Fórum Numismática

Lugar de convívio de colecionadores de moedas, notas e outros artigos
Data/Hora: terça dez 11, 2018 3:22 pm

Hora UTC

Criar Novo Tópico  Responder a este Tópico  [ 58 mensagens ]  Ir para a página Anterior 1 2 3 4 5 6 Próximo
Autor Mensagem
MensagemEnviado: segunda nov 19, 2018 7:45 pm 
Desligado
Reinado D.Sancho I

Registado: terça mar 28, 2017 8:00 pm
onlion Escreveu:
fernanrei Escreveu:
Eu estou à espera que o dono da moeda a envie para observação e análise mas este exemplar que o iuri mostra também apresenta indícios ligeiramente idênticos

Segue amanhã! :thumbs:

Não altere a sua rotina de propósito para enviar a moeda. Fica com o almoço em crédito e aproveito para dizer que terei muito gosto e acredite que irá gostar, porque almoçará num convento, mas sem freiras :biglaugh:

MensagemEnviado: segunda nov 26, 2018 3:01 pm 
Desligado
Reinado D.Sancho I

Já tenho a moeda comigo :thumbupleft: e a primeira impressão é já a da corrosão seletiva vá-se lá saber porquê :think: mas antes de tecer algum comentário mais vinculativo vou iniciar o processo de análise correspondente :thumbupleft:

MensagemEnviado: segunda nov 26, 2018 4:23 pm 
Ligado
Reinado D.Manuel II

Registado: segunda mar 06, 2017 3:30 pm
Ainda bem que chegou!
Tenho grande curiosidade em saber a sua opinião.

:thumbupleft:

MensagemEnviado: segunda nov 26, 2018 4:32 pm 
Desligado
Reinado D.Afonso Henriques

Registado: sexta nov 05, 2004 9:55 pm
Também estou curioso.
É um fenómeno e realmente difícil de explicar. Mas não é assim tão raro, já há aqui pelo menos mais duas com efeitos semelhantes. Já tinha verificado algo parecido em cobres do séc. XVI (3 reais de D. Sebastião ou D. João III), o que apanha cunhagem manual e mecânica...
Penso que só ocorrerá em moedas de cobre muito específicas, sem qualquer tipo de liga.

O tipo e condições do meio onde foram perdidas, bem como a sua posição também deverão fazer parte da chave para compreender. Não sei se a pancada de cunhagem não poderá provocar nestes metais mais moles algum tipo de distinção na estrutura do metal nos pontos mais altos dos relevos (como a legenda).

MensagemEnviado: quarta dez 05, 2018 8:21 pm 
Desligado
Reinado D.Sancho I

Boas caros ilustres, apraz-me informar que já terminei as análises à moeda em questão e depois de debater com os meu colegas os resultados, concluiu-se que a moeda foi cunhada e os efeitos em negativo devem-se a um fenómeno de corrosão selectiva. Para melhor compreenderem vou publicar as fotos da análise microscópica onde se vê perfeitamente os sinais da corrosão. Neste tipo de ampliação, se por acaso a moeda fosse fundida, dava para ver a micro porosidade deixada por esse método.
Imagem
Imagem

MensagemEnviado: quarta dez 05, 2018 8:22 pm 
Desligado
Reinado D.Sancho I

Imagem
Imagem

MensagemEnviado: quarta dez 05, 2018 9:00 pm 
Ligado
Reinado D.Manuel II

Registado: segunda mar 06, 2017 3:30 pm
:clap3: :clap3: :clap3:

Muito obrigado!

MensagemEnviado: quarta dez 05, 2018 9:35 pm 
Desligado
Reinado D.Sancho I

Partilho também a análise à liga da moeda :thumbupleft:
SQ- Elemento- PP milhão- %
AL- Alumínio- 22739- 2,27
SI- Silício- 123853- 12,38
P- Fósforo- 6864- 0,68
CI- Cloro - 16695- 1,66
K- Potássio- 3111- 0,3
CA- Cálcio- 3623 - 0,36
TI- Titânio- 403- 0,04
MN- Manganês - 45- 0,0045
FE- Ferro - 2057- 0,2
CO- Cobalto- 166- 0,01
NI- Níquel- 466- 0,046
CU- Cobre- 814415- 81
ZN- Zinco - 316- 0,03
AS- Arsênio- 287- 0,028
SR- Estrôncio- 36 - 0,0036
ZR- Zircônio- 740- 0,074
NB- Nióbio- 245- 0,024
AG- Prata - 1357- 0,13
W- Tungstênio - 47- 0,0047
PB- Chumbo- 3553- 0,35

MensagemEnviado: quinta dez 06, 2018 9:21 am 
Desligado
Reinado D.Sancho I

A análise foi executada com a tecnologia DRX (Difração de Raios-X) em vários pontos do reverso da moeda. A quantidade presente de cobre, a mais importante, deu valores desde os 56% até aos 81%, sendo que este ultimo valor apesar de ser o mais alto, não é indicador de uma liga com alto teor de cobre e isso deve-se ao facto da análise ser superficial e existirem claras evidências de quebra da liga por influência da corrosão. De qualquer forma, o método utilizado e as condições da moeda permitem valores qualitativos fidedignos relativamente à presença dos elementos, já os quantitativos, requerem outro método mais eficaz como é o caso do PDRX, que é igual ao DRX mas para partículas pequenas (poeiras) e neste caso teríamos que retirar uma amostra à moeda e decompor em pó, o que não é desejável. Os valores anteriormente representados relativamente aos elementos presentes na liga, correspondem ao teste feito no ponto onde deu o maior teor de cobre, precisamente no centro da moeda, logo, não devem ser considerados como representativos dos valores reais da liga, para isso teríamos que incidir na camada mais interior da moeda tapada pela patina, e mesmo dessa forma apenas se conseguem valores aproximados. Na minha opinião e de alguns colegas meus, a moeda esteve exposta a solo com alto teor de cloretos como é o caso das zonas banhadas pela água do mar, mas essas condições também existem longe do mar e é uma questão de tentar relacionar o local onde foi encontrada com as condições descritas. Espero ter sido útil e aproveito para dizer que a informação prestada é muito sucinta e apenas deve ser usada como esclarecedora das dúvidas criadas pelos sinais presentes na moeda em epigrafe. :beer:

MensagemEnviado: quinta dez 06, 2018 8:28 pm 
Desligado
Reinado D.Sancho I

MCarvalho Escreveu:
Também estou curioso.
É um fenómeno e realmente difícil de explicar. Mas não é assim tão raro, já há aqui pelo menos mais duas com efeitos semelhantes. Já tinha verificado algo parecido em cobres do séc. XVI (3 reais de D. Sebastião ou D. João III), o que apanha cunhagem manual e mecânica...
Penso que só ocorrerá em moedas de cobre muito específicas, sem qualquer tipo de liga.

O tipo e condições do meio onde foram perdidas, bem como a sua posição também deverão fazer parte da chave para compreender. Não sei se a pancada de cunhagem não poderá provocar nestes metais mais moles algum tipo de distinção na estrutura do metal nos pontos mais altos dos relevos (como a legenda).

Caro ilustre, já estão acabados os testes à moeda e publicados os resultados :thumbupleft:

Criar Novo Tópico  Responder a este Tópico  [ 58 mensagens ]  Ir para a página Anterior 1 2 3 4 5 6 Próximo

Hora UTC

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante

Criar Tópicos: Proibido
Responder Tópicos: Proibido
Editar Mensagens: Proibido
Apagar Mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Pesquisar por:
Ir para:  
Desenvolvido por phpBB® Forum Software © phpBB Limited
Traduzido por: phpBB Portugal