Fórum Numismática

Lugar de convívio de colecionadores de moedas, notas e outros artigos
Data/Hora: quarta dez 12, 2018 8:33 am

Hora UTC

Criar Novo Tópico  Responder a este Tópico  [ 35 mensagens ]  Ir para a página Anterior 1 2 3 4 Próximo
Autor Mensagem
MensagemEnviado: terça out 01, 2013 3:27 pm 
Desligado
Reinado D.Afonso Henriques

Registado: terça jul 26, 2011 2:04 pm
e quanto a minha questão de saber a que referencia corresponde? é que não encontrei nenhuma igual
para poder opinar com alguma segurança seria necessário saber o peso não?
se a moeda foi desbastada com sugerido teve que ser em todo o campo da moeda nas duas faces isso implica muito metal

Última edição por carlos47 em terça out 01, 2013 3:33 pm, editado 1 vez no total.

MensagemEnviado: terça out 01, 2013 3:33 pm 
Desligado
Reinado D.Dinis

Registado: quinta mar 04, 2010 2:32 am
carlos47 Escreveu:
e quanto a minha questão de saber a que referencia corresponde? é que não encontrei nenhuma igual

O peso aqui não é relevante porque ninguém diz que a moeda é falsa, apenas que foi restaurada.
Olhando para ela dá de facto para ver que tem um aspecto pouco natural e muito trabalhado mecanicamente.

MensagemEnviado: terça out 01, 2013 3:35 pm 
Desligado

é relevante para saber se falta metal. que o aspecto da moeda não é natural isso concordo é mesmo muito estranho
mas ou eu não entendo nada ou não é estranho no ag não haver nenhuma moeda igual?

MensagemEnviado: terça out 01, 2013 3:38 pm 
Desligado

Registado: sexta nov 05, 2004 9:55 pm
Para estas moedas é sempre difícil encontrar uma referência, as variantes são tantas que, praticamente, cada uma é única (aliás... ninguém sabe distinguir as moedas de Filipe II das de Filipe III, convencionou-se que era assim, mas é um acordo para não baralhar muito as coisas).

Neste caso, a moeda base deve pertencer ao grupo 12 de Filipe III (AG2007). É uma variante com a legenda aberta por pontos (e não por cruz), do tipo PHILIPVS (só um L) e terminação em PORTVGAL.

MensagemEnviado: terça out 01, 2013 3:39 pm 
Desligado
Reinado D.Dinis

Registado: quinta mar 04, 2010 2:32 am
carlos47 Escreveu:
é relevante para saber se falta metal. que o aspecto da moeda não é natural isso concordo é mesmo muito estranho
mas ou eu não entendo nada ou não é estranho no ag não haver nenhuma moeda igual?

Nestas moedas de prata é natural que falte metal.
Normalmente esse factor não tem nada a haver com restauros, mas sim com o cerceio feito às moedas de prata e ouro na altura em que circulavam.

MensagemEnviado: terça out 01, 2013 3:44 pm 
Desligado

se foi desbastada para realçar as legendas teve que ser em toda a moeda pois o desgaste é uniforme
isso implica muitissimo metal retirado e um trabalho tremendo

MensagemEnviado: terça out 01, 2013 6:48 pm 
Desligado
Reinado D.Dinis

Registado: quinta out 11, 2007 8:12 pm
Tenho sempre dificuldade em analisar uma moeda através da imagem ( se as vezes já é difícil analisá-la na mão quanto mais através da imagem). Portanto quanto aos restauros não posso adiantar nada.
Depois as moedas dos Filipes são um caso muito complicado, o mau estado de conservação aliado talvez a uma descuidada cunhagem,
torna o estudo das moedas dos Filipes muito difícil, como é sabido.
Esta moeda será de Filipe III (pois apenas apresenta um P no final do nome do rei, PHILIPVS.
O interesse para mim desta moeda reside no reverso. O início da legenda do reverso destes tostões é cinco pontos em cruz.
Não encontrei nos reversos apresentados por Gomes, de cruz do reverso cercada por pontos e cantonada também por pontos, nenhum cunho cuja legenda começa por uma cruz como a que este tostão apresenta.
Não encontro referência aproximada para a classificar de acordo com o Gomes a não ser que os "restauros" tenham sido profundos.

MensagemEnviado: quarta out 02, 2013 10:39 am 
Desligado
Reinado D.Pedro IV

Registado: quarta nov 28, 2007 7:34 pm
carlos47 Escreveu:
se a moeda foi desbastada com sugerido teve que ser em todo o campo da moeda nas duas faces isso implica muito metal

Está no anuncio 8,12gm, não é por ter o peso certo que passa a ser boa, então passaria a ser quase tudo bom, vê-se bem que foi tudo mexido o MCARVALHO disse tudo sobre a moeda.

MensagemEnviado: quarta out 02, 2013 11:16 am 
Desligado
Reinado D.Henrique

Registado: quinta out 02, 2008 7:40 pm
Sendo assim muito obrigado pelos comentários e analises, e para isto que serve o Forum
A moeda me despertou um certo interesse pela conservação que mostrava ,agora vejo que e uma moeda meio boa e meio falsa , digo meio falsa porque tem restauro , ou seja tendo restauro e uma aplicação moderna , ou seja Lili Canecas com uma nova plástica :erofl:

Abraço -Amorim

MensagemEnviado: quarta out 02, 2013 11:56 am 
Desligado
Reinado D.João II

Registado: quinta fev 02, 2012 2:43 pm
diria que nao gosto de restauro, para mim é o mesmo que uma moeda de furo tapado, ou colocar um motor zero em um carro velho, sempre sera um carro velho.
a peça deve ser preservada em seu estado tendo passado por tudo que passou, nao da pra fazer uma plastica e colocar botox nela e achar que esta normal.
concordo ainda que muito , mas muito metal foi tirado da peça, certamente pelo que foi exposto. diria que nao da para ver nenhuma parte inteira da borda.
não apostaria nela, pois acredito que nao de para atestar a veracidade da peça, mesmo que estivese na mao.

Criar Novo Tópico  Responder a este Tópico  [ 35 mensagens ]  Ir para a página Anterior 1 2 3 4 Próximo

Hora UTC

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante

Criar Tópicos: Proibido
Responder Tópicos: Proibido
Editar Mensagens: Proibido
Apagar Mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Pesquisar por:
Ir para:  
Desenvolvido por phpBB® Forum Software © phpBB Limited
Traduzido por: phpBB Portugal