Tostão D. Pedro II N/D Magro 43.03 ??????

Moderadores: RuiAMF, Moderador de Honra

fernanrei
Reinado D.Sancho II
Registado: terça mar 28, 2017 8:00 pm

Tostão D. Pedro II N/D Magro 43.03 ??????

Mensagempor fernanrei » terça ago 08, 2017 9:10 pm

Caros ilustres, apresento este exemplar que penso ser o 43.03 do AG. Gostaria de saber se estou correcto e se o MBC se aplica a esta moeda???
Diâmetro - 22mm
Peso - 3.1g
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.
:D FMMRei :D

jdickson
Reinado D.Sancho I
Registado: domingo dez 12, 2010 10:27 pm

Re: Tostão D. Pedro II N/D Magro 43.03 ??????

Mensagempor jdickson » terça ago 08, 2017 10:57 pm

Viva

É do grupo 43, sem dúvida. Mas não encontro referência apropriada...seria uma mescla do 43.05 (sem pontos a ladear o florão do reverso) e 43.06 (ponto sobre a cruz no reverso)...e se não tiver ponto a seguir ao "G" de "G PORT", como parece, seria mesmo uma variante não catalogada.
Quanto ao EC, acho MBC muito optimista. BC+ seria mais apropriado.

fernanrei
Reinado D.Sancho II

Mensagempor fernanrei » quarta ago 09, 2017 6:48 am

Concordo na integra com tudo o que disse caro jdickson e quanto à classificação do estado de conservação, o BC+ é a minha avaliação mais sincera mas alguém do meu meio refere o MBC e decidi colocar aqui a questão. Não é fácil para mim fazer a catalogação desta variante e espero arranjar aqui matéria suficiente par encerrar a questão..

fernanrei
Reinado D.Sancho II

Mensagempor fernanrei » quarta ago 09, 2017 1:08 pm

jdickson Escreveu:Viva

É do grupo 43, sem dúvida. Mas não encontro referência apropriada...seria uma mescla do 43.05 (sem pontos a ladear o florão do reverso) e 43.06 (ponto sobre a cruz no reverso)...e se não tiver ponto a seguir ao "G" de "G PORT", como parece, seria mesmo uma variante não catalogada.
Quanto ao EC, acho MBC muito optimista. BC+ seria mais apropriado.

Estive a olhar bem com a lupa para "G PORT" e de facto parece existir o vestígio de um ponto a seguir ao "G". Estive a conversar com a pessoa que sugere o MBC e o critério dele prende-se no facto de existir desgaste moderado muito uniforme e todos os pormenores da moeda estarem visíveis, além de ter uma patina apelativa. Neste momento estou entre as duas opiniões mas compreendo muito bem a observação do meu amigo.

numisiuris
Reinado D.Afonso IV
Registado: sexta abr 11, 2014 7:07 am

Mensagempor numisiuris » quarta ago 09, 2017 9:26 pm

bc+, mbc-... por aí! Mas está bem apelativa para mim. E gosto muito dessas coroas com o diadema castiço! ;)

Mmatos
Reinado D.Afonso VI
Registado: segunda nov 08, 2004 4:35 pm
Contacto:

Mensagempor Mmatos » quarta ago 09, 2017 11:38 pm

fernanrei Escreveu:Caros ilustres, apresento este exemplar que penso ser o 43.03 do AG. Gostaria de saber se estou correcto ...

Este exemplar é o P2.43.06 (ponto sobre a cruz no reverso) do AG ou o P2.T.14 do catálogo VMA. Quanto a mim está num estado intermédio entre BC e MBC.

Foto do catálogo VMA:
Imagem

fernanrei
Reinado D.Sancho II

Mensagempor fernanrei » quinta ago 10, 2017 6:43 am

Mmatos Escreveu:
fernanrei Escreveu:Caros ilustres, apresento este exemplar que penso ser o 43.03 do AG. Gostaria de saber se estou correcto ...

Este exemplar é o P2.43.06 (ponto sobre a cruz no reverso) do AG ou o P2.T.14 do catálogo VMA. Quanto a mim está num estado intermédio entre BC e MBC.

Foto do catálogo VMA:
Imagem

Muito agradecido caro ilustre. Só mesmo a dificuldade em verificar o ponto a seguir ao G criou alguma confusão mas nada com conversar um pouco com vocês para esclarecer tudo.

Voltar para “D. Pedro II”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante