Meio tostão Afonso VI

Responder
Mensagem
Autor
Avatar do Utilizador
luisc
Reinado D.Manuel II
Mensagens: 69
Registado: segunda jan 09, 2017 4:51 pm

Meio tostão Afonso VI

#1 Mensagem por luisc » terça out 17, 2017 5:00 pm

Viva, venho tirar uma duvida com este meio tostão

A moeda não é minha, foi-me pedido para tentar classificar, muito embora conheça a proveniência.

Anda na casa dos 19mm o peso não me foi fornecido

A partida vejo a legenda "al.....VI.DG.REX" normal

A minha questão prende-se com o que me parece algo a cercar a cruz nos quatros cantos....

O que é aquilo?..apenas efeito do desgaste ou é tipo aneletes como existe nos tostões?

De salientar que o meu AG é o de 2007 e não aparece nenhuma assim

Abraço

Imagem



Avatar do Utilizador
numisiuris
Reinado D.Sancho I
Mensagens: 2526
Registado: sexta abr 11, 2014 7:07 am

Re: Meio tostão Afonso VI

#2 Mensagem por numisiuris » terça out 17, 2017 6:52 pm

Penso que estes tostões não têm nenhum elemento a cantonar a cruz. Julgo que, nesta altura, se terão aberto cunhos de todas as formas possíveis, dada a ausência dos bons artistas. Acredito que a cruz fosse gravada, pelo que os espaços que a intercalam seriam deixados em alto relevo no cunho. Daí que o meio desses espaços esteja mais desgastado (por ser mais alto). Nessa ficou um efeito curiso. Na minha não se nota tanto.
Imagem

Avatar do Utilizador
luisc
Reinado D.Manuel II
Mensagens: 69
Registado: segunda jan 09, 2017 4:51 pm

Re: Meio tostão Afonso VI

#3 Mensagem por luisc » terça out 17, 2017 7:17 pm

Exacto.!! concordo....aliás na tua não se nota tanto, mas nota-se..!!

Epá quem olha assim de repente fica-se na duvida se havia ali algo ou não...e na mão só a tive um minuto...

Já agora, reparas-te no empastamento na zona da coroa e na zona do rex..???...a terra é tramada

Em alguns sítios que eu cá sei, e se fosse uma moeda rara tenho a certeza que era "duvidosa" :erofl:

abraço

Avatar do Utilizador
numisiuris
Reinado D.Sancho I
Mensagens: 2526
Registado: sexta abr 11, 2014 7:07 am

Re: Meio tostão Afonso VI

#4 Mensagem por numisiuris » terça out 17, 2017 7:36 pm

Eheh, tu estás marcado por aquele moedão espanhol que os nuestros hermanos não souberam apreciar! :p

Quanto a empastamentos (que normalmente indiciam fundições) apenas uma análise em mão e ao microscópio ou com uma boa lupa podem ser conclusivas. Quanto a cunhos abertos manualmente, a cunhos fundidos e a moldes não decalcados (esculpidos manualmente), as fotos, para mim, são muito melhor instrumento de análise.

Esse teu meio tostão não deixa dúvidas nenhumas e está em muito bom estado para o reinado em questão!

Responder

Voltar para “D. Afonso VI”