Fórum Numismática

Lugar de convívio de colecionadores de moedas, notas e outros artigos
Data/Hora: terça mai 21, 2019 8:43 am

Hora UTC

Criar Novo Tópico  Responder a este Tópico  [ 18 mensagens ]  Ir para a página Anterior 1 2
Autor Mensagem
 Assunto da Mensagem: Re: V Reis 1799 defeito do disco?
MensagemEnviado: segunda mai 13, 2019 6:36 am 
Ligado
Reinado D.Sancho I

Registado: sexta jun 28, 2013 4:10 pm
numisiuris Escreveu:
(...//...)
... ou será que alguns discos eram fundidos pelo processo de produção em árvore e posteriormente cortados à tesoura, sendo que essa falha no bordo do disco corresponderia ao corte da excrescência da árvore?

É, realmente, uma perspicaz observação e uma boa pergunta ... ;) :think:

MensagemEnviado: segunda mai 13, 2019 12:36 pm 
Desligado
Reinado D.Afonso Henriques

Registado: sexta nov 05, 2004 9:55 pm
Também alinho no MBC.

MensagemEnviado: segunda mai 13, 2019 11:50 pm 
Desligado
Reinado D.José

Registado: quarta mai 15, 2013 2:30 am
Obrigado Iúri, interessante a hipótese de produção em árvore, também me tinha lembrado disso ao ver o seguinte post:http://www.forum-numismatica.com/viewtopic.php?f=64&p=879481#p879481
No entanto inclino-me mais para defeito de determinado lote no ano de 1799, até porque tenho outras de V e de X réis de 1797 e 1799 sem qualquer defeito.
Abraço

MensagemEnviado: terça mai 14, 2019 12:48 am 
Desligado
Reinado D.Sancho II

Registado: sexta abr 11, 2014 7:07 am
Talvez seja um lote, sim. Mas repare que são três cunhos distintos de 1799. e que em 1797 também aparece o mesmo defeito em mais 2 cunhos:
Imagem

Em França, no reinado de Luis XVI (embora num período conturbado), fizeram-se discos pelo processo de fundição em árvore. Tenho lá dois sols com a excrecência para fora e a marca do corte bem evidente. Depois posto quando estiver próximo da moeda. Lembrei-me disso por causa dessa moeda e por a cronologia ser concomitante.

MensagemEnviado: terça mai 14, 2019 1:31 am 
Desligado
Reinado D.José

Tem Razão Iúri podem bem ter sido produzidas pelo processo de fundição em árvore; tinha-me esquecido das pratas e pelos vistos também aparece em 1797.
Fui ver as "moedas esquecidas" e encontrei um III réis 1797 com esse defeito bem pronunciado.Aqui fica a fotografia.

Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.

MensagemEnviado: terça mai 14, 2019 1:59 am 
Desligado
Reinado D.Afonso Henriques

Registado: terça nov 09, 2004 2:50 am
Esse III réis teve um pedaço retirado, o dano é bem pequeno e irregular.
As outras moedas me parecem ser o "fim da chapa", a máquina ia cortando os discos para impressão, e no fim, os últimos acabavam saindo meio defeituosos, pois "pegavam" pedacinhos dos espaços dos buracos já feitos na chapa.
Esses discos eram cortados na máquina, não eram fundidos nem cortados a tesourão, seria impossível o tesourão produzir um efeito tão bom (basta ver os COBS como ficavam.)

MensagemEnviado: terça mai 14, 2019 3:41 am 
Desligado
Reinado D.Sancho II

Registado: sexta abr 11, 2014 7:07 am
doliveirarod Escreveu:
As outras moedas me parecem ser o "fim da chapa", a máquina ia cortando os discos para impressão, e no fim, os últimos acabavam saindo meio defeituosos, pois "pegavam" pedacinhos dos espaços dos buracos já feitos na chapa.
Esses discos eram cortados na máquina, não eram fundidos nem cortados a tesourão, seria impossível o tesourão produzir um efeito tão bom (basta ver os COBS como ficavam.)

As estrias do cruzado de prata, de facto, são típicas da laminação. Essa já me parece uma explicação cabal. Ao cortar os meios sobrantes da chapa, apanhavam zonas já anteriormente cortadas, caso a chapa não fosse exactamente bem centrada. E deveria acontecer isso em todos ou quase todos os lotes. Está explicado! :)

MensagemEnviado: terça mai 14, 2019 2:10 pm 
Desligado
Reinado D.José

doliveirarod Escreveu:

Obrigado pelo seu esclarecimento, faz sentido.

Criar Novo Tópico  Responder a este Tópico  [ 18 mensagens ]  Ir para a página Anterior 1 2

Hora UTC

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes

Criar Tópicos: Proibido
Responder Tópicos: Proibido
Editar Mensagens: Proibido
Apagar Mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Pesquisar por:
Ir para:  
Desenvolvido por phpBB® Forum Software © phpBB Limited
Traduzido por: phpBB Portugal