mais raras e não deu conta dos exemplares
5- O preco de venda encaixa na raridade dos exemplares

Estas são só algumas ideias, venham daí essas opiniões :)

Monge
Reinado D.João I
Registado: quinta abr 26, 2012 10:59 pm

Re: Dois de uma vez!!

Mensagempor Monge » segunda mar 05, 2018 2:39 pm

Falando por mim apenas, não licitei estas moedas pois desconfio de todos os carimbos "Açor".

Depois de um debate no forum sobre uma moeda específica e com opiniões mais versadas, era capaz de adquirir uma.
De qualquer modo, a aquisição nunca sería por valores exagerados pois sei que depois tería dificuldade e relançá-la no mercado.

Em conclusão: Os carimbos de D.António nunca serão muito valorizados.

tm1950
Reinado D.Afonso Henriques
Registado: sexta nov 05, 2004 10:15 pm

Mensagempor tm1950 » segunda mar 05, 2018 4:23 pm

Curiosamente, o patacão não saiu pois não atingiu o valor de reserva.
Em relação às hipóteses indicadas pelo Pedro sobre os valores atingidos, julgo que andará pelas quatro primeiras.
Há ainda a questão de não serem valores finais, levando com uma comissão em cima.
Celso.
Saúde e Fraternidade.
Os meus leilões

jdickson
Reinado D.Sancho I
Registado: domingo dez 12, 2010 10:27 pm

Mensagempor jdickson » segunda mar 05, 2018 7:47 pm

Eu andei por lá, nos V reis e como não é moeda prioritária e havia ainda as comissões, deixei-o ir.
Se calhar fiz mal... :(
Em relação à legitimidade dos carimbos, foi questão que não se colocou, pois não só o aspecto é top, como a sua veracidade me foi assegurada.

euoutravez
Reinado D.Afonso VI

Mensagempor euoutravez » terça mar 06, 2018 12:34 pm

jdickson Escreveu:Eu andei por lá, nos V reis e como não é moeda prioritária e havia ainda as comissões, deixei-o ir.
Se calhar fiz mal... :(
Em relação à legitimidade dos carimbos, foi questão que não se colocou, pois não só o aspecto é top, como a sua veracidade me foi assegurada.

Na minha opinião a moeda, pela sua raridade, valeria o investimento, mas o mercado parece não pensar assim! As pratas, são mais comuns e vendem-se por 2000/4000 euros.. Mas os cobres são sempre avaliados sobre outras premissas.. E sim em relacão á veracidde não há dúvidas nenhumas. Aliás os exemplares bons estão todos identificados e o trabalho estava publicado no outro forum. Será uma questão de resolver o problema da transferência de conteúdos para a informacão ficar acessível também aqui.

tm1950 Escreveu:Curiosamente, o patacão não saiu pois não atingiu o valor de reserva.
Em relação às hipóteses indicadas pelo Pedro sobre os valores atingidos, julgo que andará pelas quatro primeiras.
Há ainda a questão de não serem valores finais, levando com uma comissão em cima.

Nem dei conta que não tinha atingido o valor de reserva!!! Foi também estranho que o valor de reserva fosse superior para a moeda menos escassa, mas talvez isso tenha a ver com o facto de um patacão ser mais imponente que os V reis. Afinal também não se pode reduzir tudo á raridade, haverá sempre outros factores envolvidos na atraccão que uma moeda provoca! E sim a comissão nestes valores já influi no preco final..

Monge Escreveu:Falando por mim apenas, não licitei estas moedas pois desconfio de todos os carimbos "Açor".

Depois de um debate no forum sobre uma moeda específica e com opiniões mais versadas, era capaz de adquirir uma.
De qualquer modo, a aquisição nunca sería por valores exagerados pois sei que depois tería dificuldade e relançá-la no mercado.

Em conclusão: Os carimbos de D.António nunca serão muito valorizados.

Esse trabalho foi feito, aliás quase toda a numária de D. António foi avaliada e as falsas identificadas, além das características dos vários abridores. Mal se faca a transferência de conteúdos estará tudo de volta. Se for necessário eu e o Iuri temos todas as imagens e podemos disponibilizá-las antes.

Eu lancei um pouco esta questão também para falarmos um pouco do que a proliferacão excessiva de falsificacões faz ao mercado. A meu ver o que aconteceu com a numária de D. António arrisca-se a ser o novo paradigma, pois se há uns anos o mercado foi inundado de falsificcões meio toscas, elas têm vindo a melhorar com o tempo e há tipos específicos que quase que aparecem em igual número que as moedas originais. Com a sua identificacão, o que acaba por acontecer nem que leve 50 anos, aumenta o medo, principalmente de quem as comprou e agora se vê com uma chapa inútil! Além de que muitas das novas falsificacões tentam criar variantes novas e escassas muitas vezes alterando originais o que dificulta a sua identificacão e principalmente a existência de certezas. Moedas como os dinheiros de Afonso II de cruz fina e os reais brancos, quer do Duarte, mas principalmente do Afonso V, que aparecem à venda são quase 50% das vezes falsificacões, estando muitas delas até já catalogadas no AG. O medo é tanto que a minha mmoeda de 2 reais de D. António custou-me 56 euros estando à venda no mega e identificada. Não será o exemplar de referência, mas também me parece que o seu preco terá sido influenciado pelo medo!!

A meu ver só a catalogacão com foto de qualidade de todas as moedas existentes dos tipos escassos pode parar a coisa, mas isso é um trabalho hercúleo e está longe de poder vir a estar terminado a curto prazo. Também há o problema de que muitas das numárias estão mais ou menos paradas a nível de estudo porque a malta não estica e tem outras coisas a fazer. Eu continuo a bater na tecla que este trabalho deveria ser institucional e que o museu da moeda e do dinheiro deveriam dedicar uma parte do seu orcamento a publicacões e investigacão e já agora a restauro porque o que se vê nas fotos é o terror! Mas já estou a divagar, fica o alerta e o desabafo, aguardo mais opiniões..

euoutravez
Reinado D.Afonso VI

Mensagempor euoutravez » terça mar 06, 2018 1:09 pm

Só explicitar que por restauro queria dizer limpeza e conservacão e não restauro tipo Numifix..

numisiuris
Reinado D.Afonso IV
Registado: sexta abr 11, 2014 7:07 am

Re: Dois de uma vez!!g

Mensagempor numisiuris » terça mar 06, 2018 2:15 pm

Eu, pessoalmente e neste momento, não tenho dinheiro para comprar outras moedas que não de João i. E na cata—riqui já tentei duas e nem isso consegui. Acho que há muito medo às batidas porque é preciso dedicar—lhes tempo e ninguém tem tempo. Depois também já ouvi que não há estudos reconhecidos e que são difíceis de ler. Depois que isto está tudo bem assim e para lermos o aguê. Depois que o aguê não estava bem. E ouvi também que não há falsas, que isso é tudo coisa de fotografias. E ouvi que há gajos que só por fotografias andam a dizer que são falsas. E que há outros que as acariciam com as mãos e dizem logo se são falsas ou boas. E que se cettificam moedas falsas. E que as certificadoras sabem o que fazem. E ouvi também que agora as manuais estão todas caras. E uma data de coisas. Acho que se calhar os açores não são vistosos. Antigamente dizia—se assim, se uma loira andasse maquilhada e de mini—saia. Que era vistosa. Aliás, antigamente se calhar era um adjectivo abonatório, agora se calhar é boçal. Nem sei bem. Isto é mais ou menos escrita automática, é não ligar. Um mercado em que a raridade tem influência decisiva no preço é um mercado informado. Mas ser informado é xunga ou assim. Para mim elas deviam estar todas a estalar. Com fogo de artifício e tudo. Depois ficava espectacular. E fazia—se o top of the tops. De que também já ouvi falar. E depois fazia—se um catálogo do top of the tops. E reconhecia—se. Mas mesmo a sério, com verbetes e outorgas. Depois acabava—se com o fórum, que só estorva. E depois viviam felizes para sempre!

jdickson
Reinado D.Sancho I
Registado: domingo dez 12, 2010 10:27 pm

Re: Dois de uma vez!!g

Mensagempor jdickson » terça mar 06, 2018 3:40 pm

numisiuris Escreveu:Eu, pessoalmente e neste momento, não tenho dinheiro para comprar outras moedas que não de João i. E na cata—riqui já tentei duas e nem isso consegui. Acho que há muito medo às batidas porque é preciso dedicar—lhes tempo e ninguém tem tempo. Depois também já ouvi que não há estudos reconhecidos e que são difíceis de ler. Depois que isto está tudo bem assim e para lermos o aguê. Depois que o aguê não estava bem. E ouvi também que não há falsas, que isso é tudo coisa de fotografias. E ouvi que há gajos que só por fotografias andam a dizer que são falsas. E que há outros que as acariciam com as mãos e dizem logo se são falsas ou boas. E que se cettificam moedas falsas. E que as certificadoras sabem o que fazem. E ouvi também que agora as manuais estão todas caras. E uma data de coisas. Acho que se calhar os açores não são vistosos. Antigamente dizia—se assim, se uma loira andasse maquilhada e de mini—saia. Que era vistosa. Aliás, antigamente se calhar era um adjectivo abonatório, agora se calhar é boçal. Nem sei bem. Isto é mais ou menos escrita automática, é não ligar. Um mercado em que a raridade tem influência decisiva no preço é um mercado informado. Mas ser informado é xunga ou assim. Para mim elas deviam estar todas a estalar. Com fogo de artifício e tudo. Depois ficava espectacular. E fazia—se o top of the tops. De que também já ouvi falar. E depois fazia—se um catálogo do top of the tops. E reconhecia—se. Mas mesmo a sério, com verbetes e outorgas. Depois acabava—se com o fórum, que só estorva. E depois viviam felizes para sempre!

:erofl: :erofl: :erofl: :erofl:
PS: tenho que ir fazer uma purga de sarcasmo, que se me entranhou até aos ossos :erofl: :erofl: :erofl: !

MCarvalho
Reinado D.Afonso Henriques
Registado: sexta nov 05, 2004 9:55 pm

Mensagempor MCarvalho » terça mar 06, 2018 4:56 pm

:erofl:
Muito bom :D
MCarvalho

RubenGMelo
Reinado D.Filipe II
Registado: domingo ago 04, 2013 11:09 pm

Mensagempor RubenGMelo » terça mar 06, 2018 5:18 pm

Ainda bem que isto é sarcasmo! Pois como Açoriano posso afirmar que os Açores é de uma beleza fantástica! :dance: :dance:
Cumprimentos,

Ruben Melo

Megaleilões: https://megaleiloes.pt/RubenGM/loja

Voltar para “D. António I”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante