Tostão com pedúnculos perolados

Moderadores: RuiAMF, Moderador de Honra

Mensagem
Autor
Mmatos
Reinado D.Henrique
Registado: segunda nov 08, 2004 4:35 pm

Re: Tostão com pedúnculos perolados

#11 Mensagem por Mmatos » sábado out 20, 2018 10:31 am

josix Escreveu:... mas porque é que os topos dos relevos aparecem com tantas falhas aparentes de material?
...
Tem razão nessa observação. Foi um pormenor que me chamou a atenção antes de ter adquirido o exemplar e fez-me ter algumas dúvidas em relação ao mesmo. Contactei alguém que estuda a fundo este período de cunhagem mecânica e que depois de analisar a moeda não duvida da sua originalidade. Quanto a essas falhas, não sei o motivo, embora coloque a hipótese de que a moeda para ter melhor aspecto tenha levado em tempos um banho de prata e que nessas zonas onde aparecem falhas a adesão não se deu. Mas é uma hipótese teórica, não faço ideia se assim foi.

josix
Reinado D.Pedro V
Registado: domingo out 30, 2011 11:38 pm

#12 Mensagem por josix » sábado nov 03, 2018 2:54 pm

Obrigado. Não deixa de ser interessante saber que podem aparecer com este aspecto.

Mmatos
Reinado D.Henrique
Registado: segunda nov 08, 2004 4:35 pm

#13 Mensagem por Mmatos » sábado nov 02, 2019 3:24 pm

Descobri por acaso um exemplar com as mesmas características - pedúnculos perolados - e deu algum trabalho para o adquirir, mas acho que valeu a pena, pois é uma variante ao exemplar acima comentado. Os florões que ladeiam a coroa são menores e no reverso os florões além de terem âmagos grandes, têm pétalas diferentes. Pesa 3,67 g e também tem 22 mm de diâmetro.
Jo5.T.01a a red.JPG
Jo5.T.01a b red.JPG
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.

José Gomes
Reinado D.Afonso II
Registado: quinta jun 16, 2011 5:05 pm

#14 Mensagem por José Gomes » sábado nov 02, 2019 5:10 pm

Adrhosan Escreveu:
quinta out 18, 2018 5:34 pm
Olá, Matos.
Estendendo a observação dos pedúnculos à outras emissões, cito os dos 640 reis Pernambuco, Pedro II, em que alguns possuem pérolas duplas ou florões no lugar das pérolas. E a mais bela coroa, em minha opinião, presente em alguns 640 de João V e José I, com pérolas encimando aros nas extremidades dos pedúnculos. Detalhes que fazem belas diferenças nas coroas.
Parabéns pela linda peça.
:thumbs: :beer:
Muito interessante!

Valeu a dica.

Responder

Voltar para “D. João V”