Qual o estado de conservação ? V reis 1778

Qual o estado de conservação ?

Votação encerrada em sábado ago 04, 2018 8:42 pm

BC
0
Sem votos
BC+
6
32%
MBC
9
47%
MBC+
3
16%
BELA
1
5%
 
Total de votos: 19

Mensagem
Autor
Avatar do Utilizador
Mmatos
Reinado D.Afonso V
Mensagens: 1215
Registado: segunda nov 08, 2004 4:35 pm
Localização: Lisboa/Caxias

Qual o estado de conservação ? V reis 1778

#1 Mensagem por Mmatos » sábado jul 28, 2018 8:42 pm

Acho o estado de conservação deste exemplar acima da média, mas gostava de auscultar mais opiniões para ver se coincidem com a minha. Agradeço votação e comentários.
100_1244red.JPG
100_1237 red.JPG
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.



Avatar do Utilizador
numisiuris
Reinado D.Sancho I
Mensagens: 2526
Registado: sexta abr 11, 2014 7:07 am

Re: Qual o estado de conservação ? V reis 1778

#2 Mensagem por numisiuris » sábado jul 28, 2018 9:09 pm

Eu votei bela, atendendo sobretudo à ausência de marcas de circulação e aos excelentes relevos, apesar de alguns sinais de cunho cansado. De qualquer modo, e esta é uma dúvida que sempre me assolou, não sei qual o impacto que as incrustações podem ter na atribuição do estado de conservação...

jdickson
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 3136
Registado: domingo dez 12, 2010 10:27 pm

Re: Qual o estado de conservação ? V reis 1778

#3 Mensagem por jdickson » sábado jul 28, 2018 9:26 pm

A moeda não tem muito desgaste de circulação, mas esteve exposta aos elementos, o que se nota de forma mais evidente no reverso, que está francamente mais afectado que a outra face.
É ingrato, mas não me parece que possa atribuir mais que um MBC fraco, ou BC+

Avatar do Utilizador
numisiuris
Reinado D.Sancho I
Mensagens: 2526
Registado: sexta abr 11, 2014 7:07 am

Re: Qual o estado de conservação ? V reis 1778

#4 Mensagem por numisiuris » sábado jul 28, 2018 9:51 pm

jdickson Escreveu:A moeda não tem muito desgaste de circulação, mas esteve exposta aos elementos, o que se nota de forma mais evidente no reverso, que está francamente mais afectado que a outra face.
É ingrato, mas não me parece que possa atribuir mais que um MBC fraco, ou BC+
Olá Jorge!

Pois, a questão é mesmo essa. Mas no nosso sistema de atribuição de estados de conservação não se fala em mais do que no desgaste. Repara, nesse sentido, a que aqui tenho em casa estaria em tão ou melhor estado que a do Mário, muito embora os relevos sejam bem piores, fruto de evidente circulação... E isso também não me faz muito sentido...
Imagem
Imagem
Imagem

Avatar do Utilizador
carlos47
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 4412
Registado: terça jul 26, 2011 2:04 pm
Localização: olhão
Contacto:

Re: Qual o estado de conservação ? V reis 1778

#5 Mensagem por carlos47 » sábado jul 28, 2018 9:53 pm

B+ Porque não vejo como não levar em conta o verdigris e alguma aparente corrosão
E porque não havia a opção mbc-

paulj
Reinado D.Filipe III
Mensagens: 774
Registado: quarta mai 15, 2013 2:30 am

Re: Qual o estado de conservação ? V reis 1778

#6 Mensagem por paulj » sábado jul 28, 2018 11:03 pm

BC+

jdickson
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 3136
Registado: domingo dez 12, 2010 10:27 pm

Re: Qual o estado de conservação ? V reis 1778

#7 Mensagem por jdickson » domingo jul 29, 2018 12:32 am

numisiuris Escreveu:
jdickson Escreveu:A moeda não tem muito desgaste de circulação, mas esteve exposta aos elementos, o que se nota de forma mais evidente no reverso, que está francamente mais afectado que a outra face.
É ingrato, mas não me parece que possa atribuir mais que um MBC fraco, ou BC+
Olá Jorge!

Pois, a questão é mesmo essa. Mas no nosso sistema de atribuição de estados de conservação não se fala em mais do que no desgaste. Repara, nesse sentido, a que aqui tenho em casa estaria em tão ou melhor estado que a do Mário, muito embora os relevos sejam bem piores, fruto de evidente circulação... E isso também não me faz muito sentido...
Olá Iuri
Não faria sentido se fizéssemos uma avaliação que só considerasse os aspectos relacionados com circulação. E acontece que a "nossa" escala só se refere à circulação, é bem verdade. Os americanos também têm esse problema, por isso é que têm o "details" e outras expressões, que muitas vezes se sobrepõem à avaliação "tradicional" (a que tem a ver só com o desgaste). Como nós não temos o equivalente, tentamos ser pragmáticos...e, assim, tentamos tomar em consideração os problemas não directamente relacionados com o desgaste e, de alguma forma, quantificá-los, incorporando-os no EC final. Não é muito correcto, mas não acho mal, porque, sinceramente, a mim diz-me pouco uma avaliação formal de uma moeda, interessa-me uma atribuição de EC que possa traduzir o melhor possível o estado global da moeda. E acho que é isso que interessa a todos. :thumbs:

Avatar do Utilizador
numisiuris
Reinado D.Sancho I
Mensagens: 2526
Registado: sexta abr 11, 2014 7:07 am

Re: Qual o estado de conservação ? V reis 1778

#8 Mensagem por numisiuris » domingo jul 29, 2018 1:28 am

jdickson Escreveu:
numisiuris Escreveu:
jdickson Escreveu:A moeda não tem muito desgaste de circulação, mas esteve exposta aos elementos, o que se nota de forma mais evidente no reverso, que está francamente mais afectado que a outra face.
É ingrato, mas não me parece que possa atribuir mais que um MBC fraco, ou BC+
Olá Jorge!

Pois, a questão é mesmo essa. Mas no nosso sistema de atribuição de estados de conservação não se fala em mais do que no desgaste. Repara, nesse sentido, a que aqui tenho em casa estaria em tão ou melhor estado que a do Mário, muito embora os relevos sejam bem piores, fruto de evidente circulação... E isso também não me faz muito sentido...
Olá Iuri
Não faria sentido se fizéssemos uma avaliação que só considerasse os aspectos relacionados com circulação. E acontece que a "nossa" escala só se refere à circulação, é bem verdade. Os americanos também têm esse problema, por isso é que têm o "details" e outras expressões, que muitas vezes se sobrepõem à avaliação "tradicional" (a que tem a ver só com o desgaste). Como nós não temos o equivalente, tentamos ser pragmáticos...e, assim, tentamos tomar em consideração os problemas não directamente relacionados com o desgaste e, de alguma forma, quantificá-los, incorporando-os no EC final. Não é muito correcto, mas não acho mal, porque, sinceramente, a mim diz-me pouco uma avaliação formal de uma moeda, interessa-me uma atribuição de EC que possa traduzir o melhor possível o estado global da moeda. E acho que é isso que interessa a todos. :thumbs:
Entendo essa questão.

Ou seja, o estado de conservação seria pesado na totalidade, tendo em conta o desgaste (relevos) e os efeitos da sujeição a condições ambientais, independentemente da circulação.

Para perceber melhor essa questão, coloco uma outra:

*Esta moeda deveria ver o seu estado de conservação diminuído em função dos pontos de malaquite que apresenta?
Imagem
https://www.sixbid.com/browse.html?auct ... ot=4226547

Se fosse possível retirar a malaquite, não deixando danos nos relevos que ela encobre, o estado de conservação da moeda aumentaria?

Caso fosse possível realizar essa operação, a moeda valorizaria?

E ainda, caso fosse possível realizar essa operação, seria de a fazer?

;)

Avatar do Utilizador
fernanrei
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 11086
Registado: terça mar 28, 2017 8:00 pm

Re: Qual o estado de conservação ? V reis 1778

#9 Mensagem por fernanrei » domingo jul 29, 2018 5:47 am

Votei BC+ porque não tem a opção MBC- . Estamos a falar do estado de conservação certo?
"Quod erat demonstrandum"

Avatar do Utilizador
carlos47
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 4412
Registado: terça jul 26, 2011 2:04 pm
Localização: olhão
Contacto:

Re: Qual o estado de conservação ? V reis 1778

#10 Mensagem por carlos47 » domingo jul 29, 2018 9:05 am

fernanrei Escreveu:Votei BC+ porque não tem a opção MBC- . Estamos a falar do estado de conservação certo?
Sim claro que outra coisa seria?
Mas tenho que confessar que mencionar o MBC- foi influenciado pelo comentário inicial do Iuri
Desgaste,mossas,oxidação,corrosão, quer queiram quer não, afecta o estado de conservação
Quanto às duvidas do Iuri , para mim é sim às 4 questões,outras opiniões só entendo por serem justificadas por gostos estéticos pessoais,como valorizar mais o estado de conservação de uma moeda com uma patine "maravilhosa" , que uma com o brilho e cor originais
Até podemos acha-la mais atraente,mas evidente que por estar oxidada o seu estado foi afectado
Se tivesse a possibilidade gostaria de possuir um exemplar imaculado e outro com uma bela patine (nessa ordem)

Responder

Voltar para “D. Maria I e D. Pedro III”