Vintém de esfera ID?

Moderadores: RuiAMF, Moderador de Honra

palves
Reinado D.Afonso II
Registado: segunda jan 11, 2010 11:02 am

Vintém de esfera ID?

Mensagempor palves » quinta mai 25, 2017 1:50 pm

Sou fã dos vinténs de esfera. Moedas tão pequenas e com tantos detalhes. Esta veio parar-me hoje às mãos.

Praticamente não visíveis a olho nú, eis que com lupa ou microscópico se nota que a cruz está cercada por 4 pontos. Tirei várias fotos em várias posições com o microscópico...
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.

numisiuris
Reinado D.Henrique
Registado: sexta abr 11, 2014 7:07 am

Re: Vintém de esfera ID?

Mensagempor numisiuris » quinta mai 25, 2017 4:41 pm

Nunca tinha visto! Parabéns!!! :)

euoutravez
Reinado D.João V
Registado: quarta mar 19, 2014 1:27 am

Mensagempor euoutravez » quinta mai 25, 2017 4:45 pm

Boas

Entretanto fui ver as minhas e parece-me ser normal, pois estas duas que andam cá por casa também têm pontos, se bem que me parecem não serem sempre 4.. É uma questão de ver mais exemplares e perceber se faz parte do desenho habitual, ou se há referências com e sem pontos

Deixo fotos destes dois também com pontos:

Imagem
Imagem

palves
Reinado D.Afonso II
Registado: segunda jan 11, 2010 11:02 am

Mensagempor palves » quinta mai 25, 2017 6:18 pm

Boas, fui espreitar outras 10 fotos que aqui tinha e nenhuma tem pontos.

Aqui nestes também, numa análise rápida, também não aparecem.
http://forum-numismatica-notafilia.com/ ... lit=esfera

numisiuris
Reinado D.Henrique

Mensagempor numisiuris » quinta mai 25, 2017 6:25 pm

Pontos, rentes à cruz ou à esfera armilar tenho ideia de já ter visto bastantes. Assim afastados da cruz parecem-me os primeiros. As estremidades do braço da cruz eram delimitadas pela marca do compasso. Mas talvez estes pequenos pontos tivessem utilidade na demarcação do centro de cada braço da cruz. E talvez seja também por isso que se encontram a ladear o centro da esfera armilar. Para mim são pontos orientadores da abertura do cunho. E daí serem muito pequenos, alguns talvez já sumidos, ou até não marcados pelo cunho (entupimento que num relevo de tão pequenas dimensões é mais que natural). Digou eu...

Mmatos
Reinado D.Pedro II
Registado: segunda nov 08, 2004 4:35 pm
Contacto:

Mensagempor Mmatos » sábado mai 27, 2017 11:47 am

Encontrei esta na NET, mas só tem pontos em dois braços.

ImagemImagem

No catálogo VMA há uma referência - Jo5.V.03 - que também apresenta dois pontos, embora isso não seja considerado na descrição.

euoutravez
Reinado D.João V
Registado: quarta mar 19, 2014 1:27 am

Mensagempor euoutravez » sábado mai 27, 2017 12:11 pm

numisiuris Escreveu:Pontos, rentes à cruz ou à esfera armilar tenho ideia de já ter visto bastantes. Assim afastados da cruz parecem-me os primeiros. As estremidades do braço da cruz eram delimitadas pela marca do compasso. Mas talvez estes pequenos pontos tivessem utilidade na demarcação do centro de cada braço da cruz. E talvez seja também por isso que se encontram a ladear o centro da esfera armilar. Para mim são pontos orientadores da abertura do cunho. E daí serem muito pequenos, alguns talvez já sumidos, ou até não marcados pelo cunho (entupimento que num relevo de tão pequenas dimensões é mais que natural). Digou eu...

Também me parece que serão pontos de apoio do compasso utilizado na abertura do cunho.

numisiuris
Reinado D.Henrique

Mensagempor numisiuris » sábado mai 27, 2017 12:37 pm

euoutravez Escreveu:Também me parece que serão pontos de apoio do compasso utilizado na abertura do cunho.

De apoio do compasso não acredito, até porque pondo um dos bicos do compasso nesses pontos não se vê que curva se pudesse fazer com o outro. Acho que marcavam apenas o centro de cada braço da cruz, no reverso, e da esfera armilar, no anverso. Para auxiliar na "centrada" abertura do cunho.

Voltar para “D. João V”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante