Pataco de 1819

Moderador: RuiAMF

jdickson
Reinado D.Sancho I
Registado: domingo dez 12, 2010 10:27 pm

Re: Pataco de 1819

Mensagempor jdickson » quarta abr 19, 2017 5:30 pm

Mmatos Escreveu:
numisiuris Escreveu:No primeiro caso, então, talvez não fosse de arriscar a limpeza... eu gosto da moeda como está.

Eu prefiro, neste caso, não arriscar. Como está, gosto. Como ficará é uma incógnita e a possibilidade de ficar pior é bastante apreciável. :signhere:

A única hipótese (neste caso, certeza) de a moeda ficar pior, é se a patine for artificial. Nessas circunstâncias, seria "lavada" e ficaria exposto o metal antes da pseudopatinação. Se não for esse o caso (como tudo o indica, não é) nada poderá prejudicar a moeda. Já apliquei o verdicare em muitas moedas de cobre/bronze, sem qualquer "efeito secundário", excepto numa, em relação à qual fiquei a saber que tinha sido enganado no que diz respeito à patine. Todas as outras melhoraram, quase sempre de forma subtil, mas facilmente perceptível por quem conhecia as moedas antes.

jonshow
Sou só um euro caloiro
Registado: segunda jan 02, 2017 4:13 am

Mensagempor jonshow » quarta mai 03, 2017 5:47 am

Se o verdicare tivesse sucesso nesses casos, então seria um produto de limpeza agressivo e também removeria a patine...
O verdi care é um excelente produto para remover sujidade superficial ou mesmo entranhada, sem alterar a patine; também remove o verdete superficial, não o entranhado que corroi a moeda. A principal indicação é nas moedas de cobre/bronze, cuja patine é mais sensível.

Compreendi, na maioria dos casos aqui são sujeiras de longo prazo e pra isso acredito q o verdicare resolva, gostaria se posso usar algum tipo de escova especifica assim q tirar a moeda de molho....pois deixo as moedas por dias e percebo q só deixar de molho na grande maioria n resolve nada, se podem me passar um modo mais eficiente para a utilização deste produto, desde já muito obrigado pessoal !

jdickson
Reinado D.Sancho I
Registado: domingo dez 12, 2010 10:27 pm

Mensagempor jdickson » quarta mai 03, 2017 12:50 pm

jonshow Escreveu:
Se o verdicare tivesse sucesso nesses casos, então seria um produto de limpeza agressivo e também removeria a patine...
O verdi care é um excelente produto para remover sujidade superficial ou mesmo entranhada, sem alterar a patine; também remove o verdete superficial, não o entranhado que corroi a moeda. A principal indicação é nas moedas de cobre/bronze, cuja patine é mais sensível.

Compreendi, na maioria dos casos aqui são sujeiras de longo prazo e pra isso acredito q o verdicare resolva, gostaria se posso usar algum tipo de escova especifica assim q tirar a moeda de molho....pois deixo as moedas por dias e percebo q só deixar de molho na grande maioria n resolve nada, se podem me passar um modo mais eficiente para a utilização deste produto, desde já muito obrigado pessoal !

Se a sujidade for uniforme, passo com uma escova de dentes macia, por toda a superfície da moeda, num trabalho de paciência. Se a sujidade for localizada, geralmente junto aos relevos, passo com um palito de madeira com cuidado. De seguida seco o verdicare com um papel absorvente, tipo papel de cozinha, fazendo a pressão necessária.

Voltar para “D. João VI”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante