Pataco de 1819

Moderadores: RuiAMF, Moderador de Honra

Mmatos
Reinado D.Afonso VI
Registado: segunda nov 08, 2004 4:35 pm
Contacto:

Pataco de 1819

Mensagempor Mmatos » quarta abr 12, 2017 5:58 pm

Para inaugurar este reinado, pois não tem nenhum postagem, apresento um dos patacos mais bonitos que tenho na colecção, penso que andará perto de Belo.

Pataco de 1819 - D. João VI Ref. AG J6.05.02 Ref. VMA Jo6.QR.03 var.1
Jo6.QR.03 Var1 aa.JPG

Jo6.QR.03 Var1 bb.JPG
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.
Última edição por Mmatos em domingo jul 02, 2017 1:24 am, editado 1 vez no total.

jdickson
Reinado D.Sancho I
Registado: domingo dez 12, 2010 10:27 pm

Re: Pataco de 1819

Mensagempor jdickson » quarta abr 12, 2017 10:04 pm

Muito bonito, sem dúvida!
Eu tirar-lhe-ia a sujidade incrustada. :beer:

Mmatos
Reinado D.Afonso VI
Contacto:

Mensagempor Mmatos » quarta abr 12, 2017 11:35 pm

jdickson Escreveu:Muito bonito, sem dúvida!

Verdi-care ??

jdickson
Reinado D.Sancho I

Mensagempor jdickson » quinta abr 13, 2017 2:00 pm

Mmatos Escreveu:
jdickson Escreveu:Muito bonito, sem dúvida!

Verdi-care ??

Nem mais. Mas teria de ser uma imersão de, pelo menos, 24 h, seguida de uma exploração com palito, à volta das legendas.

numisiuris
Reinado D.Afonso V
Registado: sexta abr 11, 2014 7:07 am

Mensagempor numisiuris » quinta abr 13, 2017 11:52 pm

O pessoal fala todo tanto e tão bem do verdi-care, que eu já há algum tempo que ando tentado a experimentar. Quando falam na sujidade incrustada, estão a falar por exemplo naquele verdete , se vê à volta do 4, no reverso. Com essa imersão de 24 horas, ao retirar aquilo com o palito, vai ficar a patine em baixo uniforme com a do restante campo? Era jeitoso pôr umas fotos de "antes" e depois. Gostava de ver esta moeda depois do verdi-care, para ficar com uma noção exacta das potencialidades! É um excelente pataco! Acho que não chega a belo, mas um mbc+ sem favor!

jdickson
Reinado D.Sancho I

Mensagempor jdickson » sexta abr 14, 2017 12:23 am

numisiuris Escreveu:O pessoal fala todo tanto e tão bem do verdi-care, que eu já há algum tempo que ando tentado a experimentar. Quando falam na sujidade incrustada, estão a falar por exemplo naquele verdete , se vê à volta do 4, no reverso. Com essa imersão de 24 horas, ao retirar aquilo com o palito, vai ficar a patine em baixo uniforme com a do restante campo?

Essa incrustação não me parece verdete, mas sim sujidade. O que fica debaixo da sujidade, após removida, depende muito do seu tempo de permanência, ou seja, depende se a porcaria já estava presente quando a patine se começou a formar. Se for esse o caso, a sua remoção implicará uma diferente tonalidade entre a zona da mancha e o resto do campo. Caso contrario, nada se notará.

numisiuris
Reinado D.Afonso V
Registado: sexta abr 11, 2014 7:07 am

Mensagempor numisiuris » sexta abr 14, 2017 2:58 am

No primeiro caso, então, talvez não fosse de arriscar a limpeza... eu gosto da moeda como está. Mas ainda hei-de experimentar o verdi-care.

jonshow
Sou só um euro caloiro
Registado: segunda jan 02, 2017 4:13 am

Mensagempor jonshow » quarta abr 19, 2017 4:13 am

Comprei o Verdi Care, mas estou um pouco frustrado, n esperava um milagre do produto porém fiz alguns testes e moedas da familia real, moedas essas, com manchas, encardidas, oxidadas ou algo do tipo e n vi algum resultado que melhorasse ao menos 50% sobre o estado q estava

Mmatos
Reinado D.Afonso VI
Contacto:

Mensagempor Mmatos » quarta abr 19, 2017 3:22 pm

numisiuris Escreveu:No primeiro caso, então, talvez não fosse de arriscar a limpeza... eu gosto da moeda como está.

Eu prefiro, neste caso, não arriscar. Como está, gosto. Como ficará é uma incógnita e a possibilidade de ficar pior é bastante apreciável. :signhere:

jdickson
Reinado D.Sancho I

Mensagempor jdickson » quarta abr 19, 2017 5:25 pm

jonshow Escreveu:Comprei o Verdi Care, mas estou um pouco frustrado, n esperava um milagre do produto porém fiz alguns testes e moedas da familia real, moedas essas, com manchas, encardidas, oxidadas ou algo do tipo e n vi algum resultado que melhorasse ao menos 50% sobre o estado q estava

Se o verdicare tivesse sucesso nesses casos, então seria um produto de limpeza agressivo e também removeria a patine...
O verdi care é um excelente produto para remover sujidade superficial ou mesmo entranhada, sem alterar a patine; também remove o verdete superficial, não o entranhado que corroi a moeda. A principal indicação é nas moedas de cobre/bronze, cuja patine é mais sensível.

Voltar para “D. João VI”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante