Fórum Numismática

Lugar de convívio de colecionadores de moedas, notas e outros artigos
Data/Hora: sexta dez 14, 2018 3:37 pm

Hora UTC

Criar Novo Tópico  Responder a este Tópico  [ 58 mensagens ]  Ir para a página Anterior 1 2 3 4 5 6 Próximo
Autor Mensagem
MensagemEnviado: quarta nov 14, 2018 12:34 pm 
Desligado
Reinado D.Sancho I

Registado: terça mar 28, 2017 8:00 pm
Continua-se a batalhar à volta da questão da corrosão, no caso desta moeda (a que deu origem ao tópico), não se aplica nenhuma das leis da física associadas ás várias formas de corrosão. Trabalho (também) à 30 anos com os materiais e os processos associados, a não ser que toda a minha formação e todos os meus professores estejam enganados, a natureza na sua forma livre de se "expressar" não confere linhas tão perfeitas aos materiais corroídos, mesmo com a ajuda do homem é difícil conseguir-se coisas semelhantes, quanto mais iguais às que vimos. No meu entender, o disco desta moeda passou por uma fase sublime na qual ficaram gravados os pormenores que observamos, agora como e porquê é que não consigo precisar. :think:

MensagemEnviado: quarta nov 14, 2018 12:53 pm 
Desligado
Reinado D.Afonso III

Registado: sexta jun 28, 2013 4:10 pm
silvio2 Escreveu:
fernanrei Escreveu:
Em situação alguma a corrosão deixa uma profundidade uniforme. Se os caros ilustres repararem, todas as ranhuras têm a mesma profundidade :think:
Eu continuo convencido que é uma peça fundida.

Imagem
Imagem
Concordo, com a opinião do amigo Fernando.
Não é possível a corrosão (a ter havido) actuar de forma "tão cirúrgica" e mais centrada na legenda, com a perfeição que se pode ver ... :2evil:

fernanrei Escreveu:
Continua-se a batalhar à volta da questão da corrosão, no caso desta moeda (a que deu origem ao tópico), não se aplica nenhuma das leis da física associadas ás várias formas de corrosão. Trabalho (também) há 30 anos com os materiais e os processos associados, a não ser que toda a minha formação e todos os meus professores estejam enganados, a natureza na sua forma livre de se "expressar" não confere linhas tão perfeitas aos materiais corroídos, mesmo com a ajuda do homem é difícil conseguir-se coisas semelhantes, quanto mais iguais às que vimos. No meu entender, o disco desta moeda passou por uma fase sublime na qual ficaram gravados os pormenores que observamos, agora como e porquê é que não consigo precisar. :think:

Com todo o respeito, pelas opiniões dos outros intervenientes, continuo a concordar com a "tese", do amigo Fernando. :thumbupleft:

MensagemEnviado: quarta nov 14, 2018 2:03 pm 
Desligado
Reinado D.Manuel II

Registado: segunda mar 06, 2017 3:30 pm
Para apimentar um bocadinho mais a discussão que estou a adorar, junto estas fotografias da dita moeda com outra gémea apanhada literalmente no mesmo buraco a 10 cm de distância. Do mesmo ano, mas completamente diferente em termos de corrosão.

Imagem

Imagem

PS: sei que as fotos não são as melhores mas para o que interessa servem

MensagemEnviado: quarta nov 14, 2018 4:31 pm 
Desligado
Reinado D.Sancho I

Se o objetivo é apimentar, facto que eu não creio, assumo aqui que disponibilizo os recursos que tenho à disposição para examinar a moeda. Não cobro nada e ainda ofereço o almoço ao dono da moeda. O laboratório para o qual trabalho, é acreditado e talvez seja um dos melhores do país. Da minha parte, o desenvolvimento deste tema só continuará depois de concluídos os testes necessários para refutar ou reforçar a minha convicção, dado que o objetivo deste fórum é esclarecer e nunca criar dúvidas. :thumbupleft:

MensagemEnviado: quarta nov 14, 2018 5:40 pm 
Desligado
Reinado D.Manuel II

fernanrei Escreveu:
Se o objetivo é apimentar, facto que eu não creio, assumo aqui que disponibilizo os recursos que tenho à disposição para examinar a moeda. Não cobro nada e ainda ofereço o almoço ao dono da moeda. O laboratório para o qual trabalho, é acreditado e talvez seja um dos melhores do país. Da minha parte, o desenvolvimento deste tema só continuará depois de concluídos os testes necessários para refutar ou reforçar a minha convicção, dado que o objetivo deste fórum é esclarecer e nunca criar dúvidas. :thumbupleft:

:beer:

O almoço pode ficar para outra vez, mas a moeda pode seguir já amanhã por correio.
Agradeço-lhe desde já a sua disponibilidade!
Se me puder enviar o seu endereço por mensagem privada agradecia.

:green:

MensagemEnviado: quarta nov 14, 2018 7:38 pm 
Desligado
Reinado D.Sancho I

Esta moeda criou-me muita curiosidade, se for o que penso ser, passa a ser um artigo com muito valor. Agradeço já a disponibilidade do dono e vou fazer tudo o que puder para analizar a moeda.

MensagemEnviado: segunda nov 19, 2018 12:46 pm 
Desligado
Reinado D.Afonso III

Registado: sexta abr 11, 2014 7:07 am
Esta foi posta à venda recentemente no megaleilões. Talvez ajude à discussão em causa. Aquele 6 em baixo relevo parece tão perfeito.
Imagem

MensagemEnviado: segunda nov 19, 2018 6:24 pm 
Desligado
Reinado D.Afonso Henriques

Registado: sábado dez 20, 2014 6:31 pm
Pois parece...

MensagemEnviado: segunda nov 19, 2018 6:27 pm 
Desligado
Reinado D.Sancho I

Eu estou à espera que o dono da moeda a envie para observação e análise mas este exemplar que o iuri mostra também apresenta indícios ligeiramente idênticos

MensagemEnviado: segunda nov 19, 2018 7:23 pm 
Desligado
Reinado D.Manuel II

fernanrei Escreveu:
Eu estou à espera que o dono da moeda a envie para observação e análise mas este exemplar que o iuri mostra também apresenta indícios ligeiramente idênticos

Segue amanhã! :thumbs:

Criar Novo Tópico  Responder a este Tópico  [ 58 mensagens ]  Ir para a página Anterior 1 2 3 4 5 6 Próximo

Hora UTC

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante

Criar Tópicos: Proibido
Responder Tópicos: Proibido
Editar Mensagens: Proibido
Apagar Mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Pesquisar por:
Ir para:  
Desenvolvido por phpBB® Forum Software © phpBB Limited
Traduzido por: phpBB Portugal