V Reis 1799 defeito do disco?

Mensagem
Autor
paulj
Reinado D.Filipe III
Mensagens: 774
Registado: quarta mai 15, 2013 2:30 am

V Reis 1799 defeito do disco?

#1 Mensagem por paulj » domingo mai 12, 2019 6:01 pm

Apresento este V réis 1799, embora tratando-se de uma moeda vulgar tem algumas particularidades que me chamaram a atenção: e.c. superior ao que costuma aparecer e defeito no bordo, que primeiramente pensei ser resultado de algum corte com alfaia agrícola. Posteriormente tenho-me apercebido que existem várias moedas desta data com falhas no bordo, e curiosamente todas as que vi são de 1799. Será que nesta data alguns discos utilizados tinham defeito? Gostaria de ouvir opiniões, obrigado.
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.



MCarvalho
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 7998
Registado: sexta nov 05, 2004 9:55 pm

Re: V Reis 1799 defeito do disco?

#2 Mensagem por MCarvalho » domingo mai 12, 2019 6:33 pm

Além de dizer que a moeda está muito agradável, o que posso confirmar é que também já vi mais do que uma vez essas falhas. Penso que terá sido um problema em algum lote.
(as cunhagens de cobre do final do século XVIII são um bocado fracas, nomeadamente as recunhagens das moedas para as ilhas)
MCarvalho

paulj
Reinado D.Filipe III
Mensagens: 774
Registado: quarta mai 15, 2013 2:30 am

Re: V Reis 1799 defeito do disco?

#3 Mensagem por paulj » domingo mai 12, 2019 8:09 pm

MCarvalho Escreveu:Além de dizer que a moeda está muito agradável, o que posso confirmar é que também já vi mais do que uma vez essas falhas. Penso que terá sido um problema em algum lote.
(as cunhagens de cobre do final do século XVIII são um bocado fracas, nomeadamente as recunhagens das moedas para as ilhas)

Obrigado MCarvalho pela sua opinião, partindo do principio que a falha do disco será problema de algum lote, será que esse pormenor afecta o e.c.? E que e.c. lhe atribuiria?

Avatar do Utilizador
Mmatos
Reinado D.Afonso V
Mensagens: 1215
Registado: segunda nov 08, 2004 4:35 pm
Localização: Lisboa/Caxias

Re: V Reis 1799 defeito do disco?

#4 Mensagem por Mmatos » domingo mai 12, 2019 8:19 pm

paulj Escreveu:... Será que nesta data alguns discos utilizados tinham defeito? Gostaria de ouvir opiniões, obrigado.
A minha também tem essa falha no disco, embora não tão pronunciada. Também já vi diversas moedas dessa época em que isso acontece. Penso que aconteceria no fabrico dos discos, em que o saca-bocados "apanhava" um pouco do buraco que ficava do disco que anteriormente tinha sido cortado. Para mim esse exemplar está MBC sólido.

Avatar do Utilizador
fernanrei
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 11009
Registado: terça mar 28, 2017 8:00 pm

Re: V Reis 1799 defeito do disco?

#5 Mensagem por fernanrei » domingo mai 12, 2019 9:31 pm

Está muito agradável a moeda, MBC sem favor. O defeito também é interessante :thumbupleft:
"Quod erat demonstrandum"

Avatar do Utilizador
silvio2
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 9505
Registado: sexta jun 28, 2013 4:10 pm
Localização: Leiria (Distrito)

Re: V Reis 1799 defeito do disco?

#6 Mensagem por silvio2 » domingo mai 12, 2019 10:08 pm

Sem dúvida, um exemplar muito interessante, num EC superior ... :D
Parabéns amigo Paulo e obrigado, pela partilha. :thumbupleft:
Cumprimentos,
Sílvio Silva

paulj
Reinado D.Filipe III
Mensagens: 774
Registado: quarta mai 15, 2013 2:30 am

Re: V Reis 1799 defeito do disco?

#7 Mensagem por paulj » domingo mai 12, 2019 10:45 pm

Mmatos Escreveu:
paulj Escreveu:... Será que nesta data alguns discos utilizados tinham defeito? Gostaria de ouvir opiniões, obrigado.
A minha também tem essa falha no disco, embora não tão pronunciada. Também já vi diversas moedas dessa época em que isso acontece. Penso que aconteceria no fabrico dos discos, em que o saca-bocados "apanhava" um pouco do buraco que ficava do disco que anteriormente tinha sido cortado. Para mim esse exemplar está MBC sólido.
Obrigado pela opinião, concordo também com o MBC

paulj
Reinado D.Filipe III
Mensagens: 774
Registado: quarta mai 15, 2013 2:30 am

Re: V Reis 1799 defeito do disco?

#8 Mensagem por paulj » domingo mai 12, 2019 10:47 pm

fernanrei Escreveu:Está muito agradável a moeda, MBC sem favor. O defeito também é interessante :thumbupleft:
Obrigado pela opinião, o mais engraçado é que no inicio não apreciava o defeito, agora até acho piada!

paulj
Reinado D.Filipe III
Mensagens: 774
Registado: quarta mai 15, 2013 2:30 am

Re: V Reis 1799 defeito do disco?

#9 Mensagem por paulj » domingo mai 12, 2019 10:48 pm

silvio2 Escreveu:Sem dúvida, um exemplar muito interessante, num EC superior ... :D
Parabéns amigo Paulo e obrigado, pela partilha. :thumbupleft:
Obrigado amigo silvio pela sua opinião.

Avatar do Utilizador
numisiuris
Reinado D.Sancho I
Mensagens: 2526
Registado: sexta abr 11, 2014 7:07 am

Re: V Reis 1799 defeito do disco?

#10 Mensagem por numisiuris » segunda mai 13, 2019 1:25 am

Também vou para o mbc. Tem uma patine de sonho! Parabéns caro João Paulo!

Não estou ao pé das minhas moedas, senão tirava foto. Mas julgo que os meus X reis têm esse defeito. A título de exemplo deixo estas duas, de dez reis, que encontrei na net:
Imagem

Será que que se laminava sempre o metal e depois se cortavam os discos, ou será que alguns discos eram fundidos pelo processo de produção em árvore e posteriormente cortados à tesoura, sendo que essa falha no bordo do disco corresponderia ao corte da excrecência da árvore?

Responder

Voltar para “D. Maria I”