Tostão D. João P.R. "ET ALG"

Mensagem
Autor
jdickson
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 3136
Registado: domingo dez 12, 2010 10:27 pm

Tostão D. João P.R. "ET ALG"

#1 Mensagem por jdickson » terça jul 18, 2017 7:52 pm

Sempre tive dificuldade em avaliar o EC desta moeda, pois os detalhes são relativamente pouco nítidos por comparação com a orla e com o brilho de cunhagem, que é muito bonito, particularmente no anverso (o reverso deve ser rodado 180º no sentido horário).
Até que me fui apercebendo que a maior parte destes tostões têm, de facto, um cunho fraco.
A vossa opinião?


ImagemImagem



Avatar do Utilizador
numisiuris
Reinado D.Sancho I
Mensagens: 2526
Registado: sexta abr 11, 2014 7:07 am

Re: Tostão D. João P.R. "ET ALG"

#2 Mensagem por numisiuris » terça jul 18, 2017 10:51 pm

Tinha esta imagem guardada no telemóvel. O de cima era do Luís Neves e os dois de baixo eram meus. Entretanto desfiz-me de um e já só tenho o do meio. Os riscos que poderiam sugerir escova de aço parecem-me perfeitamente normais e noto que todos têm defeito de cunho na coroa, ao centro, atravessando o diadema. Nessa, fico com dúvidas, porque não tenho a moeda em mão e a foto desfoca um pouco. Vista com uma lupa 40x tiram-se as dúvidas. O prerolado no segundo arco à esquerda. É desgaste? O brilho, aparece junto à base das letras?
Imagem
image uploader

jdickson
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 3136
Registado: domingo dez 12, 2010 10:27 pm

Re: Tostão D. João P.R. "ET ALG"

#3 Mensagem por jdickson » terça jul 18, 2017 11:19 pm

numisiuris Escreveu:Tinha esta imagem guardada no telemóvel. O de cima era do Luís Neves e os dois de baixo eram meus. Entretanto desfiz-me de um e já só tenho o do meio. Os riscos que poderiam sugerir escova de aço parecem-me perfeitamente normais e noto que todos têm defeito de cunho na coroa, ao centro, atravessando o diadema. Nessa, fico com dúvidas, porque não tenho a moeda em mão e a foto desfoca um pouco. Vista com uma lupa 40x tiram-se as dúvidas. O prerolado no segundo arco à esquerda. É desgaste? O brilho, aparece junto à base das letras?
Olá, obrigado pela resposta.
Neste momento não estou em casa e não posso responder às pertinentes questões levantadas. No entanto, chamo a atenção que o meu tostão é "Et Alg" e os 3 exemplares mostrados e discutidos são "Regens", o que deverá limitar de forma relevante a comparação, visto tratarem-se de cunhos diferentes.
Amanhã responderei.
Abraço

Avatar do Utilizador
numisiuris
Reinado D.Sancho I
Mensagens: 2526
Registado: sexta abr 11, 2014 7:07 am

Re: Tostão D. João P.R. "ET ALG"

#4 Mensagem por numisiuris » terça jul 18, 2017 11:31 pm

Sim, são variantes diferentes. Julgo que os regens são mais vulgares. De qualquer modo, penso que o processo de cunhagem e de fabrico dos discos seria o mesmo.

jdickson
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 3136
Registado: domingo dez 12, 2010 10:27 pm

Re: Tostão D. João P.R. "ET ALG"

#5 Mensagem por jdickson » quarta jul 19, 2017 9:55 pm

Estive a ver a moeda à lupa e tenho dificuldade em responder à questão do desgaste: à primeira vista assim parece ser, mas também vejo outro tipo de detalhes que aponta noutro sentido. E as legendas, no anverso, têm um "empastamento" no campo à volta delas que até parece esteve em contacto com ácido, dada a irregularidade...não sei avaliar.
O brilho de cunhagem não está junto à base das letras.
A moeda tem uma patine linda, tipo moedas de prata pouco circuladas, dando-lhe uma aspecto na mão extremamente apelativo, mas a falta de detalhes em muitos aspectos é notória, tudo isto no anverso. Já o reverso é em tudo o oposto: mais "normal", sem a falta de detalhe do anverso, com um campo lisinho quase imaculado, mas sem a patine bonita do anverso...
O meu veredicto: um AU muito bonito. Ainda vou mandar certificar só para saber a opinião dos experts...

Avatar do Utilizador
numisiuris
Reinado D.Sancho I
Mensagens: 2526
Registado: sexta abr 11, 2014 7:07 am

Re: Tostão D. João P.R. "ET ALG"

#6 Mensagem por numisiuris » quinta jul 20, 2017 7:18 am

A minha dúvida é relativa ao brilho. Parece estranho... parece que levou brunidor, mas pode ser ilusão. Também estou curioso para saber como iria ser certificada! :)

Avatar do Utilizador
fernanrei
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 11012
Registado: terça mar 28, 2017 8:00 pm

Re: Tostão D. João P.R. "ET ALG"

#7 Mensagem por fernanrei » quinta jul 20, 2017 1:55 pm

VF35 a meu ver dado que na coroa existem pormenores pouco nítidos e alguns inexistentes, penso que não há muito mais a dizer pelo facto de se estar a fazer uma avaliação pelas fotos. No entanto, com a moeda na mão tudo pode mudar incluindo a desvalorização. Não esquecer que a minha opinião é das mais ténues dado a minha falta de experiência mas acaba por ser beneficiada pela sinceridade. Apesar de tudo o que possa dizer é uma excelente moeda e isso é que conta. O pormenor da cruz incusa está fantástico, parabéns caro ilustre pelo excelente exemplar.
"Quod erat demonstrandum"

Avatar do Utilizador
numisiuris
Reinado D.Sancho I
Mensagens: 2526
Registado: sexta abr 11, 2014 7:07 am

Re: Tostão D. João P.R. "ET ALG"

#8 Mensagem por numisiuris » sábado set 16, 2017 1:37 am

Esta está à venda no catawiki. Vêm-se mesmo muito pouco estes tostões e esta está mesmo muito boa. Vale a pena ficar aqui no fórum. É Regens. Os et alg não se vêm mesmo. Mas é mais uma prova que as tais estrias são "defeitos de fabrico".

Imagem

Avatar do Utilizador
numisiuris
Reinado D.Sancho I
Mensagens: 2526
Registado: sexta abr 11, 2014 7:07 am

Re: Tostão D. João P.R. "ET ALG"

#9 Mensagem por numisiuris » sábado set 16, 2017 1:43 am

E agora, comparando estrias (as negras, do disco) fico quase com a ideia que esta moeda é a mesma que tem fundo verde claro... Só que a coroa talvez seja menos digital... Ou estou a ver mal?

Luís Neves
Reinado D.Pedro V
Mensagens: 246
Registado: sábado set 21, 2013 11:37 pm
Localização: Oeiras

Re: Tostão D. João P.R. "ET ALG"

#10 Mensagem por Luís Neves » sábado set 16, 2017 8:51 am

Eu conheço bem essa moeda pois era minha, e é a mesma que o fundo verde, nos tempos que ainda andava a fzer experiências de como tirar as melhores fotos.

Essa foto da catawiki não tem nada a ver com a real tonalidade dela.
Seguem as fotos dessa de quando foi vendida no mega no mês passado.

Imagem Imagem
Quem caminha e se distrai com quem fala para os lados não chega ao destino.
A coisa mais fácil de se vender, é a verdade.

Responder

Voltar para “D. João Príncipe Regente”