VINTEM DE PRATA PARA APRECIAÇÃO CRITICA

Moderadores: RuiAMF, Moderador de Honra

Hugo7729
Escudinho da II República
Registado: segunda nov 14, 2016 7:51 pm

VINTEM DE PRATA PARA APRECIAÇÃO CRITICA

Mensagempor Hugo7729 » terça nov 22, 2016 2:42 pm

Boas. Procuro pelo maximo de informação possivel acerca da moeda, mais em concreto sobre seu estado de conservação, história e valor perante a mesma em caso de a negociar. Cumprimentos e um oborigado a todos que por aqui me possam ajudar neste assunto.
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.

Hugo7729

Re: VINTEM DE PRATA PARA APRECIAÇÃO CRITICA

Mensagempor Hugo7729 » terça nov 22, 2016 3:10 pm

Restantes fotos da moeda.

numisiuris
Reinado D.Henrique
Registado: sexta abr 11, 2014 7:07 am

Mensagempor numisiuris » terça nov 22, 2016 4:36 pm

Penso que tem a base 5 e o cimo 9 do cat. Francisco magro. D. João V. Grupo dez. Se tiver a esfera entre dois pontos, o que me parece, será a referência 10.10. Mas as fotos não são as melhores. Moeda com boa patine de achado. Para mim mbc. Quanto a valores, não sei. O mercado anda muito dissociativo. É o que alguém quiser dar por ela.

palves
Reinado D.Afonso II
Registado: segunda jan 11, 2010 11:02 am

Mensagempor palves » terça nov 22, 2016 4:47 pm

Podes colocar foto do rebordo. Estas moedas existem de rebordo "normal", serrilhado (?) e encordoado.

Luís Neves
Reinado D.Miguel
Registado: sábado set 21, 2013 11:37 pm

Mensagempor Luís Neves » terça nov 22, 2016 5:06 pm

Iuri
Estava na duvida se não seria mais o grupo 9 (?), com o cimo 8 (?) e base 5
E tal como já tinha comentado com o palves, bordo parece ali haver mais qualquer coisa, ou encordoado ou serrilhado. Só com melhores fotos

Catalogo: https://cld.pt/dl/download/9a10cf5a-0255-476b-87be-bfe7342c02d9/Vint%C3%A9ns%20de%20esfera.pdf
Quem caminha e se distrai com quem fala para os lados não chega ao destino.

Hugo7729

Mensagempor Hugo7729 » terça nov 22, 2016 5:38 pm

Boa tarde. Obrigado a todos pelos vossos comentários até agora. Em relação ao rebordo da moeda a sencação q tenho ao olhar é que é serrilhado. Tirei outras fotos de forma a tentar identificar melhor o serrilhado.

palves
Reinado D.Afonso II
Registado: segunda jan 11, 2010 11:02 am

Mensagempor palves » terça nov 22, 2016 5:51 pm

Parabéns! Parece mais um encordoado. Se for é o mais difícil dos 3 tipos de rebordo.

PS: Há quem defenda que não existem serrilhados, que estes são encordoados (mal feitos ou desgaste). Ainda não estou convencido do argumento...

Border 3.jpg

Hugo7729

Mensagempor Hugo7729 » terça nov 22, 2016 11:25 pm

Boa noite. Antes demais quero agradecer o vosso contributo e ajuda. Como já devem ter reparado sou um leigo no que toca a matéria de numismática, portanto para mim tudo é estranho novidade e curiosidade. Curiosidade essa gerada pelo facto de ter adquirido um detector de metais a meias com o meu irmão, tanto é que a moeda alvo de assunto foi encontrada por ele mesmo. De momento e com base na informação que vós me deram a conhecer e uma melhor observação da moeda através de lupa, comparando a vários exemplos que observei no catálogo enviado pelo Luis Neves , identifico a como sendo 2 vintens de D.João V, com a data provável de emissão no ano 1734, no grupo 9 com o nº9.3, nº 3 no cimo da esfera, na base com o nº5 , esfera centrada e rebordo encordoado. Obrigado e cumprimentos a todos vós.

numisiuris
Reinado D.Henrique
Registado: sexta abr 11, 2014 7:07 am

Mensagempor numisiuris » quarta nov 23, 2016 12:45 am

Tens toda a razão Luís. :) Claro que é cimo 8... o problema foi que no 8 pareceu-me ler um 9 por baixo e nem olhei para o que vinha a seguir. Os dois pontos a ladear a esfera bem me pareciam um pouco forçados, mas como fixei o 9 só podia ser aquela referência. Eheh!

Sendo assim, pelo encordoamento, será até uma referência não catalogada...

Hugo, não é a 9.3, é uma variante à 9.4. Estes vinténs encordoados são escassos. Não tenho nenhum... bom achado!

Hugo7729

Mensagempor Hugo7729 » quarta nov 23, 2016 2:50 am

Viva numisiuris. Obrigado. E em relação ao numero dentro do grupo estou tendo mesmo para o 9.3 , após observar o topo da esfera fico mesmo com essa percepção. Mas dada a minha experiençia tambem posso estar enganado. Obrigado cumprimentos.

Voltar para “D. João V”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante