150 Réis 1795 D. Maria I Açores

Moderadores: RuiAMF, Moderador de Honra

Avatar do Utilizador
Mmatos
Reinado D.Pedro II
Mensagens: 631
Registado: segunda nov 08, 2004 4:35 pm
Localização: Lisboa/Caxias
Contacto:

Re: 150 Réis 1795 D. Maria I Açores

Mensagempor Mmatos » segunda set 04, 2017 11:12 am

Desta moeda, como de quase todos os exemplares deste período, foram produzidos diversos cunhos, existindo portanto variantes e estando listadas no catálogo VMA desta data em número de quatro (três com ref. própria e uma variante de ref.):

Imagem

Avatar do Utilizador
silvio2
Reinado D.Filipe I
Mensagens: 891
Registado: sexta jun 28, 2013 4:10 pm
Localização: Leiria (Distrito)

Re: 150 Réis 1795 D. Maria I Açores

Mensagempor silvio2 » segunda set 04, 2017 12:23 pm

Mmatos Escreveu:Desta moeda, como de quase todos os exemplares deste período, foram produzidos diversos cunhos, existindo portanto variantes e estando listadas no catálogo VMA desta data em número de quatro (três com ref. própria e uma variante de ref.):


Obrigado pelo esclarecimento. Desconhecia, de todo, que havia variantes, nesta moeda.
Na verdade, como leigo na matéria que sou, limitei-me a assinalar o que me pareceu "diferente", de
uma para outra moeda!
:think:
P.S. - Aproveito para corrigir o seguinte: onde eu referi Cruz de Aviz devia ter escrito Cruz de Cristo.
Última edição por silvio2 em segunda set 04, 2017 3:08 pm, editado 2 vezes no total.
Cumprimentos,
Sílvio Silva

Avatar do Utilizador
fernanrei
Reinado D.João IV
Mensagens: 728
Registado: terça mar 28, 2017 8:00 pm

Re: 150 Réis 1795 D. Maria I Açores

Mensagempor fernanrei » segunda set 04, 2017 2:22 pm

silvio2 Escreveu:
RubenGMelo Escreveu:
silvio2 Escreveu:Caros Amigos
Com todo o respeito e sem querer ser “desmancha-prazeres”, ao analisar em pormenor as duas moedas aqui
apresentadas, reparei em “demasiados” detalhes, diferentes duma para a outra, o que me leva a pensar se
serão ambas verdadeiras (?) mas, como até agora, ainda ninguém se pronunciou sobre isso … :think:
Seria interessante haver mais opiniões ...


A que pormenores se refere caro Silvio?

Sem querer ser exaustivo, apresento alguns dos “ditos” pormenores, à consideração dos caros Amigos …

- o formato do algarismo 1 (em 150 e 1795)
- a espessura das letras nas legendas
- o “bico” do escudo descentrado em relação ao T (de PORT.)
- as “pontas” da cruz (dentro da Cruz de Avis)
- o R (de PORT.)
- o formato do arco (do meio da Coroa)

Já que aborda essa questão, queira referir a qual das duas é a falsa para que o proprietário possa dizer algo em defesa da moeda. Aproveito também para o aconselhar a visualizar os vários catálogos existentes que catalogaram essas moedas de forma a solidificar a sua pronuncia, não vá existir também por aí diferenças e nesse caso a coisa fica ainda mais interessante :thumbupleft:
:D FMMRei :D

Avatar do Utilizador
silvio2
Reinado D.Filipe I
Mensagens: 891
Registado: sexta jun 28, 2013 4:10 pm
Localização: Leiria (Distrito)

Re: 150 Réis 1795 D. Maria I Açores

Mensagempor silvio2 » segunda set 04, 2017 3:06 pm

silvio2 Escreveu:
Mmatos Escreveu:Desta moeda, como de quase todos os exemplares deste período, foram produzidos diversos cunhos, existindo portanto variantes e estando listadas no catálogo VMA desta data em número de quatro (três com ref. própria e uma variante de ref.):

Silvio2 Escreveu:
Obrigado pelo esclarecimento. Desconhecia, de todo, que havia variantes, nesta moeda.
Na verdade, como leigo na matéria que sou, limitei-me a assinalar o que me pareceu "diferente", de
uma para outra moeda!
:think:
P.S. - Aproveito para corrigir o seguinte: onde eu referi Cruz de Aviz devia ter escrito Cruz de Cristo.


Caro Amigo, confesso que o seu "post" me causou alguma estranheza e desconforto, dado que, como pode verificar, eu já tinha respondido ao esclarecimento que me havia sido dado, de forma correcta e sem melindres, pelo Amigo Mmatos.
De qualquer forma, peço desculpa, ao Amigo que muito estimo, pelo facto de ter ficado incomodado com esta situação que resultou, apenas e só, da minha vontade de colaborar com o Fórum, entrando às vezes, como foi o caso, por áreas que não domino e que pertencem "a outro campeonato" (de coleccionismo e de conhecimento, entenda-se).

Nota - Estou um pouco baralhado pois verifiquei que, em vez de citar o meu "post" de resposta a Mmatos editei o mesmo e só ao enviar me dei conta disso! As minhas desculpas ...
Cumprimentos,
Sílvio Silva

Avatar do Utilizador
fernanrei
Reinado D.João IV
Mensagens: 728
Registado: terça mar 28, 2017 8:00 pm

Re: 150 Réis 1795 D. Maria I Açores

Mensagempor fernanrei » segunda set 04, 2017 3:18 pm

silvio2 Escreveu:
silvio2 Escreveu:
Mmatos Escreveu:Desta moeda, como de quase todos os exemplares deste período, foram produzidos diversos cunhos, existindo portanto variantes e estando listadas no catálogo VMA desta data em número de quatro (três com ref. própria e uma variante de ref.):

Silvio2 Escreveu:
Obrigado pelo esclarecimento. Desconhecia, de todo, que havia variantes, nesta moeda.
Na verdade, como leigo na matéria que sou, limitei-me a assinalar o que me pareceu "diferente", de
uma para outra moeda!
:think:
P.S. - Aproveito para corrigir o seguinte: onde eu referi Cruz de Aviz devia ter escrito Cruz de Cristo.


Caro Amigo, confesso que o seu "post" me causou alguma estranheza e desconforto, dado que, como pode verificar, eu já tinha respondido ao esclarecimento que me havia sido dado, de forma correcta e sem melindres, pelo Amigo Mmatos.
De qualquer forma, peço desculpa, ao Amigo que muito estimo, pelo facto de ter ficado incomodado com esta situação que resultou, apenas e só, da minha vontade de colaborar com o Fórum, entrando às vezes, como foi o caso, por áreas que não domino e que pertencem "a outro campeonato" (de coleccionismo e de conhecimento, entenda-se).

Nota - Estou um pouco baralhado pois verifiquei que, em vez de citar o meu "post" de resposta a Mmatos editei o mesmo e só ao enviar me dei conta disso! As minhas desculpas ...

Caro amigo Sílvio, eu não estou nada incomodado com o que comentou e também não quero que fique incomodado com o que escrevi. Era minha intenção continuar uma conversa construtiva sem criar qualquer tipo de atrito, até porque eu aprecio muito a liberdade de expressão. Não reparei que já tinha respondido ao esclarecimento dado, e gostaria que ficasse mais esclarecido em relação ao tema. Espero que continue a ser sincero nos seus comentários, e tal como eu, sempre que errarmos na opinião dada existirá sempre um ilustre que terá o prazer em esclarecer e tirar dúvidas. Sinceros cumprimentos e peço desculpa se por acaso fui incorrecto na forma como abordei o tema... :thumbs:
:D FMMRei :D

Avatar do Utilizador
silvio2
Reinado D.Filipe I
Mensagens: 891
Registado: sexta jun 28, 2013 4:10 pm
Localização: Leiria (Distrito)

Re: 150 Réis 1795 D. Maria I Açores

Mensagempor silvio2 » segunda set 04, 2017 3:24 pm

"sans rancune" :D
:beer:
Cumprimentos,
Sílvio Silva


Voltar para “D. Maria I e D. Pedro III”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante