Três Vinténs D. Miguel I patina com tom iridescente

Responder
Mensagem
Autor
Avatar do Utilizador
fernanrei
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 11009
Registado: terça mar 28, 2017 8:00 pm

Três Vinténs D. Miguel I patina com tom iridescente

#1 Mensagem por fernanrei » terça jul 25, 2017 8:43 pm

Caros ilustres, o que dizem desta moeda e respectiva patina?
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.


"Quod erat demonstrandum"

Avatar do Utilizador
fernanrei
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 11009
Registado: terça mar 28, 2017 8:00 pm

Re: Três Vinténs D. Miguel I patina com tom iridescente

#2 Mensagem por fernanrei » quarta jul 26, 2017 8:53 am

Diâmetro do disco - 19mm
Diâmetro do escudo - 8mm
Peso - 1,9g
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.
"Quod erat demonstrandum"

Avatar do Utilizador
fernanrei
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 11009
Registado: terça mar 28, 2017 8:00 pm

Re: Três Vinténs D. Miguel I patina com tom iridescente

#3 Mensagem por fernanrei » quarta jul 26, 2017 6:25 pm

O que fariam os caros ilustres nesta situação, deixavam evoluir mais um pouco ou selavam?
"Quod erat demonstrandum"

Avatar do Utilizador
fernanrei
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 11009
Registado: terça mar 28, 2017 8:00 pm

Re: Três Vinténs D. Miguel I patina com tom iridescente

#4 Mensagem por fernanrei » quinta jul 27, 2017 12:57 pm

:think: venham lá esses comentários interessantes
"Quod erat demonstrandum"

euoutravez
Reinado D.Henrique
Mensagens: 988
Registado: quarta mar 19, 2014 1:27 am

Re: Três Vinténs D. Miguel I patina com tom iridescente

#5 Mensagem por euoutravez » quinta jul 27, 2017 5:43 pm

A moeda está bem bonita, mas esse foco de corrosão no reverso merecia ser tratado, assim por foto não se percebe bem o estado. Talvez uma pequena limpeza localizada melhore a moeda, mas é sempre um risco. Provavelmente selar ou vigiar a evolução serão opções mais seguras.

Avatar do Utilizador
fernanrei
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 11009
Registado: terça mar 28, 2017 8:00 pm

Re: Três Vinténs D. Miguel I patina com tom iridescente

#6 Mensagem por fernanrei » quinta jul 27, 2017 5:54 pm

Estive a observar com a lupa microscópica esse ponto de corrosão e não me parece que esteja activa. A minha ideia é selar a moeda já e ir vigiando esse aspecto menos bom mas tenho o receio que a iridescência possa desaparecer se tentar algum tipo de limpeza localizada. Espero contar com todas as opiniões para tomar a decisão mais acertada.
"Quod erat demonstrandum"

jdickson
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 3136
Registado: domingo dez 12, 2010 10:27 pm

Re: Três Vinténs D. Miguel I patina com tom iridescente

#7 Mensagem por jdickson » quinta jul 27, 2017 8:08 pm

fernanrei Escreveu:Estive a observar com a lupa microscópica esse ponto de corrosão e não me parece que esteja activa. A minha ideia é selar a moeda já e ir vigiando esse aspecto menos bom mas tenho o receio que a iridescência possa desaparecer se tentar algum tipo de limpeza localizada. Espero contar com todas as opiniões para tomar a decisão mais acertada.
"Selar", como?
A moeda está bem bonita e não vejo problemas se continuar a ganhar patine, desde que seja um processo controlado. O único "risco" que vejo, seria um eventual escurecimento excessivo, pois isso não me parece que constituísse uma mais valia estética. Do ponto de vista de corrosão não vejo aí nada de activo.

Avatar do Utilizador
fernanrei
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 11009
Registado: terça mar 28, 2017 8:00 pm

Re: Três Vinténs D. Miguel I patina com tom iridescente

#8 Mensagem por fernanrei » quinta jul 27, 2017 8:30 pm

jdickson Escreveu:
fernanrei Escreveu:Estive a observar com a lupa microscópica esse ponto de corrosão e não me parece que esteja activa. A minha ideia é selar a moeda já e ir vigiando esse aspecto menos bom mas tenho o receio que a iridescência possa desaparecer se tentar algum tipo de limpeza localizada. Espero contar com todas as opiniões para tomar a decisão mais acertada.
"Selar", como?
A moeda está bem bonita e não vejo problemas se continuar a ganhar patine, desde que seja um processo controlado. O único "risco" que vejo, seria um eventual escurecimento excessivo, pois isso não me parece que constituísse uma mais valia estética. Do ponto de vista de corrosão não vejo aí nada de activo.
Precisamente caro ilustre, o possível escurecimento dado que estamos a falar de uma moeda de prata, poderá retirar alguma beleza à moeda e até mesmo ocultar a iridescência. O tipo de selagem que refiro será à partida com cera e depois colocada num alvéolo de colar. Cumprimentos.
"Quod erat demonstrandum"

Avatar do Utilizador
numisiuris
Reinado D.Sancho I
Mensagens: 2526
Registado: sexta abr 11, 2014 7:07 am

Re: Três Vinténs D. Miguel I patina com tom iridescente

#9 Mensagem por numisiuris » sexta jul 28, 2017 7:51 am

As pratas, com o tempo, vão ficando mais bonitas. Essa já está a ganhar cores! :) no reverso não percebo bem o que é aquilo. Não sei se será corrosão actual ou vestígios de corrosão passada. Ontem aprendi a couve flor, mas acho que é só para o cobre. Se for selada localmente, fica mancha na patine. Se for selada na íntegra (pode sê-lo, com cera, ou assim) a patine não evolui. Não sei se isso no reverso tem tendência a aumentar. Não faço mesmo ideia. Se tiver, então selar, ou tratar. Se não tiver, é deixar evoluir. Essas patines ganham forma quando rodamos a moeda na mão, contra a luz. Aí é que lhes vemos a beleza toda. Daí que com fotos na oblíqua se consigam efeitos visuais muito bonitos. Tal como quando rodamos a moeda entre os dedos (com luvas, se for coisa top). Esta é outra das razões porque não gosto dos slabs.

Avatar do Utilizador
fernanrei
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 11009
Registado: terça mar 28, 2017 8:00 pm

Re: Três Vinténs D. Miguel I patina com tom iridescente

#10 Mensagem por fernanrei » sexta jul 28, 2017 1:00 pm

numisiuris Escreveu:As pratas, com o tempo, vão ficando mais bonitas. Essa já está a ganhar cores! :) no reverso não percebo bem o que é aquilo. Não sei se será corrosão actual ou vestígios de corrosão passada. Ontem aprendi a couve flor, mas acho que é só para o cobre. Se for selada localmente, fica mancha na patine. Se for selada na íntegra (pode sê-lo, com cera, ou assim) a patine não evolui. Não sei se isso no reverso tem tendência a aumentar. Não faço mesmo ideia. Se tiver, então selar, ou tratar. Se não tiver, é deixar evoluir. Essas patines ganham forma quando rodamos a moeda na mão, contra a luz. Aí é que lhes vemos a beleza toda. Daí que com fotos na oblíqua se consigam efeitos visuais muito bonitos. Tal como quando rodamos a moeda entre os dedos (com luvas, se for coisa top). Esta é outra das razões porque não gosto dos slabs.
Vou esperar mais algum tempo controlando a evolução e depois logo se vê :thumbupleft:
"Quod erat demonstrandum"

Responder

Voltar para “D. Miguel”