Fórum Numismática

Lugar de convívio de colecionadores de moedas, notas e outros artigos
Data/Hora: sábado nov 17, 2018 3:21 am

Hora UTC

Criar Novo Tópico  Responder a este Tópico  [ 35 mensagens ]  Ir para a página 1 2 3 4 Próximo
Autor Mensagem
MensagemEnviado: terça out 01, 2013 10:32 am 
Desligado
Reinado D.Henrique

Registado: quinta out 02, 2008 7:40 pm
Ola amigos , há pouco dei uma volta pelo EBAY e vi esta moeda muito interessante que desperta a atenção de qualquer entendedor de numismática devido a sua conservação , especialmente a mim .
Penso que seja uma moeda autentica ,mas penso que os seus contornos de legenda e brazao tenham sofrido algum restauro o que acham ?

Abraço -Amorim

Última edição por amorim mora em terça out 01, 2013 12:40 pm, editado 1 vez no total.

MensagemEnviado: terça out 01, 2013 10:43 am 
Desligado
Reinado D.Afonso Henriques

Registado: terça jul 26, 2011 2:04 pm
se é autentica não tenho capacidade para julgar ,quanto a restauro não vejo nada que indique que tenha havido,
não é possível colocar a foto da moeda sem apresentar os dados do vendedor? acho que seria melhor

mas o que eu gostava de saber é qual é a referencia desta moeda , é que não encontro no ag uma equivalente

Última edição por carlos47 em terça out 01, 2013 11:10 am, editado 1 vez no total.

MensagemEnviado: terça out 01, 2013 10:56 am 
Desligado
Reinado D.Henrique

carlos47 Escreveu:
se é autentica não tenho capacidade para julgar ,quanto a restauro não vejo nada que indique que tenha havido,
não é possível colocar a foto da moeda sem apresentar os dados do vendedor? acho que seria melhor

Ola amigo Carlos ja estive a tentar a colocar imagem mas não consigo .

MensagemEnviado: terça out 01, 2013 11:17 am 
Desligado

Imagem
Imagem

não me pergunte como se faz ,obrigado daniela ;)

MensagemEnviado: terça out 01, 2013 12:17 pm 
Desligado
Reinado D.João VI

Registado: segunda jan 23, 2012 12:32 pm
Já não sei ao certo quando vi essa moeda e também a mim despertou atenção...mas não tendo eu nem conhecimentos nem experiência suficiente para avaliar a autenticidade ou não da moeda fico-me com uma coisa que um bom amigo uma vez me disse e que eu concordo a 100%, que muitas vezes não sabemos porque sim ou porque não mas uma moeda diz-nos qualquer coisa e parece uma boa moeda ou então pelo contrário parece uma má moeda... e isto sem base cientifica mas apenas porque já vimos centenas ou milhares de moedas e vamos criando os nossos próprios filtros.

Não estando a queimar a moeda até porque como disse não tenho conhecimentos nem pretensões para tal esta é daquelas que pessoalmente não me atrai ter na colecção pese que em termos de conservação e caso seja "fidedigna" é um moedão.

Abraço

MensagemEnviado: terça out 01, 2013 12:37 pm 
Desligado

devíamos esperar que o amorim retire o link para fazer certos comentários

MensagemEnviado: terça out 01, 2013 12:38 pm 
Desligado
Reinado D.Pedro IV

Registado: quarta nov 28, 2007 7:34 pm
Na minha opinião está restaurada, o reverso diz tudo.

MensagemEnviado: terça out 01, 2013 12:40 pm 
Desligado

alguém para dizer qual a referencia no ag?

MensagemEnviado: terça out 01, 2013 12:42 pm 
Desligado
Reinado D.Henrique

carlos47 Escreveu:
devíamos esperar que o amorim retire o link para fazer certos comentários

Obrigado pela ajuda amigo Carlos , ja retirei o link não tenho a mínima intenção de ferir a dignidade credibilizada do vendedor .

MensagemEnviado: terça out 01, 2013 2:58 pm 
Desligado

Registado: sexta nov 05, 2004 9:55 pm
A moeda foi muito mexida.
O campo foi devastado e rebaixado para realçar os detalhes, depois foi disfarçado para ter um certo aspecto de sujidade homogénea.
Se repararmos, há uma certa irregularidade nos contornos de alguns motivos (vê-se bem na legenda) que é característica do devaste.
No reverso, realmente, alguns dos pontos à volta da cruz estão nitidamente afundados na moeda.
Em relação à patinação artificial, para disfarçar o trabalho, é de notar também o interior da letra B (de LisBoa, no anverso).

Isso tem sido comum, aliás, o trabalho tem o aspecto geral do que tem aparecido nos últimos anos. Aquele tipo de acabamento aparece exactamente igual em moedas desde o século XIV, como algumas barbudas, até moedas do século XVII, como esta.

Ultimamente os chamados restauros têm ganho espaço nas leiloeiras de prestígio e nas associações de numismática. É um tema polémico, há quem não veja mal nenhum, e há quem ache que entre o restauro e a viciação a fronteira é muito ténue...

O importante é que as moedas restauradas sejam claramente identificadas como tal, para não haver dúvidas, nem suspeitas de má-fé.

Criar Novo Tópico  Responder a este Tópico  [ 35 mensagens ]  Ir para a página 1 2 3 4 Próximo

Hora UTC

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante

Criar Tópicos: Proibido
Responder Tópicos: Proibido
Editar Mensagens: Proibido
Apagar Mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Pesquisar por:
Ir para:  
Desenvolvido por phpBB® Forum Software © phpBB Limited
Traduzido por: phpBB Portugal