TOSTAO FILIPE II PRATA

Moderadores: palves, LMACHADO, numisiuris, crislaine, Jacinto Silva, Praça, Moderador de Honra

Paulo Mateus
Reinado D.António
Registado: sexta jul 10, 2009 8:58 pm

Re: TOSTAO FILIPE II PRATA

Mensagempor Paulo Mateus » terça mar 13, 2012 10:41 pm

palves Escreveu:
Jomosil Escreveu:Há dias, vi no Ebay um fulano qualquer a vender uma vintena de tostões dos Filipes, e também tostões de D. Sebastião. Fiquei admirado, por serem tantos e com tão bom aspecto. Alguém os viu além de mim? O amigo Amorim não tem dúvidas sobre a autenticidade desta peça?

Eu também vi :) eram seguramente uns 20.

São 20 de Filipe II e 20 de Sebastião, se não me engano, não sou expert, mas me parecem com muito bom aspecto.

amorim mora
Reinado D.Henrique
Registado: quinta out 02, 2008 7:40 pm
Contacto:

Mensagempor amorim mora » terça mar 13, 2012 10:44 pm

Paulo Mateus Escreveu:
palves Escreveu:
Jomosil Escreveu:Há dias, vi no Ebay um fulano qualquer a vender uma vintena de tostões dos Filipes, e também tostões de D. Sebastião. Fiquei admirado, por serem tantos e com tão bom aspecto. Alguém os viu além de mim? O amigo Amorim não tem dúvidas sobre a autenticidade desta peça?

Eu também vi :) eram seguramente uns 20.

São 20 de Filipe II e 20 de Sebastião, se não me engano, não sou expert, mas me parecem com muito bom aspecto.

Sim , Sim amigo Mateus muito obrigado e quanto a esta também tem bom aspecto ?

palves
Reinado D.Afonso II
Registado: segunda jan 11, 2010 11:02 am

Mensagempor palves » terça mar 13, 2012 10:55 pm

Peso, diametro e melhores fotografias, incluindo rebordos ainda que cerceados.

doliveirarod
Reinado D.Afonso Henriques
Registado: terça nov 09, 2004 2:50 am

Mensagempor doliveirarod » terça mar 13, 2012 11:02 pm

Imagens melhores ajudariam, mas apenas pelo que vejo, não apontaria anormalidade.

Quanto ao lote do tal sueco, tenho duas na mão, e são boas.
http://www.megaleiloes.com/leiloes.php? ... liveirarod ML - http://lista.mercadolivre.com.br/_CustId_14426169
"O colecionador é um homem mais feliz"
DIGA "NÃO" ÀS FALSIFICAÇÕES CHINESAS - Não colabore com mercado criminoso

fgmjlle
Reinado D.Maria I
Registado: terça mai 18, 2010 1:18 am

Mensagempor fgmjlle » terça mar 13, 2012 11:12 pm

doliveirarod Escreveu:Imagens melhores ajudariam, mas apenas pelo que vejo, não apontaria anormalidade.

Quanto ao lote do tal sueco, tenho duas na mão, e são boas.

Também comprei algumas e me parecem boas. Todas tem aspecto de moedas enterradas e limpas. Não diria que sejam de naufrágio devido ao baixo grau de porosidade (quando presente). A maioria são de Felipe III (ou II?), havia 1 tostão de D. Manuel, outro de João III e dentre elas haviam 2 moedas de Felipe I, que não cheguei a ter a oportunidade de comprar. Seriam as suas duas doliveira?

palves
Reinado D.Afonso II
Registado: segunda jan 11, 2010 11:02 am

Mensagempor palves » terça mar 13, 2012 11:16 pm

Eu perdi algum tempo a olhar para as fotos das suecas e não vi nada de errado, gostei particularmente dos cunhos terem todos diferenças e da pátina que me pareceu intacta e boa.

Paulo Mateus
Reinado D.António
Registado: sexta jul 10, 2009 8:58 pm

Mensagempor Paulo Mateus » terça mar 13, 2012 11:20 pm

amorim mora Escreveu: Sim , Sim amigo Mateus muito obrigado e quanto a esta também tem bom aspecto ?

Amigo Amorim, já vi pelas respostas atrás que andas sensivel, mas não respondi para te provocar. :erofl: :thumbupleft:

Quanto ao teu Amorim para mim também parece bom, mas de que te serve a minha opinião se nem eu evitei de ser enganado não vistes o meu tópico.

Para além disso e sem colocar em causa todos os que colocaram em questão aqui moedas e que são mais estudiosos do assunto que eu já consegui tempo para o ser alguma vez, vamos a ver se a minha sapiência ajuda, mesmo quando começar a ter tempo para estudar o assunto, não vou colocar opiniões contrárias sobre o mesmo, pois não tenho bases para isso, mas tenho dúvidas em algumas moedas que foram colocadas em questão, noutras não, porque quando olhamos melhor depois de levantadas as suspeitas e o nosso mal às vezes é esse só olharmos melhor quando é levantada a suspeita e aí muitas não deixam dúvidas.

Existe uma questão que mesmo sem estudar ou apronfundar a cunhagem manual, me levanta suspeitas, o porquê de uma moeda cunhagem manual ao aparecer outra de cunho supostamente igual ou idêntico é logo quase automáticamente catalogada de falsa, será que os cunhos abertos só serviram para cunhar uma única moeda, e as moedas de maior valor da monarquia principalmente em 1300, 1400 e outros que tais, não deviam de circular por muita gente a não ser pela Nobreza, por dotes e pagamentos a mercenários e nobres de outros reinos para participarem em campanhas de guerra, pelo povo e pela infantaria seria concerteza muito menos, mais os trocos como os os ceitis ou até pagamento em géneros, e se esses embora em milhares como o José Alves já disse em outro tópico estas deviam ser muito menos quantidade, daí concerteza precisarem de menos cunhos abertos pois também eram cunhadas menos, até acho mais fácil aparecerem mais de cunhos iguais, do que as outras que circularam mais e aos milhares, pois também chegam em condições piores de identificar se são do mesmo cunho.

Minha modesta opinião.

Quanto à tua acredito que seja boa, pois embora como te disse não tenho capacidade para opinar, mas pelo tipo de pessoa que conheço e depois de teres tido dúvidas em relação a outras, pelo menos dessa pessoas o cuidado saí redobrado ou mais, para aléma além disso muitas delas são achados teus. :thumbupleft:

Satisfeito :thumbs:

Abraço,

Paulo Mateus :beer:
Última edição por Paulo Mateus em terça mar 13, 2012 11:25 pm, editado 1 vez no total.

amorim mora
Reinado D.Henrique
Registado: quinta out 02, 2008 7:40 pm
Contacto:

Mensagempor amorim mora » terça mar 13, 2012 11:25 pm

palves Escreveu:Peso, diametro e melhores fotografias, incluindo rebordos ainda que cerceados.

Penso que as segundas fotos estão muito boas .

Peso 8g
diâmetro 28,9 mm

doliveirarod
Reinado D.Afonso Henriques
Registado: terça nov 09, 2004 2:50 am

Mensagempor doliveirarod » terça mar 13, 2012 11:28 pm

Seriam as suas duas doliveira?

Não.. Infelizmente só peguei depois que já tinham levado um monte de coisas...

aparecer outra de cunho supostamente igual ou idêntico é logo quase automáticamente catalogada de falsa

Evidente que não! Esse é um dos fatores que leva a conclusão, mas tudo é avaliado em conjunto, junto com vários outros dados!
http://www.megaleiloes.com/leiloes.php? ... liveirarod ML - http://lista.mercadolivre.com.br/_CustId_14426169
"O colecionador é um homem mais feliz"
DIGA "NÃO" ÀS FALSIFICAÇÕES CHINESAS - Não colabore com mercado criminoso

RuiFB
Reinado D.Sancho I
Registado: sábado nov 06, 2004 12:18 am

Mensagempor RuiFB » terça mar 13, 2012 11:29 pm

:)
Última edição por RuiFB em quarta fev 06, 2013 2:47 am, editado 1 vez no total.

Voltar para “D. Filipe II”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante