ms66+?

Mensagem
Autor
Avatar do Utilizador
fernanrei
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 11031
Registado: terça mar 28, 2017 8:00 pm

Re: ms66+?

#21 Mensagem por fernanrei » sábado ago 05, 2017 10:49 am

numisiuris Escreveu:Eu acho que não é fundida. Acho que a foto é infeliz. Se conseguirem capturar este pormenor em fundições de moedas destas, estamos todos tramados... Mas tem ali um risco relativamente fundo, junto ao canto superior esquerdo do escudo, no campo. E tem um castelo desgastado, fruto de cunho cansado, suponho. Uma moeda nestas condições pode atingir ms66+? Que é isso do +? Quem percebe das coisas do Sheldon, que me elucide! :)
Quando tiver tempo dê uma vista de olhos neste trabalho e tire as suas conclusões
http://www.ebah.pt/content/ABAAAASU0AH/ ... gem-moedas


"Quod erat demonstrandum"

RubenGMelo
Reinado D.Dinis
Mensagens: 1613
Registado: domingo ago 04, 2013 11:09 pm

Re: ms66+?

#22 Mensagem por RubenGMelo » sábado ago 05, 2017 11:22 am

fernanrei Escreveu:
numisiuris Escreveu:Eu acho que não é fundida. Acho que a foto é infeliz. Se conseguirem capturar este pormenor em fundições de moedas destas, estamos todos tramados... Mas tem ali um risco relativamente fundo, junto ao canto superior esquerdo do escudo, no campo. E tem um castelo desgastado, fruto de cunho cansado, suponho. Uma moeda nestas condições pode atingir ms66+? Que é isso do +? Quem percebe das coisas do Sheldon, que me elucide! :)
Quando tiver tempo dê uma vista de olhos neste trabalho e tire as suas conclusões
http://www.ebah.pt/content/ABAAAASU0AH/ ... gem-moedas

Concordo com o Iuri, fundir uma moeda desta é quase impossível!

A quantidade de detalhes que a moeda apresenta tornaria a "cópia" cheia de incrustações, de erros de preenchimento em alguns pontos, excesso de metal noutros sítios, entre outros problemas! O nível técnico teria que ser elevadíssimo para o conseguir e mesmo assim tenho a minhas dúvidas se seria exequível fundir uma moeda desta!
Cumprimentos,

Ruben Melo

Megaleilões: https://megaleiloes.pt/RubenGM/loja

Avatar do Utilizador
fernanrei
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 11031
Registado: terça mar 28, 2017 8:00 pm

Re: ms66+?

#23 Mensagem por fernanrei » sábado ago 05, 2017 11:34 am

RubenGMelo Escreveu:
fernanrei Escreveu:
numisiuris Escreveu:Eu acho que não é fundida. Acho que a foto é infeliz. Se conseguirem capturar este pormenor em fundições de moedas destas, estamos todos tramados... Mas tem ali um risco relativamente fundo, junto ao canto superior esquerdo do escudo, no campo. E tem um castelo desgastado, fruto de cunho cansado, suponho. Uma moeda nestas condições pode atingir ms66+? Que é isso do +? Quem percebe das coisas do Sheldon, que me elucide! :)
Quando tiver tempo dê uma vista de olhos neste trabalho e tire as suas conclusões
http://www.ebah.pt/content/ABAAAASU0AH/ ... gem-moedas

Concordo com o Iuri, fundir uma moeda desta é quase impossível!

A quantidade de detalhes que a moeda apresenta tornaria a "cópia" cheia de incrustações, de erros de preenchimento em alguns pontos, excesso de metal noutros sítios, entre outros problemas! O nível técnico teria que ser elevadíssimo para o conseguir e mesmo assim tenho a minhas dúvidas se seria exequível fundir uma moeda desta!
Quero acreditar em vocês sem qualquer tipo de dúvida, até porque estou a pensar em começar a adquirir exemplares de qualidade idêntica, mas ainda tenho os meus receios, daí esperar aprender com os vossos comentários. Já vi moedas e medalhas fundidas que nem com a lupa se consegue ver pormenores identificativos dessa técnica, só mesmo com o microscópio. Já se dominam técnicas de fundição que permitem reproduzir todo o tipo de pormenores..
"Quod erat demonstrandum"

hugosilva1986
Senhor Escudo da I República
Mensagens: 39
Registado: quinta out 27, 2016 9:54 pm

Re: ms66+?

#24 Mensagem por hugosilva1986 » sábado ago 05, 2017 11:45 am

Boa tarde!

Sem duvida um MS 66 em Monarquia para trás de D. Carlos é tão raro que a moeda só tem de estar excepcional.

Hugo Silva

Avatar do Utilizador
numisiuris
Reinado D.Sancho I
Mensagens: 2526
Registado: sexta abr 11, 2014 7:07 am

Re: ms66+?

#25 Mensagem por numisiuris » domingo ago 06, 2017 1:38 am

Estas moedas têm já um detalhe muito grande e pormenores que, num estado de conservação superior, me parecem bem característicos. Alguns só se vêm mesmo com uma lupa de aumento. E aqui está a grande questão. Para ter certezas, devem-se comprar moedas em estados de conservação superiores. Não falo sequer de moedas belas, mas soberbas. Nessas, o grau de detalhe não me parece que seja ainda capturado por inteiro nas fundições. Se a moeda está corroída, se está gasta, tudo se torna diferente. Mas se a moeda está unc, penso que as dúvidas não são muitas. Exige lupa, exige cabeça, exige paciência, mas chega-se lá. Se se for ao site, e se ampliar com as ferramentas deles, consegue-se ver o metal a fluir rente à orla. A definição não é perfeita. Mas indicia ser coisa muito boa. A fundição de um cunho pode ser uma desgraça. A de uma moeda em bom estado, para ser detectada, exige apenas paciência. Ainda hoje o Rui trouxe uma, medieval, que dá ideia que proveio de uma moeda de mil escudos, e ao olhar para ela, não fosse o estilo, nenhum alarme soava... Uma hora depois de olhar para ela ao microscópio, sim, dá-se com o bebedouro, vêm-se as marcas de lima, nota-se o empastamento do metal, ao invés das marcas de circulação... Mas é uma moeda aparentemente cheia de corrosão passada. Nada como esta prata do séc. XIX. Esta, se fosse fundida, dá-me ideia que soava logo o alarme... Já numa em pior estado, é a tal coisa, exige paciência, e muitas vezes o alarme não soa...

Responder

Voltar para “D. Miguel”